Como Preparar Fígado

Muita gente me pergunta como fazer bife de fígado. No caso eu fiz o fígado em forma de tirinhas porque é assim que gostamos em casa, mas a dica que vou ensinar serve para bifes também.

Para deixar o fígado macio e sem gosto forte você vai fazer o seguinte:

Tempere o fígado da sua maneira. Eu particularmente gosto de usar mostarda, molho inglês, sal e pimenta do reino. Deixe o fígado tomar gosto no tempero por pelo menos 2 horas.

Retire da geladeira, adicione umas 4 colheres (sopa) de leite (para cada 500g de fígado), misture bem e deixe descansar por meia hora fora da geladeira. Não se preocupe que esse tempo de descanso é pouco para estragar os bifes, eles no máximo vão chegar à tempera ambiente, o que é bom para não perder líquido demais quando forem para a panela.

Pode parecer estranho mas o leite deixa super macio e tira todo aquele gosto e cheiro forte.

Na hora de fritar, eu retiro o excesso de leite do fígado e descarto, unto a frigideira com azeite e deixo esquentar bem para colocar o fígado nela. Como uma parte do tempero sai junto com o leite descartado eu adiciono um pouquinho mais de sal durante o preparo e quando o fígado está quase no ponto eu coloco mostarda (umas 2 colheres para cada meio quilo). Mostarda e fígado combina demais!

Fica delicioso! Acompanhado de creme de milho e arroz integral!