Bolinho de Risoto de Bacalhau

Bolinho de bacalhau todo mundo conhece. Então, convido vocês a experimentarem esse bolinho de risoto de bacalhau. Fica maravilhoso! Minha sugestão é que vocês façam duas receitas. Primeiro, consuma o risoto – que é divino – e faça os bolinhos com as sobras. Tudo isso, claro, utilizando o bacalhau dessalgado, que facilita a nossa vida na cozinha!

Ingredientes:
– 1/2 cebola picada
– 1 colher (sopa) de alho triturado
– 3 colheres (sopa) de azeite
– 1 xícara de vinho branco seco
– 500g de postas de bacalhau Riberalves
– 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz próprio para risoto
– 1,5 a 2 litros de caldo de legumes (caseiro ou industrializado)
– 1 xícara (chá) de queijo parmesão
– Salsinha picada

 

Cozinhe as postas em água fervente. Retire a pele e desmanche-as em lascas.

Refogue a cebola no azeite. Some o alho e, antes que fique dourado, junte o bacalhau e misture bem. Adicione o arroz. Junte o vinho branco e mexa bem até evaporar.

Adicione uma concha do caldo de legumes, que deve estar aquecido. Mantenha a mistura em fogo baixo, mexendo sempre até que o líquido quase seque. Repita a operação até que o arroz esteja macio. Abaixe o fogo, junte o parmesão e polvilhe salsinha picada. Se necessário, acerte o sal.

Espere esfriar e guarde na geladeira de um dia para o outro, após esse tempo é só passar um pouco de azeite na palma da mão, enrolar os bolinhos, passar na farinha de rosca (não precisa passar no ovo) e fritar em óleo quente.

Faça bolinhas pequenas, pois a massa é bem mole, isso facilitará na hora de enrolar e de degustar.

12 comentários abaixo sobre Bolinho de Risoto de Bacalhau