in , ,

Polenta Cremosa com Molho de Frango

Esse prato é perfeito para esse frio que está fazendo por aqui. Aliás, que outono é esse botando banca de inverno, gente? Eu não sou muito fã de frio, acho que ele só é bom para uma coisa: comer! E ó, se você acha que polenta é uma coisa sem graça é porque não foi bem feita! Então vamos anotando a receita que essa promete!

Ingredientes para o molho:
1/2 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
400g de peito de frango em cubinhos pequenos;
1 envelope de caldo de galinha em pó (ou 1 tablete);
1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu);
1 lata de tomate pelado ou 1 e 1/2 xícara de molho de tomate pronto;
1/2 xícara de água;
Sal, pimenta, cheiro verde de acordo com seu gosto.

Refogue o frango com a cebola e o alho. Junte o caldo de galinha, o shoyu, o molho de tomate e a água. Deixe a mistura ferver e mantenha a panela tampada em fogo baixo, mexendo de vez em quando por cerca de 40 minutos, ou até o frango ficar bem macio.

Se o molho começar a ficar muito grosso, vá adicionando água fervente aos pouquinhos (mantenha uma caneca com água fervente ao lado para essa tarefa). Como eu usei panela de ferro, o frango ficou bem macio por conta da temperatura interna que ela atinge. Se preferir coloque tudo na pressão por 15 minutos.

Para a polenta:
Leve ao fogo 1litro de água com 1 tablete ou envelope de caldo do seu sabor preferido (se você quiser pode usar um caldo caseiro). Deixe ferver.

Misture 1 xícara de fubá com 2/3 xícara de água e adicione essa mistura aos poucos (e mexendo sempre) ao caldo que está fervendo.

Depois que engrossar (consistência de mingau grosso) continue mexendo por 10 minutos para tirar o gosto forte de fubá. Se achar que está muito espessa, pode acrescentar um pouco mais de água quente.

Desligue o fogo, junte 3 colheres (sopa) de parmesão ralado. Acerte o sal se achar necessário.  Você pode servir em um refratário único ou em porções individuais. Rende cerca de 4 porções.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

13 Comments

Novos Usos p/ Formas de Cupcake

Porta-joias de Garrafa Pet