Bolo de Abacaxi Caramelizado

Que tal um Bolo de Abacaxi Caramelizado para um café da tarde caprichado?
O sabor cítrico do abacaxi com o caramelo fica maravilhoso!
Delicioso e muito fácil de fazer, além de ficar lindo.

Ingredientes:
– 1 abacaxi em rodelas (pode ser que não utilize todo)
– 4 ovos
– 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 1 vidro de leite de coco (200ml)
– 1/2 xícara (chá) de água
– 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
– Manteiga ou margarina para untar

Calda:
– 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
– 1/2 xícara (chá) de água

Para a calda, coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio até ficar dourado. Junte a água, aos poucos, até dissolver e formar uma calda dourada e levemente grossa.

Espalhe em uma fôrma redonda média untada, deixe amornar e ajeite as fatias de abacaxi sobre a calda. Para a massa, em uma tigela, bata os ovos até ficar esbranquiçado. Junte a manteiga e o açúcar e bata por mais 2 minutos.

Acrescente o leite de coco e a água e misture bem. Adicione a farinha e o fermento e bata até formar uma massa homogênea.

Espalhe a massa sobre o abacaxi e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até assar e dourar levemente. Retire, deixe amornar, desenforme sobre um prato e sirva.

 

2 comentários abaixo sobre Bolo de Abacaxi Caramelizado

  • Avatar Cassia Campos disse:

    ADOOOOOOROOOOOOOO
    TUDO O QUE VOCÊS ENVIAM
    GRATIDÃO

  • Avatar Wander disse:

    Ola Tatiana, sigo suas receitas ha anos, ja fiz varias e sempre são sucesso com meus familiares. Po´rém fiquei triste com essa receita de bolo de abacaxi, pois o modo de fazer vc direciona para o video, que sempre achei muito legal pois vc é uma das poucas que faz videos falando a receita e nao com a musiquinha. Sou deficiente visual total e esses videos so com musicas alem de nao inclusivos, remetem ao tempo do cinema mudo. Infelizmente aconteceu o que eu nao gostaria que acontecesse, espero que reveja seus videos e continue falando as receitas. Lembre-se que as pessoas com deficiencia tambem cozinham e gostam de receitas e entretenimento, porem tem que ser acessivel. Obrigado.