in ,

Torta de Carne com Legumes

Como dar nome para uma receita que você inventou na hora? Tarefa difícil, porque essa na verdade não é nem uma torta, porque não tem massa, e nem um escondidinho porque não tem purê sobre a carne, mas como usei cobertura de quiche e tem recheio, achei que estava mais perto de uma “torta sem massa”.

Como ganhei bebê a pouco tempo preciso de receitas práticas, que sustentem e sejam nutritivas, e essa ficou bem gostosa.

Comecei fazendo um purê rústico com o que tinha na geladeira e foi 1 batata,1 cenoura e  2 mandioquinhas (batata baroa). Cozinhei no vapor, amassei, coloquei aproximadamente 1/2 xícara de leite, uma colher (sopa) de manteiga e sal. Aí coloquei o purê no fundo do refratário.

passoapasso

Para o recheio:
Refoguei 1/2 cebola e 2 dentes de alho picados no azeite. Juntei 300g de carne moída, 2 tomates sem pele e sem sementes, ervilhas (compro aquelas congeladas), e ainda acrescentei aproximadamente 1 xícara de berinjela refogada que tinha sobrado do almoço anterior. Temperei tudo com sal, pimenta-do-reino e uns temperinhos à base de especiarias e ervas que tenho sempre em casa. Coloquei a carne refogada sobre o purê.

Para a cobertura, bati dois ovos (como se fosse fazer omelete), juntei 100g de creme de leite (que equivale a 1/2 caixinha) e 1/2 xícara de queijo prato ralado (usei esse queijo porque era o que tinha, mas poderia ser parmesão ou mozzarella).

Levei ao forno em 200ºC por aproximadamente 25 minutos para dourar por cima e formar uma casquinha. Ficou bom viu!

torta de carne

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

17 Comments

empadao

Empadão Delicioso de Frango

Campanha do Agasalho 2016