in , , , ,

Biscoito de Polvilho

Polvilho

Mas se tem uma coisa que encanta adultos e crianças é biscoito de polvilho! Essa consistência crocante com um sabor único nos puxa imediatamente de volta à infância, se juntar então um bom café quente aí que temos momentos de pura nostalgia.

Origens

Em minhas pesquisas, descobri que o biscoito de polvilho veio do interior de Minas Gerais, das plantações de mandioca que haviam por toda a região e que se faz o polvilho azedo.

A massa leve e elástica feita com o polvilho azedo que é então moldada e assada até chegar na crocância (ao mesmo tempo leveza) é o que torna o biscoito de polvilho tão famoso.

Versatilidade

A receita clássica que é só sal e polvilho é sempre a favorita de 9 em 10 pessoas porém existe a receita com queijo que dá ao biscoito uma dimensão extra de sabor e cremosidade sem perder a crocância.

Minha Receita de Biscoito de Polvilho

Eu nunca fui de fazer biscoito porém me aventurei testando uma receita que me pareceu bem simples, nos meus muitos anos de cozinha eu nunca tinha feito e achei o máximo poder fazer em casa! Achei que ficou ótimo, tanto a receita quanto o modo de fazer são bem simples, então me acompanhem:

receita-biscoito-polvilho

Ingredientes para o Biscoito de Polvilho:

– 500 g de polvilho azedo (mas não aconselho fazer com o doce);
– 200ml de leite;
– 1 ovo;
– 200ml de óleo;
– 200ml de água;
– 1 colher (sopa) de sal;
– manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar.

biscoito-polvilho

Modo de fazer:

Ferva o leite, o óleo e o sal e jogue a mistura em cima do polvilho, misture então com uma espátula ou colher até ficar morno o suficiente para não queimar suas mãos. Usando as pontas dos dedos vá “esfarelando” os gruminhos para ficar parecendo uma farofa grossa.

Acrescente 1 ovo e misture e depois 200 ml de água. Leve a mistura para a batedeira (pode ser qualquer batedeira) e então coloque em uma manga de confeitar ou saquinho qualquer e modele os biscoitos.

Preaqueça o forno em torno de 170ºC por 10 minutos e leve os biscoitos para assar por aproximadamente 25 minutos, mas tenha muita atenção para não passar do ponto.

Se quiser ver com detalhes como foram feito os biscoitos tem a receita em vídeo e é só assistir aqui ou apertar o play. Caso esteja procurando outro tipo de biscoito salgado, corre neste post:

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 2 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

35 Comments

Bolo Baeta

Bolo de Leite ou Bolo Mole

Tender

Tender com Arroz de Damasco e Chutney de Maçã