Costela Bovina Desossada na Pressão

Demorei para achar açougue bom aqui em Sorocaba, mas finalmente encontrei os meus “queridinhos”. Gosto do açougue do Divino, do Simus e do açougue do Oba Hortufruti.
O açougue do Oba é caro em relação aos outros, mas eu encontro uns cortes diferentes, como essa costela bovina sem osso em cubos que usei para fazer ensopada, da maneira mais simples possível.

Ingredientes:
600g de cubos de costela sem osso
200ml de água
2 cebolas em rodelas
2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de molho de tomate
1 envelope de caldo de carne em pó (ou 1 tablete)
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) rasa de amido de milho

Regue o fundo da panela de pressão com um pouco de azeite, cubra com as rodelas de cebola, coloque a carne (não precisa refogar),

Ferva a água, junte o shoyu, o caldo, o sal e o molho de tomate. Misture bem e jogue sobre a carne. Leve a panela tampada ao fogo e após pegar pressão deixe por 25 minutos.

Retire a carne da panela e reserve. Ao molho que restou junte 1 colher (sopa) de amido de milho (dissolva em um pouquinho de água para não empelotar) e leve ao fogo para ferver e engrossar. Coloque novamente sobre a carne. Polvilhe salsinha na hora de servir.
*** Essa quantidade de ingredientes serve para até 1 kg de carne (que pode ser a carne da sua preferência). Ao final vai sobrar uma quantidade grande de molho. Eu deixo isso acontecer propositalmente porque depois desfio a carne e uso esse molho sobre uma massa (em breve postarei aqui). Fica show!!!
Mais fácil impossível, né não?

30 comentários abaixo sobre Costela Bovina Desossada na Pressão

  • Avatar Vanessa disse:

    Oi Tati. Quero saber se da pra usar legumes ?

    • Sim, eu coloco batata e cenoura que tem mais ou menos o mesmo tempo de cozimento. Mas acrescento os legumes só nos últimos 5 minutos.

  • Avatar Andre Donatti disse:

    Olá, repeti sua receita e meus filhos adoraram, mas devo confessar que usei 500 ml de água. Consegui muito sabor e muito molho, algo que eles adoram. Parabéns pela receita!

  • Avatar Tais disse:

    Não precisa dar uma fervura na costela antes para tirar o excesso de gordura dela? Bjs Tati

    • Essa que vem sem osso é super magra, mas se vc comprar uma gorda e quiser fazer esse procedimento, pode fazer.

  • Boa tarde, fiz esta carne hoje e ficou uma delicia, para acompanhar minha esposa fez um macarrão ao molho branco, almoço de domingo perfeito…

  • Acabei de fazer para deixar pronto pro almoço de amanhã que vai ser um dia corrido. Ficou muito bom!!

  • Gatona…fiz uma versão adaptada dessa sua receita!
    na verdade… ela me inspirou totalmente! Depois eu coloquei as "minhas vontades" rsrs
    Mas ficou uma delícia!!!!
    Da uma olhada!
    http://www.pagecook.com.br/Receita/RecipeView/8/0?idReceita=51

    E eu ainda utilizei de suas dicas para o purê de batata com mandioquinha…uma delicia!

    Beijinhos!!!

  • Avatar Ana Carolina disse:

    200ml de água não pode ser, não seriam 2 litros?

  • Oi Tatiana! Já fiz umas 3 vezes esta receita pq é um sucesso! Já entrou pra a lista de receitas preferidas aqui em casa! Obrigada por dividir o seu talento culinário e as suas receitas maravilhosas conosco. :o)

    Abraço Pat Cesa

  • Avatar Ruby_Wilde disse:

    Comecei a comprar carne no Oba hortifruti aqui em brasília – DF tbm. O preço é bem pouco mais caro e perto das outras opções está valendo à oena.
    Procurarei lá esse corte de costela.
    Estou adorando essa primeira visita ao blog.

  • Amei! Sucesso absoluto !

  • Oi Tati
    Acabei de fazer e foi um sucesso! Quero agradecer pelo ótimo conteúdo do seu blog, receitinhas fáceis, bem explicadas e saborosas.Até eu que não sou fã da cozinha estou amando! Bjs Andrea Pignatari

  • Avatar Frida Lucia disse:

    Oi Tati, fiz hoje para o almoço esta receita, so mudei o corte, usei agulha, por que era o que eu tinha na geladeira, ficou uma delícia, meu filho adorou, as sobras vou fazer como voce disse:" desfiar e misturar ao molho" to pensando em fazer um pure para o jantar essa sobra vem bem a calhar. E o cheiro gostoso que fica na casa? Uma delícia!
    Bjs. Frida Lúcia

  • Avatar Ayumi disse:

    Tati, fiz essa receita ontem na janta e deu super certo! Adoro suas receitas principalmente pq vc ensina como temperar, o que pra iniciantes é ótimo!
    Realmente, como vc disse sobrou bastante molho, e queria usar ele hj, sera que se eu cozinhar um macarrao e jogar ele por cima fica bom?
    Obrigada e parabéns pelo site!!!

  • Avatar Jack Lins disse:

    Hum…parecem apetitos, rsrs
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos
    Jack
    http://www.meucantinhos.blogspot.com.br

  • Essa carne tem um aspecto tão suculento, uma verdadeira delícia!

  • Avatar Juliana disse:

    Costela é tudo de saboroso!!! huuummm….
    Qdo moravamos aí em sorocaba conhecemos o Açougue do Sola, fica ali pelo além ponte, meio careiro, mas as carnes são otimas e é super de confiança qto a procedencia. Bjs

  • Avatar Jéssica disse:

    Nossa Tati essa carne ficou com uma cara incrível! Gostaria de tirar uma dúvida… no post anterior sobre a (minha carne assada) você deu um toque especial com o seu tempero, e um dos ingredientes era mel, gostaria de saber se esse mel é aquele comum que temos em casa ou algum especial, é porque vi uma vez uma mostarda com mel que usaram na receita de uma carne e não achei para comprar, agora vi você falando em mel e fiquei curiosa se posso usar o mel que eu tenho.
    bjão e parabéns!
    casinhadajessica.blogspot.com

    • Oi Jéssica, é mel comum mesmo, de abelha rs…rs…
      Ele deixa uma cor linda em assados e em quantidade certa não fica doce.
      Bjs

  • Avatar Léia disse:

    Oi Tati, que delicia de receita, além de muito prática.Encontrar açougues bons com carne de qualidade tem sido cada dia mais dificil.Adoro costelas e essa receita anotarei certamente.Beijos e um 2013 cheio de realizações e sucesso.

  • Como sempre, irresistível…

  • Tati eu adoro o Oba…tudo é de primeira qualidade,uma parceria seria tudibão..as carnes em cortes especiais e a peixaria é show..aqui em Santana ..e essa costela ficou tudibãooooooo.

  • Avatar Ana Paula disse:

    Nossa q cara boa!!!

  • Eita lelê que essa receita fez até meu estômago roncar aqui srs
    Deve ser muito delícia..
    Tati sabe o que mais gostei, a ideia do amido de milho pra fazer o caldinho ficar mais grosso..
    Nossa que tudo!!
    Eu adoro carne cozida.. pena que por causa de uma das minhas filhas que não come eu raramente faço.. mas acho incrível o sabor.. e se ainda tiver uma batatinha cozida pra amassar no arroz com uma pimentinha.. Ai Cristo!!
    Eu me acabo rsr

    Adorei a dica..

    Beijinhos no coração viu?

  • bom dia Tati….essa carne ta show de bola vou fazer essa semana….

    fica com Deus

  • bom dia Tati essa carne ta com a cara muito boa vou fazer essa semana…..

  • Avatar Frida Lucia disse:

    Deus, essa carne com uma arroz branco, batata doce e uma salada verde é tudo de bom. Estou salivando. Sabe o que é ruim?? Vou ter que aguardar a noite, para quando chegar em casa eu fazer, snif, snif.

    Bjs, Frida Lucia