Barquinhas de Batata com Carne Seca e Creme Azedo

O nome é grande, mas a receita é uma moleza! Muito fácil mesmo coleguitchas! Pode ser servida como entradinha ou até como prato principal acompanhada de uma saladinha de folhas. Olha que simplicidade:

Descasque as batatas (usei 4 unidades) e corte-as ao meio. Leve para cozinhar em água fervendo com sal. Não deixe cozinhar demais, retire da água enquanto ainda estiverem firmes, porém cozidas.

Com a ajuda de uma colher de sobremesa, retire um pouquinho da polpa de cada batata para formar uma cavidade (só um pouquinho mesmo). Coloque as metades de batata em um refratário untado com azeite, salpique um pouquinho de sal , coloque um pouco de manteiga em cima de cada uma e leve ao forno preaquecido apenas para derreter a manteiga, de 5 a 10 minutinhos.


A carne seca, eu usei essa da Vapza que vem pronta e já desfiada, mas pode ser a que você preferir. Refoguei a carne no azeite com 1/2 cebola e 2 dentes de alho. Se você quiser pode usar tomate e cheiro verde também.  Para esta quantidade de batatas, usei 1/3 da carne e guardei o resto para outro prato.

Cubra as barquinhas de batata com a carne.


Para fazer o creme azedo que combina demais com ingredientes bem salgados como carne seca, basta misturar 100ml de creme de leite com o suco de 1/2 limão e acertar o sal de acordo com seu gosto.


Na hora de servir cubra com o creme azedo e corra para o abraço que é só alegria! Eu usei umas folhinhas de tomilho porque eu amo e se bobear coloco até no brigadeiro (a loka do tomilho!).

12 comentários abaixo sobre Barquinhas de Batata com Carne Seca e Creme Azedo