Batata Hasselback com Azeite e Alecrim

Hoje eu fiz uma batata que muitos já devem conhecer, mas além de gostosa, eu acho linda para servir como guarnição de pratos. Mais uma receita fácil e deliciosa, acompanhem:

Ingredientes:

  • 2 batatas grandes;
  • 2 colheres (sopa) de folhas de alecrim fresco picadas;
  • 6 colheres (sopa) de azeite;
  • ½ colher (café) rasa de sal.


Misture o alecrim com o azeite e o sal e deixe descansar por pelo menos 30 minutos para pegar o sabor.

Preaqueça o forno a 200º C.

Higienize as batatas cruas, mas as mantenha com a casca.

Corte uma “tampinha” rasa da batata e vire a parte cortada para baixo para que ela não fique se movimentando na assadeira.

Com uma faca bem afiada faça fatias finas em toda a batata sem chegar até o final para não separar as fatias ou abrir demais ao assar.

Forre uma assadeira com papel alumínio e unte com azeite. Coloque as batatas já cortadas sobre ele. Regue-as com metade da mistura de azeite e alecrim, abrindo delicadamente as fatias para que o azeite penetre bem.

Leve ao forno por 35 minutos. Retire, regue novamente com a outra parte do azeite com alecrim e volte ao forno até que fiquem bem cozidas por dentro e crocantes nas bordas. O tempo de forno pode variar de 1 a 2 horas dependendo do tamanho e qualidade das batatas, bem como das peculiaridades de cada forno, sendo assim, o ideal é checar a cada 15 minutos.

21 comentários abaixo sobre Batata Hasselback com Azeite e Alecrim

  • Avatar Laura disse:

    Por conta da pressa, dei uma leve cozida antes de cortá-las! Deu super certo!!! O único incoveniente, é cortá-las um tantinho quentes!

  • Avatar EDINA claros disse:

    Ola estou preparando essa receita agora parece ser delicioso parabens pelas receitas…boa noite bjos…

  • Adorei essa receita, depois que vi aqui, ja fiz varias vezes, meu marido amou!!!

  • Avatar Katia Gusmao disse:

    Obrigada pela dedicação com esse site MARAAAA!!!
    Quando estou sem idéias para cozinhar, passo aqui e batata..rsrs
    uma sugestão: será que se cobrir a forma com papel alumínio nos primeiros minutos de forno, não facilita no tempo de cozimento,e depois só retirar o papel para dourar e dar aquela crocancia boa??? Vou tentar…rs

  • Avatar Vicky Londres disse:

    Eu faço com pedacinhos de bacon entre os cortes, e jogo umas sementes de girassol por cima… Com isso diminuo a quantidade do azeite também.

  • Avatar Roberta Lopes disse:

    Oi, querida. Obrigada. Tenho q te falar q tens o dom de fazer as pessoas irem para cozinha. Hoje mesmo fui ao mercado e vou fazer varias receitinhas suas. Que Deus te abençoe!!

  • Avatar Roberta Lopes disse:

    Oi querida. Acabei de conhecer este blog..estou amando tudo. Posso colocar um alho inteiro sem amassar no azeite e trocar o alecrim pelo orégano? Outra coisa..vc tem alguma receita fácil e especial para vegetarianos ( come ovo, queijo, cogumelos, tofu, mas nao come frango, frutos do mar, carnes em geral e apresentados e nem bacon..rsrsrs) Grta Bjs

    • Oi Roberta, as substituições vc pode fazer como quiser.
      As receitas vegetarianas ali na coluna do lado tem o macador "Vegetarianos" em "Receitas por Tema", lá vc encontra tudo que já foi postado,
      Bjs

  • Artigo muito interessante, muito obrigado! A receita parece realmente deliciosa,
    vou tentar faze-la em casa ! Eu vou usar reduções do site Festcupom http://festcupom.com.br/ para uma receita menos cara.

  • Avatar Regina Soares disse:

    Oi Tati, feliz natal! Faço minhas, as palavras da Maysa Barone. Fiz hoje essa receita, como não tinha alecrim, temperei meu azeite com salsinha picadinha e alho. Ficou uma delicia! Bjs e continue conosco por muuuuito tempo!

  • Avatar Tania Maria disse:

    Tem alguma maneira de reduzir o tempo de forno, de repente fazer uma parte no micoondas???

    • Olha, eu nunca testei, mas acho que dá para colocar uns minutos no microondas sim. Eu já colocaria fatiada e terminaria no forno. Se vc testar e der certo nos conte!!!
      Bjs

    • Avatar Ariane Toledo disse:

      Da certo no microondas sim! Já fiz uma receita parecida… mas depois de tirar do microondas coloquei bacon e requeijão entre as fatias… só um pouquinho mais light! kkkkk Uns 10 min aprox no microondas ou até que fiquem macias… se fizer no forno elétrico a segunda parte, em 10 min estão crocantes!(mas isso depende da potencia do forno tbm, o importante é que da super certo) 🙂

  • Avatar celiamaria disse:

    adorei a dika, vou fazer para acompanhar as postas de bacalhau que vou fazer para a ceia.
    Feliz Natal!!!

  • Avatar Lissa Melo disse:

    Tati, e seu usar azeito normal?

  • Avatar Maysa Barone disse:

    Tatyyyyyyyy, por isso amo vc (sem te conhecer) e seu blog……. so lendo eu ia tirar uma ponta da batata rsssssssssssssss (dificuldade de entender kkkkkk) mas com foto facilitou o entendimento do tirar uma lasca para ela nao ficar balançando….. Vou fazer ainda hj….. Obrigada por compartilhar, tão detalhadamente, seu conhecimento…. Não canso de te indicar e tudo que eu faço sempre da certo… bjos e Feliz Natal!!! 2014 cheio de receitinhas novas e deliciosas pra todas nós…..