Pastinha de Beterraba

Eu adoro beterraba e essa semana me dei conta que nunca postei receitas com essa delícia aqui no blog! Vamos mudar essa realidade meu povo, porque beterraba é vida!

Essa pastinha é super saudável, adoro fazer lanche “natureba” com ela. Passo no pão integral, coloco peito de peru, queijo branco e alface, fica show!!! Mas também é deliciosa para passar na torradinha ou não pão, como um patê mesmo. Vamos p/ receita:

Ingredientes:

  • 1/2 beterraba grande picada e cozida;
  • 1/4 de uma ricota (que dá entre 100 e 150g mais ou menos);
  • 2 colheres (sopa) de leite;
  • 1/2 colherinha de (café) de sal;
  • 1 colher de (café) de azeite;
  • 1 colher de (café) de suco de limão;
  • 1/2 colherinha de (café) de alho triturado.

Para começa, algumas considerações importantes: Eu gosto de cozinhar a beterraba no vapor para manter os nutrientes e para não juntar tanta água. Se você não tiver uma panela de cozimento à vapor, ou aquele acessório tipo cesta para essa finalidade, use o truque do saquinho que eu ensinei aqui. No meu micro-ondas são 6 minutos em potência máxima.

Com a beterraba quase fria é só colocar tudo no liquidificador, processador ou bater com mixer (foi o que eu fiz). Como a quantidade de água da beterraba pode variar, bem como existem ricotas mais secas e outras mais úmidas. Você pode acertar a consistência colocando um pouco mais de ricota ou de leite, conforme a necessidade. Depois de ficar na geladeira ela ficará um pouco mais consistente.

Como rende uma quantidade pequena aqui em casa dura uns 5 dias na geladeira. Nunca testei, mas acho que dá para congelar. Para finalizar coloquei gergelim e salsinha desidratada por cima, mas é só frescurinha mesmo!

Você pode fazer a mesma receita usando cenoura no lugar da beterraba que também fica uma delícia!