in , ,

Bolo de Banana sem Farinha e sem Açúcar

Minha mãe me telefonou toda maravilhada com esse bolo que ela viu num programa de TV, principalmente porque não leva farinha, nem leite e nem açúcar, e pasmem: é uma delícia e muito simples de se fazer!

Adaptei as quantidades para render uma forma de bolo inglês (e porque eu tenho mania de mudar receitas mesmo). Usei:

  • 2 bananas nanicas ( devem estar beeem maduras, quase estragando);
  • 1/2 xícara de uvas passas pretas;
  • 2 ovos pequenos;
  • 1/4 xícara de óleo;
  • 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos);
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

* Minha xícara medidora tem 220ml.
Bati tudo no liquidificador (deixei o fermento por último), mas se seu liquidificador não for muito potente aconselho a bater os ingredientes mais leves e juntar a aveia e o fermento em uma tigela porque essa massa é bem densa.

Na hora de assar fiquei na dúvida se deveria enfarinhar ou não a forma, então untei e polvilhei farinha de trigo. Acredito que dê para polvilhar com aveia em flocos finos (é que eu só tinha a aveia normal).


Levei para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 35 minutos.

* O tempo pode variar muito dependendo da marca do seu forno. Faça o teste enfiando um palitinho no centro do bolo, se sair limpo, o bolo está assado. Mas atenção: só abra o forno para o teste depois de 30 minutos para o bolo não murchar.

Observações importantes: 

  • Eu não achei propriamente sem açúcar, mas eu colocaria 2 colheres (sopa). Isso vai do gosto de cada um, minha mãe achou perfeito. Também depende do quanto a banana está madura, pois quanto mais madura, mais doce.
  • Ele sai do forno bem crescido e depois murcha um pouco, é normal. Mesmo assim permanece super macio e úmido (amei a textura).
  • Na hora de servir, polvilhe canela e /ou mel.

Já conhece nossa loja virtual de panelas e utensílios de cozinha? Cheia de coisa linda e de marcas incríveis? Acesse: loja.panelaterapia.com

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 4 Média: 4.3]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

361 Comments

Costelinha de Porco Assada

Copinho de Gelatina Bicolor