Warning: getimagesize(https://i2.wp.com/panelaterapia.com/wp-content/uploads/2012/12/Feijão_preto_linguiça.jpg?fit=280%2C192&ssl=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /u/htdocs/webpoint/panela/public_html/wp-content/themes/panelaterapia/content-single.php on line 11

Feijão Preto com Linguiças

Esse é o tipo de comida que eu comeria 3 vezes na semana sem perigo de enjoar. Adoro feijão, de qualquer tipo! Eu gosto de feijoada, mas acabo comendo só o feijão preto com as linguiças, e nem é por frescura de ter “nojinho” de algumas partes do porco, é por preferência mesmo, então em casa faço sempre feijão com linguiças.

Eu preparo o feijão da seguinte forma (rende umas 8 porções):
Cozinho 250g de feijão preto com 2 folhas de louro na panela de pressão com uns 3 dedos de água acima do nível do feijão. Deixo no fogo cerca de 20 minutos depois que pegar pressão.
Refogo com uma cebola e 3 dentes de allho amassado um prato de sobremesa de linguiças picadas, pode ser as que você tiver em casa. Aqui foi 2 gomos daquela calabresa fininha e 1 de linguiça portuguesa. 
Junto o feijão já cozido, 2 tabletes de caldo, pode ser qualquer um (usei um de bacon e um de costela). Deixo ferver até engrossar em fogo médio. Vai mais uns 15 minutos no fogo. Acerto o sal e jogo uma pimentinha. 
Para acompanhar não pode faltar a couve que é refogada  apenas com azeite e alho e salgada ao final. Também faço arroz integral, que é o que eu tenho usado aqui em casa e uma farofinha.
.
Comida caseira é puro amor, né gentchy?

15 comentários abaixo sobre Feijão Preto com Linguiças

  • Avatar Patrícia disse:

    Oi Tati!

    Dá pra congelar esse feijão? Você costuma fazer isso? Moro sozinha, então pra mim seria mais fácil congelar em pequenas porções.

    E a informação acima procede? É mesmo necessário deixar o feijão de molho por 8 horas?

    Muito obrigada!
    Amo seu blog! Parabéns!

    • Patrícia eu não deixo o feijão de molho todo esse tempo não, até porque se ele for um feijão novinho, se deixar esse tempo ele incha demais e solta toda a pele, fica feio. As vezes deixo só meia hora. Eu não tenho problema de gases, quem tem talvez seja uma opção deixar um pouco mais. Pode congelar sim, tanto pronto como sem temperar.

  • Avatar rogpaiva disse:

    Cara Taty, você só se esqueceu de lembrar aos leitores de que é muito importante deixar o feijão de molho pelo menos por 8 horas , cozinhando-o depois em outra água. O feijão contém oligossacarídeo que nosso organismo não consegue digerir causando flatulência. Ao deixarmos de molho eliminamos essa substância de nome estranho e não teremos problemas de gases. Bjs.

  • Avatar Milena disse:

    Tati, você poderia ensinar a fazer arroz integral? Imagino que não seja difícil, mas quando tentei fazer o meu ficou muito tempo cozinhando e ainda sim ficou duro, por isso ainda tenho um pacote encostado aqui no armário!
    Adoro seu blog! Bjs…

    • Milena, eu faço igualzinho ao arroz agulhinha, só que com mais água. Refogo com alho e azeite cubro com bastante água e cozinho em panela semi tampada. Fica uns 30 a 40 minutos cozinhando. Vou pingando agua se secar e eu achar que não está cozido. Mas vou medir certinho a quantidade de água e faço um post sim.
      Bjs

    • Avatar Milena disse:

      Obrigada! 😉

  • Tati,
    Uma sugestão de mais uma caldo pra esse feijão maravilhoso: caldo de bacon c/ louro, pra feijão é ótimo. Pq o de bacon já era bom, com louro só melhora, rs…

    Boas festas pra vc e para todos os seus. 😀

    • Eu sempre faço com bacon tb! É que nesse dia não tinha, senão tava no meio! 🙂
      Boa festas p/ vc e sua família tb!!!!
      Bjs

  • Avatar Camila disse:

    Salivando aqui.

  • Avatar Eliane Maria disse:

    Ai que delícia!!!!Meu filho adora feijão preto.
    FELIZ NATAL!Deus abençoe a todos.

  • Oi Tati, aqui no Rio de Janeiro sempre comemos comida assim, a semana toda (exceto em ocasiões especiais). Se não tiver um feijãozinho na mesa todo dia, dá fraqueza na carcaça

  • Avatar Leka disse:

    Assim como vc também prefiro o feijão apenas com linguiça! No meu caso é porque não gosto mesmo de determinadas partes do porco. Fica uma delícia mesmo! Adoro comida simples assim! As vezes ao invés do tablete de caldo, uso sazon para feijão!
    bjs e boas festas para você e toda a sua família!

  • Aiiii…que fome!!!!
    Eu amo um feijãozinho carregado assim!
    Bjos

    Ah! FELIZ NATAL e um ano de 2013 bem gostoso (ao pé da letra!).

  • Avatar BloggerdeMim disse:

    Isso é tudo de bom! Humm…Delícia!