A torta Marta Rocha surgiu na década de 50 quando uma confeiteira do Paraná, para homenagear uma miss brasileira, criou o prato. Assim, ela traz cores que lembram características da miss que ganhou vários concursos de beleza.
Como é a receita torta Marta Rocha original?
A receita torta Marta Rocha original leva pão de ló branco e de chocolate, sendo algumas versões feitas somente com pão de ló branco.
Desse modo, para fazer existem algumas etapas que precisam ser seguidas para ter sucesso, como:
- preparação das duas versões de pão de ló;
- fazer o suspiro e a baba de moça que vão no recheio;
- separar as nozes que vão dar crocância;
- para a cobertura, preparar chantilly e geleia de damasco.
A receita é fácil de fazer, porém, para cada etapa e na hora da montagem, é vital ter atenção e organização na cozinha. Ou seja, ter tudo anotado é muito importante para não se perder e ter o risco de trocar ingredientes.
Duas versões de pão de ló
Para fazer o pão de ló tradicional é preciso misturar dois ovos com meia xícara de farinha e adicionar meia xícara de farinha de trigo aos poucos. Em seguida, em uma assadeira untada levar ao forno para assar por 15 minutos.
Já o pão de ló de chocolate é preciso bater bem até ficar homogêneo dois ovos com quatro colheres de açúcar. Após, adicionar colheres de farinha de trigo misturadas com quatro colheres de chocolate em pó peneirados. Por fim, assar por 15 minutos.
Preparação da baba de moça
A torta Marta Rocha tradicional leva baba de moça, sendo que essa última dá um sabor especial ao recheio do prato.
Ou seja, em outras versões criadas que podem ser encontradas na internet, podem não conter esse item especial.
Na preparação da baba de moça é preciso misturar uma xícara de água com uma de açúcar e levar ao fogo até formar uma calda.
Mas, é preciso esperar esfriar para colocar três colheres de amido de milho diluído em 200 ml de leite de coco e 8 gemas peneiradas.
Para a etapa final é preciso levar ao fogo e misturar bem todos os ingredientes até engrossar. Assim, quando estiver pronto e tudo bem misturado, retirar do fogo e adicionar uma colher de margarina sem sal.
Suspiro dá um sabor especial
Para fazer o suspiro é preciso bater duas claras em neve e juntar depois com 125g de açúcar e colocar na assadeira untada com manteiga. Por conseguinte, levar a assadeira no forno entreaberto por uma hora ou até secar o suspiro.
Como colocar as nozes na torta Marta Rocha receita original?
Na torta Marta Rocha receita original é preciso caramelizar as nozes picadas com açúcar e não apenas jogar as nozes sobre a torta.
Ou seja, em uma panela colocar uma xícara de açúcar até caramelizar e depois adicionar 100g de nozes picadinhas.
Quando as nozes caramelizadas estiverem prontas é preciso colocar em um recipiente para esfriar e cortar em pedaços pequenos para colocar no recheio.
Assim, tem-se uma torta crocante e doce ao mesmo tempo, além disso, dá para usar vários tipos de nozes como:
- amêndoas;
- avelã;
- amendoim;
- castanha-do-Pará;
- castanha-de-caju;
- pistache.
É possível fazer um mix com diferentes tipos de nozes para colocar na receita e dar um sabor especial à torta. Porém, é importante ter atenção quanto a alergias com nozes.
Montagem da torta
Em uma bandeja é preciso colocar o pão de ló de chocolate e sobre ele, uma camada de baba de moça, nozes, chantilly e suspiro.
Em seguida, colocar o pão de ló tradicional e cobrir tudo com chantilly e geleia de damasco, no toque final, salpicar as nozes por cima.