in ,

Aprenda a fazer doce olho de sogra

Aprenda a fazer doce olho de sogra

O doce olho de sogra é uma iguaria da culinária brasileira. Assim, muitas pessoas gostam de fazer essa sobremesa para encontros, festas e aniversários. Então, aprenda a fazer essa receita de forma simples, prática e com um sabor indescritível.

O que é doce olho de sogra?

É uma sobremesa muito popular, em especial, em festas de aniversários. Dessa forma, esse doce é conhecido por sua aparência característica e sabor marcante. 

De modo tradicional, ele é feito com uma combinação de ameixa-preta seca e um recheio cremoso de coco. Tudo envolto em uma camada de açúcar. O nome curioso “olho de sogra” faz referência ao visual do prato.

Isso porque, ele lembra um olho por conta da cor escura da ameixa e do contraste com o recheio claro. Portanto, é uma combinação perfeita de texturas e sabores. Afinal, a ameixa oferece um sabor agridoce que complementa a doçura do coco.

Aprenda a fazer doce olho de sogra
Essa sobremesa tem um preparo mais simples do que parece. Imagem do site Boca Viçosa.

Como fazer doce olho de sogra?

A receita doce olho de sogra pode parecer uma tarefa desafiadora para quem nunca se aventurou na confeitaria. No entanto, com algumas dicas, é possível preparar essa delícia em casa sem grandes dificuldades. 

A seguir, confira os ingredientes necessários e o método de preparo da sobremesa. Assim, ao final de tudo você verá como é mais simples do que parece.

Ingredientes necessários para a receita

Para fazer esse doce, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 200g de ameixas-pretas secas sem caroço;
  • 1 lata de leite condensado (395g);
  • 100g de coco ralado seco;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • açúcar cristal para polvilhar.

Método de preparo

A primeira coisa a se fazer é preparar o recheio. Então, em uma panela, coloque o leite condensado, o coco ralado e a manteiga. Dessa forma, leve ao fogo baixo e mexa sempre para evitar que a mistura grude no fundo da panela.

Cozinhe até que o doce comece a desgrudar do fundo da panela. Portanto, a ideia é que ele atinja uma consistência firme, parecida com a de brigadeiro de sobremesa. Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar por completo.

Preparação das ameixas

Enquanto o recheio esfria, prepare as ameixas-pretas. Além disso, abra cada uma delas ao meio, sem as separar completamente. Então, crie uma pequena cavidade onde o recheio será colocado.

Montagem e finalização do prato

Com as mãos untadas com manteiga, faça pequenas bolinhas com o recheio de coco. Ainda mais, coloque cada uma em uma ameixa aberta. No entanto, não esqueça de fechar com cuidado.

Passe cada olho de sogra no açúcar cristal, cobrindo toda a superfície do doce. Por último, coloque-os em forminhas de papel para servir. Deixe eles descansarem por pelo menos uma hora antes de servir, para que tudo incorpore bem.

Aprenda a fazer doce olho de sogra
Dá para servir esse prato em diversas ocasiões especiais.

Onde servir o doce olho de sogra?

O doce olho de sogra original é versátil e pode ser servido em diversas ocasiões. Afinal, ele é uma presença garantida em mesas de:

  • festas de aniversário;
  • casamentos;
  • batizados;
  • celebrações familiares. 

Também é uma excelente opção para sobremesas em almoços e jantares especiais. Além disso, em festas infantis, ele faz sucesso entre as crianças. Isso devido ao seu sabor doce e sua aparência divertida. 

Inclusive, essa sobremesa é uma boa escolha para presentear alguém especial. Então, é só embalar tudo em caixinhas decorativas. Ainda mais, esse é um doce pequeno e fácil de manusear.

Por isso, é ideal para eventos onde os convidados estão em pé ou circulando. Dessa forma, estão sempre presentes em coquetéis e recepções.

Vale a pena mesmo fazer o doce olho de sogra?

Fazer o doce olho de sogra vale a pena por várias razões. Primeiro, é uma receita bem simples e rápida de preparar, exigindo poucos ingredientes. O custo desses últimos também costuma ser acessível.

Isso torna a sobremesa uma opção econômica para festas e eventos. Além disso, o sabor é incrível, a combinação da ameixa com o coco é um verdadeiro deleite para o paladar.

Outro aspecto positivo é a possibilidade de personalização. Assim, você pode ajustar a quantidade de açúcar ou experimentar diferentes recheios, como doce de leite ou brigadeiro.

Com isso, dá para criar variações do tradicional olho de sogra. Isso permite que você adapte a receita ao gosto pessoal dos seus convidados.

Um prato com valor sentimental

Além do sabor e da versatilidade, há também o fator sentimental. Afinal, preparar doces caseiros para festas adiciona um toque pessoal e demonstra carinho e dedicação. Portanto, é uma maneira de resgatar tradições culinárias e criar memórias afetivas.

Agora você já sabe o que é doce olho de sogra e como fazê-lo de forma simples. Então, não esqueça de testar variações que façam o seu gosto. Além disso, experimente se aprofundar no mundo das sobremesas.

Para te ajudar, comece conferindo o post sobre como fazer o doce barba de dragão. Acredite, você não vai se arrepender.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

caldinho

Caldinho de Feijão

Faça berinjela empanada na airfryer

Faça berinjela empanada na airfryer