Vocês não imaginam como fica boa esta almôndega de frango, mas boa num nível que vocês irão me agradecer pela receita! Mas você sabia que a origem das almôndegas é muito antiga, dizem que até na Roma Antiga era um prato muito apreciado, porém era de carne bovina! O uso de frango para receitas de almôndegas é algo recente e incorporado pela culinária moderna uma vez que passou-se a buscar receitas mais leves e que se encaixam melhor à cultura de comida-saudável.
A Almôndega de Frango no Brasil
Por aqui encontramos essa receita com seus devidos “toques culturais” nas regiões como o Sul e o Sudeste do Brasil, especialmente nos estados do Paraná e Santa Catarina, por conta de serem estados com uma produção significativa de frango, o que faz com que nesses locais, os pratos à base de frango, incluindo almôndegas, sejam populares.
A minha Receita
Normalmente quando pensamos em almôndegas nos vem na hora em mente as tradicionais de carne de vaca mas esta alternativa não deixa nada a desejar no sabor, então bora testar?
Ingredientes
– 2 pães amanhecidos picados
– 1/2 xícara (chá) de leite
– 600g de peito de frango
– 1 ovo – 1/2 cebola picada
– 4 colheres (sopa) de azeite
– 5 colheres (sopa) de farinha de rosca
– 4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– Queijo parmesão ralado para polvilhar
Molho
– 2 colheres (sopa) de azeite
– ½ cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 2 latas de tomate pelado
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Fazer
Em uma tigela, regue os pães picados com o leite e deixe descansar por 20 minutos, então com ajuda de uma faca, corte o frango em pedacinhos bem pequenos ou triture em um processador de alimentos e misture com o pão de molho no leite, o ovo, a cebola, o azeite, a farinha de rosca, o cheiro-verde, sal e pimenta. Misture até formar uma massa homogênea, pegue porções da massa (mas atenção, com a mão untada) e molde os polpetones.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite os polpetones até dourar dos dois lados, reserve. Para o molho, em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Só então junte o tomate pelado, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 3 minutos depois de ferver.
Adicione os polpetones, mas se achar necessário coloque um pouco de água para cobrir e cozinhe por mais 15 minutos, em fogo baixo, mexendo algumas vezes. Enfim, transfira para um prato, polvilhe com queijo e sirva
Essa receita tem vídeo que caprichei bastante para você não errar, então se você ficar na dúvida ou quiser deixar alguém com vontade, é só clicar aqui e mostrar, porém se você esta procurando a almôndega perfeita você precisa dar uma olhada nesta receita ou nesta outra aqui também bovina!