quebra-queixo

Receita de Quebra-queixo

Eu nunca tinha feito quebra-queixo na vida. Não sei se esse é um doce comum em todas as regiões do Brasil, mas no interior de São Paulo, pelo menos quando eu era criança, ele era muito encontrado, hoje não vejo com tanta frequência.
O meu tem algumas peculiaridades, a primeira é que fiz tudo intuitivamente, então coloquei pouco açúcar e muito coco, o que pro meu gosto foi mais um acerto do que um erro, mas se você gostar dele mais puxa-puxa coloque mais açúcar.

Primeiro leve ao fogo o açúcar, a água e o suco de limão e deixe formar uma calda dourada, mas não muito escura, só dourada mesmo. Usei 12 colheres de açúcar, 40ml de água e 2 colheres (sopa) de suco de limão. Deixe chegar neste ponto:

calda

Em seguida adicione o coco ralado. Usei coco fresco, mais ou menos 1 xícara e 1/2 (aproximadamente a metade de um coco). O coco vai soltar um pouco de água, mantenha em fogo baixo, deixe ferver bastante. Agora você deve deixar no fogo até ficar com essa cor característica de quebra-queixo que é um laranja quase marrom, mas cuidado, se o açúcar queimar fica amargo. Por isso é importante usar uma panela de fundo grosso.

coco   quebra-queixo

Quando chegar na cor laranja você adiciona mais 40ml de água em temperatura ambiente. Ele vai desgrudar do fundo e é essa água que vai fazer ele ficar puxa-puxa quando seca, senão ficaria duro igual um vidro. Mantenha mais uns minutinhos no fogo até a água secar.
Espalhe manteiga ou margarina em um recipiente, coloque o quebra-queixo, deixe esfriar fora da geladeira e depois é só ir cortando os pedacinhos. Pense num doce maravilhoso!!!

quebra-queixo receita

14 comentários abaixo sobre Receita de Quebra-queixo

  • […] tenha este nome, não é um doce duro e sim uma cocada macia e bem gostosa. ♥ Receita adaptada do Panelaterapia e do Tudo […]

  • meu ficou tao duro que não dar pra comer gruda nos dentes não sai kkkkk

  • Adoroooo este doce de quebra – queixo..Lembra demais a minha infância …Toda vez que passava o carrinho de todos os tipois de doce de coco eu sai atrás para comprar..

  • Avatar Monique disse:

    AMEIII..Estou fazendo agora, está no fogo, o cheirinho está ótimo

  • Avatar Luci disse:

    Ai que saudade do quebra queixo. Sou de Vitória e me lembro bem do vendedor e mais ainda do doce. Não sou muito boa com as panelas más esse eu vou fazer seguindo a receita direitinho. Deu água na boca

  • Avatar Eunice disse:

    Geeeeeenteeeee… Perfeito!!!!!!

  • Avatar Jussara disse:

    Olá !
    Moro no Japão a 16 anos !
    Suas receitas me fazem lembrar um pouco da nossa terra natal; mas … Esse quebra-queixo foi uma tacada de mestre …ui que vontade !
    Agora vou orar pra achar o coco fruta aqui né !
    Bjs amo suas receitas

    • Avatar Edelzuita disse:

      Jusara para vc ficar com mais água na boca ,eu vendo balas de Quebra Queixo em potes com 100 unidades cada potes!!! Uma delícia !! Estou em São Paulo !!Beijaõ.

    • Avatar Adriana disse:

      Edelzuita, quanto sai o pote e onde você mora?

  • Avatar Talita Maris disse:

    Amo! Em Ribeirão Tati… tem um rapaz (Tim) que tem um ponto de garapa no mercado da cidade e ele faz! é o único que ainda conheço ser caseiro… e são deliciosos!

  • Avatar Lidia omori disse:

    Adorei a receita

  • Avatar Ronnie Augusto disse:

    Amei vou fazer amanhã se tiverem mais pode mandar pra mim
    Brigado

  • Avatar Jane Kelly disse:

    Eu fiz, e amei , é uma delícia <3