Como Preparar Fígado

Muita gente me pergunta como fazer bife de fígado. No caso eu fiz o fígado em forma de tirinhas porque é assim que gostamos em casa, mas a dica que vou ensinar serve para bifes também.

Para deixar o fígado macio e sem gosto forte você vai fazer o seguinte:

Tempere o fígado da sua maneira. Eu particularmente gosto de usar mostarda, molho inglês, sal e pimenta do reino. Deixe o fígado tomar gosto no tempero por pelo menos 2 horas.

Retire da geladeira, adicione umas 4 colheres (sopa) de leite (para cada 500g de fígado), misture bem e deixe descansar por meia hora fora da geladeira. Não se preocupe que esse tempo de descanso é pouco para estragar os bifes, eles no máximo vão chegar à tempera ambiente, o que é bom para não perder líquido demais quando forem para a panela.

Pode parecer estranho mas o leite deixa super macio e tira todo aquele gosto e cheiro forte.

Na hora de fritar, eu retiro o excesso de leite do fígado e descarto, unto a frigideira com azeite e deixo esquentar bem para colocar o fígado nela. Como uma parte do tempero sai junto com o leite descartado eu adiciono um pouquinho mais de sal durante o preparo e quando o fígado está quase no ponto eu coloco mostarda (umas 2 colheres para cada meio quilo). Mostarda e fígado combina demais!

Fica delicioso! Acompanhado de creme de milho e arroz integral!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

20 Comentários

  1. Mara disse:

    amo figado, vou testar desta forma!!

  2. Alexandre Inédito disse:

    Olá vou gosto muito das suas receitas e seus temperos, vou o fígado.

  3. Fabiana disse:

    Oi Tati. Estava procurando uma receita de fígado boa e achei a sua. Eu posso temperar e deixar de molho no leite de noite pra fazer no outro dia? Ou não fica bom? Posso usar esse truque do leite com moela de galinha tb? Agradeço.

  4. andreia disse:

    posso congelar ele ja pronto? queria colocar em algumas marmitas que congelo

  5. Maurícia disse:

    Eu amo figado…e gosto de todos os jeitos …vou experimentar o seu…eu passo na farinha de trigo e frito …fica maravilhoso… bjs

  6. uma pergunta fica com gosto do leite o figado?

  7. Elza Carvalho disse:

    Ci Lopes
    Acredito q no máximo 1/2 kilo p duas pessoas… ou até menos, tipo 300 gr.
    Bjs

  8. Ci Lopes disse:

    há anos fiz uma vez, comprei um quilo, parecia que nunca mais ia acabar…só duas pessoas em casa comem, me ajuda, qdo devo comprar, quero fazer do teu jeito…..Obrigada

  9. Tatiana de Almeida da Silva disse:

    Eu nunca fiz um fígado que ficasse bom… Hoje segui suas dicas e ficou maravilhosooooo… Meu marido comeu tanto que quase passa mal.Valeu, beijos!!!

  10. Arrasou Tati! Suas receitas são maravilhosas, acabei de fazer e está super aprovado pelo marido 🙂

  11. Gosto também com tomate, pimentões amarelo, verde, vermelho e hummmm….me deu até vontade

  12. HPossollo disse:

    Tati, cadê a receita de língua fresca e/ou defumada? Por favor, não esqueça… Grato e abraços.

  13. Para tirar o cheiro e o gosto forte eu uso vinagre branco, após temperar com alho, sal e pimenta. E para finalizar faço acebolado, delícia, lá em casa todos adoram!

  14. Aléxia Roche disse:

    Eu sempre uso o leite, aprendi com minha avó, mas faço um pouco diferente. Deixo de molho no leite por um tempo, escorro, tempero com sal e frito. Depois frito cebola e coloco por cima. Fica bem gostoso. 🙂

  15. Leu meus pensamentos!
    Tava com vontade de comer fígado, mas com medo de fazer e ficar duro!

    😉