Bala Baiana

Alguns conhecem como “bala de vidro” por causa da casquinha de caramelo ou ainda “bala de ovo”. Eu conheço como Bala Baiana. Esses dias vi um rapaz vendendo no semáforo e resolvi fazer quando chegasse em casa. Acho que para uma primeira tentativa deu muito certo!

A  versão original é recheada com um creme de gemas e coco, mas a maioria das receitas que encontrei eram com beijinho, feito com leite condensado e coco mesmo.
Fiz essa versão, mas vou fazer a original para a próxima vez.

Comece preparando o beijinho. Para isso, leve ao fogo:
1 lata de leite condensado;
50g de coco ralado;
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal.

Deixe ferver em fogo baixo, mexendo sem parar até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar em temperatura ambiente até ficar firme. No meu caso foram 4 horas.

Enrole as bolinhas do tamanho que desejar e reserve. Prepare o caramelo levando ao fogo 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado, 1/2 xícara (chá) de água e 1 colher (sopa) de vinagre. O vinagre é para deixar a casquinha quebradiça. Deixe ferver, abaixe o fogo e fique de olho, quando estiver dourado quase indo para o tom marrom claro você retira.

calda-vidro

Agora espete um palitinho na bolinha de doce e mergulhe no caramelo fazendo movimento circular. Se durante o processo o caramelo endurecer, leve ao fogo por alguns segundos para voltar a amolecer. O ideal é deixar com o palito e retirar depois de endurecido (eu retirei antes e algumas bolinhas ficaram meio deformadas).

bala-baiana

Coloque as balas em uma superfície untada com margarina (para doces é sempre indicado usar margarina porque a manteiga fica rançosa e pode estragar o doce mais rápido).

receita-bala-baiana como-fazer-bala-baiana

Quando as balas estiveram firmes, embrulhe em papel celofane transparente e guarde em pote vedado em local fresco.
Infelizmente a durabilidade é pequena porque o caramelo começa a derreter, então a durabilidade vai depender do calor ambiente de onde vc está. Dura em média 2 a 3 dias antes de derreter.

Rende em média 20 a 25 balas.

41 comentários abaixo sobre Bala Baiana

  • Avatar Wanessa Souza disse:

    Eu gostaria de fazer em maior quantidade esta bala, mas a calda endurece muito rapido, e não tem como reaproveitar a calda que sobra né ou esquentar? Agradeço pela ajuda estou tentando fazer pra vender, mas toda vez me enrosco nesta calda, nao consigo fazer em muita quantidade.

  • Avatar Inara disse:

    Olá meninas….. li alguns comentários, porém não todos, não sei se alguém já comentou sobre o cremor de tártaro, ele serve para não deixar o caramelo derreter, já vi usando em pirulitos, e a durabilidade é grande, aqui em casa não sei dizer quanto dura, pois todos comem em menos de 3 dias….!!! espero ter ajudado!

    • Avatar Inara disse:

      Ahhh esqueci de dizer a quantidade…. para essa receita eu uso meia colher de chá!!!

  • Avatar flavia disse:

    Estou tentando fazer essas balas para vender mas grudam todas no fundo e saem com a base quebrada mesmo a forma estando untada com margarina. Será que no papel vegetal para assar elas deixariam de grudar?
    Obrigada.

  • Avatar Marcela Hilário Da Silva disse:

    Pode botar na geladeira, pq botei e elas não soltaram do prato

  • Avatar Paola disse:

    Olá Solange, você usa essa medida 10 colheres de açúcar, 2 de água e 2 de vinagre)? A mesa quantidade de agua e de vinagre? Obrigada

  • Avatar Indiara disse:

    Oi….Fiz olho de sogra caramelizado e no dia seguinte meu caramelo escorreu do doce

  • Avatar Denise disse:

    Eu uso 1 lata de leite Ninho Fort +, a mesma medida de açúcar refinado, leite de côco para ir molhando aos poucos, côco ralado 100g ou em flocos na massa, enrolo e passo na calda. Vendo para festas de aniversários e na feirinha da minha cidade.

  • Avatar Vívian disse:

    Olá Tati, adoro suas receitas!! parabéns, vc sabe como reaproveitar o caramelo que sobra? faço as balas e vendem muito bem, mas sempre sobra caramelo! acabo jogando fora! com muita dor no coração

  • Avatar ELBA disse:

    Tati essa receita é maravilhosa, eu já vendi muito aqui em Anápolis Goiás, embalava com 5 balas pequenas em saquinhos fechava na seladora e colocava em potes com 20 saquinhos cada tipo aqueles doces de cocadinheiro, pé de moleque. Deixava nos mercados, uma pena que elas não duram muito pois na época de calor era impossível vende-las. Se soubesse alguma forma de conservar eu abriria uma fábrica delas, pois eu tinha 50 mercados que pegava pra vender no balcão e ficava fazendo balas praticamente o dia inteiro, elas se vendem sozinhas.

  • Avatar Camile Santos disse:

    oi Tati, eu tenho 14 anos e decidi fazer essa essa bala pra vender na minha escola e todos adoraram. Muito obrigado, bjjs

  • Avatar Ariane disse:

    Eu fiz, todo mundo gostou, porém errei no ponto da calda e ela ficou muito escura vou cuidar mais da próxima vez.

  • Avatar Lionara disse:

    Plis plis !!!!
    A minha deu tudo errado as balas ficou grudenta a calda açúcarou. Ajudaaaa

    • Avatar Solange disse:

      As balas ficaram grudenta pois vc não deixou no ponto certo, depois que a massa começa a desgrudar da panela, vc tem que deixar um tempo ainda, e a calda faço 10 colheres de açúcar, 2 de água e 2 de vinagre, mecha bem sem.levar ao fogo, depois de bem misturada leve ao fogo e nada de colher, só mexendo a panela, até ficar com a cor de guaraná, ora saber se está no ponto, pegue uma xícara com água, peque um.pouquinho da calda e joga na água, se estalar e pq está ótima, bjs e espero ter ajudado

    • Avatar Vanilda disse:

      Solange…a minha calda endurecia muito rapida..vi na sua postagem que coloca água. .isso ajuda pra não endurecer ?

  • Avatar simone disse:

    Oie qto tempo depois banhar posso embrulhar

  • Avatar Nádia disse:

    Olá Tati, tudo bem ?
    Fiz a bala, enrolei no celofane. Porém quando fomos comer o celofane grudou tudo. Aí não conseguimos quase comer por isso, ficou muito grudado.
    Tem algum tipo de celofane especial para enrolar esse tipo de bala ?
    Pois gostaria de fazer para vender na faculdade.

    Muito Obrigada pelas suas receitas maravilhosas!
    bjs

    • O celofane para uso culinário é um que vc enrola e ele para sem desenrolar.

    • Avatar denise disse:

      comigo aconteceu o msm mais vi uma materia onde dizia ter que ser o celofane de torcao vou procurar pois é dificil achar eu tbm estou tentando fazer pra vender ja perdi muita bala por grudar no celofane normal obg

    • Avatar Denise disse:

      Eu enrolo as minhas em sacolinhas transparente, corto e enrolo, não deu problemas

  • Avatar Claudia disse:

    Tati, vc anda lendo meus pensamentos? Estava louca pela receita dessa bala. Love, Love. Bjus

  • Avatar Claudete Barné de Camargo disse:

    Humm vou fazer.

  • Avatar Marcia disse:

    Vou fazer, adoro suas receitas! Bjos

  • Avatar ELISABTE disse:

    OLA! TATI TD BEM ? AMEI A RECEITA E VOU PROCURA FAZER AINDA HJ ..MAS.. SÓ UMA PERG SE DEIXAR NA GELADEIRA EM BAIXO NÃO DURA MAIS A CALDA??NA BOLINHA ? SE NO CASO FOR O CALOR QUE A AMOLEÇA ? E TB UMA DICA QUE APERNDI SOBRE RECHEIOS JÁ ESTÃO VENDENDO UMA PASTA QUE SE COLOCA EM TRUFAS TODOS OS SABORES EU COMPREI POR ENQUANTO SÓ O DE LIMÃO PQ É CARINHO PRA COMPRAR… PERGUNTO .. NÃO PODERIA USAR ESSAS PASTAS PRA DAR SABOR \???? E POR QUANTO SE VENDE ESSAS BALA!? APRENDI ATÉ UM LIQUIDO QUE SE COLOCA NA TRUFA QUE FAZ DURAR 120 DIAS . RSRSRRS BOM MAS ACHO QUE VC JA SABE NE? SE NAO SOUBER ME FALE QUE TE PASSO …. RSRS ME DESCULPA AI TATI RSRS DE UM COMENTÁRIO .. DE UMA PERGUNTA SUBIRÃO PRA DEZ RSRSRSRSRSR MAS MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOS AQUI ABRAÇO

    • Eu não sei dessas novidades não, até porque sou fraquinha na parte de doces, nãp manjo nada! Essa calda é para fazer qualquer doce caramelizado. E na parte inferior da geladeira ela dura bem, o problema é que quando vc tirar o fato da temperatura externa estar bem mais quente vai fazer a bala suar e o caramelo derrete. Aqui em Sorocaba 6 balas custam 10 reais.

    • Avatar Erika disse:

      Ola, Elisabete.
      Eu gostaria de saber qual é esse líquido que aumenta o tempo de consumo da trufa.
      Obrigada.

    • Avatar Andrea disse:

      Qual é o nome deste produto que conserva em 120 dias?

  • Avatar Catia Silva disse:

    Em Portugal, temos um doce muito parecido, chamamos de Rebuçados de Ovo de Portalegre.
    Aqui fica a receita:

    200 g de açúcar
    80 g de água
    8 gemas de ovo
    Açúcar em pó para envolver as bolas

    Para o vidrado:
    500 g de açúcar
    160 g de água
    1 c. sopa de sumo de limão

    Na Bimby:
    Coloque no copo o açúcar e a água e programe 15m./Varoma/Vel. 1.
    Retire a capa protectora das gemas passando-as por um passador de rede fina e reserve.
    Programe, sem o copo de medida, 6 min./Varoma/Vel.2. e adicione aos poucos as gemas através do bocal da tampa. Retire e reserve no frigorífico até que ganhe consistência (12 horas).
    Com as mãos enfarinhadas ou oleadas, molde depois pequenas bolas e passe-as por açúcar em pó, reserve.

    Prepare o vidrado colocando todos os ingredientes numa frigideira anti-aderente e leve ao lume até atingir um ponto de caramelo muito claro. Retire de imediato e, com a ajuda de um garfo, passe as bolinhas pelo caramelo e deixe que arrefeçam sobre papel vegetal.

    Tradicional:
    Leva-se ao lume o açúcar com a água até atingir o ponto elevado (pouco depois de ferver e quando está a 106º).
    Retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Colocam-se então as gemas devagar e mexendo sempre para não cozerem. Leva-se ao lume e continua a mexer-se até engrossar o suficiente para obter uma pasta de ovos.
    Unta-se uma superfície de mármore e as mãos com óleo e moldamos bolinhas com o preparado e envolver cada uma em açúcar em pó.
    Para finalizar, faça o vidrado conforme indicado acima, assim como os passos seguintes.

    Pode no fim, embrulhar em papel de seda ou papel vegetal e oferecer a quem mais gosta!

  • Avatar Vera disse:

    Impossível essa bala durar 2dias. Como tudo no mesmo dia. Sabe Tati, já tinha visto essa receita mas tinha receio de fazer, mas tudo q vc posta fica perfeito. Agora eu crio coragem! Abraços

  • Avatar evelyn disse:

    Em alguns lugares, quando o leite tava barato, encontrava algo semelhante a uma mistura de leite de coco, leite em pó e coco ralado… faz tempo que não como.

  • Gostei,muito da receita de bala baiana,obrigada

  • Avatar FRANCIS KISCHNER disse:

    Boa tarde, qual vinagre você usou?

  • Avatar Dani Vieira disse:

    Oi tati, tudo bem???? Então uma vez comprei uma bala (a vendedora disse que o nome era bala baiana) e ela era igualzinha essa sua porem de abacaxi, vocÊ sabe como fazer a de abacaxi??????

  • Avatar Claudia disse:

    Tati, eu suspirei fundo agora. Moro fora; essa bala é uma das lembranças mais queridas do Brasil e da infância. Ficarei no aguardo da versão original mas enquanto isso acho que vou arriscar o auto-controle nessa versão que você publicou. Obrigada!

  • Avatar Cidinha disse:

    Já fiz deu muito certo ficaram ótimas ! Parabéns !Amo suas receitas !

  • Oi Tati, eu adoro bala baiana, mas nunca me atrevi a fazer! Mas do jeito que ensina parece bem fácil, vou tentar! Valeu, obrigada!!!
    Bjs, ótima tarde! =)

  • Avatar Sibelle Vasconcelos disse:

    Que maravilhaaaaaaa Tati……sempre quis saber como faz essa balainha. <3. Irei fazê-la