Caldinho de Feijão

Acho caldinho de feijão a cara do Brasil! Super combina para servir em dias de jogo, e nesse clima mais friozinho então, perfeito! O melhor é que super fácil de fazer e rende um montão!

Eu começo preparando a linguicinha que vai acompar. Se vc preferir pode usar bacon picadinho também. Estou usando uma linguiça daquelas fininhas que vendem de pacote em supermercado e já são cozidas, mas vc pode usar calabresa, paio, a que mais gostar. É só picar miudinho e colocar em uma frigideira. Como uso a antiaderente nem precisa colocar óleo, porque ela vai soltar e fritar na própria gordura. Aí é só retirar da frigideira e colocar sobre o papel toalha para deixar bem sequinha.

Agora cozinhe o feijão preto na pressão somente com uma folha de louro e água. Se você não sabe como fazer esta etapa, clique aqui que tem um post para te ajudar.

Em seguida refogue meia cebola picada e 3 dentes de alho picados em pouco de azeite. Junte 2 xícaras de feijão cozido com o caldo e umas gotinhas de molho de pimenta (opcional). Acerte o sal e deixe ferver por alguns minutos. Como a ideia é fazer um caldinho, ele não precisa engrossar muito, mas vai do gosto de cada um.


Agora é só retirar a quantidade de feijão que quiser e bater no liquidificador ou mixer. Se achar que está muito grosso, junte um pouquinho de água na hora de bater.


Coloque em canequinhas ou copinhos (esses lindinhos eu comprei em São Paulo, no bairro da Liberdade), coloque umas linguicinhas e cebolinhas verde para dar um toque no final.

16 comentários abaixo sobre Caldinho de Feijão

  • Avatar Daniela disse:

    Tati, não deixei o feijão de molho, mas tenho uma panela de pressão elétrica, todos ingredientes e uma vontade maluca de fazer esse caldinho hoje. Vai dar certo? Quanto tempo devo cozinhar o feijão preto?

    • Se não deixar de molho precisa ficar de olho sempre porque depende se o feijão está mais novo ou mais velho. Coloque 30 minutos, olhe, coloque mais 10 e assim vai até ficar no ponto.

  • Avatar Clélia disse:

    Boa noite,

    Eu gostaria de receita de caldo de feijão, o q usamos no dia a dia,N achei. Esse de feijão preto deve ficar ótimo, mas queria do outro.

  • Avatar WILMA SUELI disse:

    Deve estar uma delicia !! Com esses potinhos então !!! Hummmmm
    Onde você comprou , na 25 de Março ?????

  • Tati, dá pra congelar?

  • Avatar By Neymes disse:

    Hum!! Deu uma vontade.Feliz semana.Valéria.

  • Avatar Rosana Remor disse:

    Uma comidinha simples, mas saborosíssima e esses copinhos deram um charme a mais!!Beijos.

  • Aqui em MG isso é o Feijão Amigo… Aqui em casa, qd vou bater no liquidificador, coloco linguiça e bacon, q cozinhei junto!
    Ai! Deu água na boca!

    Parabéns pelo blog, Tati!
    Tô sempre por aqui!

  • Avatar Miriam disse:

    O caldo ficou ate mais bonito com estes copinhos! Pena que aqui em North Carolina (USA) e muito dificil encontrar qualquer coisa com decoracao brasileira!

  • Avatar twinfishing disse:

    Espetacular! Preciso fazer isso com feijão preto deve ficar demais
    Mas que o copinho fez uma diferença enorme ai sim hein.
    Parabens Tati

  • Avatar Luciana disse:

    Tati você já fez as linguicinhas no microondas? Coloco entre folhas de papel toalha e mando ver, ficam bem sequinhas. As vezes "esqueço" do tempo e elas ficam crocantes! Beijos!

  • Um caldinho bem apetitoso! No inverno, costumo fazer sopa de feijão com couve, nabo, abóbora, cenoura e feijão 🙂 É uma maravilha. Este caldinho é mais leve e tem um aspecto maravilhoso!
    Beijinhos.
    Vanda
    http://iguariadesigual.blogspot.pt/

  • Avatar Natália Nery disse:

    Que gracinha ficou! 🙂

  • Avatar Lari Nunes disse:

    Adoro caldinho de feijão!!
    Sou viciada, na verdade. Hahaha
    As vezes coloco bacon, linguicinha, também.
    Mas as vezes como só o caldinho, mesmo. Huuum
    Delícia =D
    Beijos