Tempero para Pernil e Lombo

Esse tempero fica incrível! Serve para lombo, pernil, ou qualquer parte da carne de porco. O ideal é sempre temperar no dia anterior, mas se não houver possibilidade tente pelo menos deixar por umas 4 horas marinando no tempero para ficar bem saboroso. Essa quantidade da para temperar de 1,5 a 3 quilos de carne.

Como muita gente não sabe como temperar carne de porco para assados eu resolvi fazer esse post enquanto temperava meu lombo. Por este motivo, vou ficar devendo, por enquanto, a foto dele pronto. Prometo atualizar o post depois, ou fazer um novo post com o lombo pronto. Agora vamos ao que interessa.

Ingredientes do Tempero para Lombo ou Pernil:
– 220ml de vinho branco seco;
– 1 cebola pequena;
– 1 cenoura;
– 1 talo de salsão (picado dá aproximadamente 1/2 xícara);
– suco de 1 limão;
– 3 col. (sopa) de azeite;
– 1/2 col. (sopa) de sal;
– 3 dentes de alho;
– pimenta do reino a gosto;
– aproximadamente 1 prato de sobremesa de ervas frescas, veja na foto a quantidade (eu usei cheiro verde, orégano, alecrim e manjericão.

Basta colocar tudo no liquidificador e bater bem até virar um creme e colocar sobre a carne de porco. Eu gosto de juntar a carne e o tempero em um saco e amarrar a boca. Dessa forma você consegue deixar a carne toda bem temperada e não faz sujeira.

Para assar é só levar ao forno o lombo com todo o tempero. Você pode deixar 40 minutos com papel alumínio e depois sem ele (vá virando). Caso prefira, pode fazer selado na panela. Neste caso, retire o excesso de tempero, sele de todos os lados em um panela grande com um pouco de óleo ou azeite e depois leve ao forno com o restante do tempero.

Para quem quer fazer sem o vinho: troque o vinho por 80 ml de vinagre branco e 120 ml de água.

Para quem não tem ervas frescas: Substitua por 1 colher (sopa) de ervas finas secas.

Quem fizer depois volte para contar o que achou! Combinado? Um lindo ano de 2018 para todos vocês!!!!