in , , ,

Bolo de Banana Fácil

bolo banana

Esse Bolo de Banana é uma receita que já tem no blog, mas como várias outras, depois que repeti algumas vezes fiz pequenas alterações que deixaram ele melhor ainda, mas antes deixa eu falar porque amo tanto esse bolo.

O bolo de banana fácil é o preferido das crianças?

Se você procura um bolo que é simples de fazer, reaproveita frutas e com uma fofura sem tamanho, este é o seu bolo.

Por conta de utilizar poucos ingredientes e aqueles que sempre tem na casa de uma família brasileira ( basicamente bananas maduras, farinha, açúcar, ovos, manteiga e fermento).

Esse bolo é único porque essa combinação simples resulta em um bolo úmido e macio, com pedaços de banana que se desfazem na boca e que alegram o coração de quem prova.

bolo banana facil

Versatilidade

Se tem uma característica do bolo de banana é sua versatilidade. Afinal você consegue adicionar nozes, passas, canela ou até mesmo um toque de chocolate na certeza que vai ficar bom. E vai mesmo!

Zero desperdício

Além disso, para mim o grande trunfo dessa receita, tirando o sabor, a textura, e a facilidade em fazer, esta na possibilidade de transformar bananas maduras que certamente iriam para o lixo, em uma receita deliciosa que todo mundo ama.

Como é a minha receita de bolo de banana fácil?

No caso desta receita descobri que quanto mais madura a banana menor a quantidade de açúcar necessária. Então a partir de hoje nada de perder banana em casa.

Comecei usando 1 xícara (chá) porque na primeira vez que testei a banana estava no início do processo de amadurecimento e ficou bom.

Mas atenção porque se a banana estiver bem madura, já com aquele monte de pintinhas pretas na casca fica melhor! Então meu conselho é 1/2 xícara de açúcar se você gosta de bolos menos doces, e 2/3 de xícara para bolos mais docinhos.

Quais são os cuidados necessários na hora de fazer um bolo de banana fácil?

O bolo de banana fácil é uma receita simples, mas que exige alguns cuidados importantes, como preparar os ingredientes. Então, confira quais são eles logo abaixo e garanta um bolo perfeito.

Escolha das bananas

Use bananas bem maduras, pois elas são mais doces e fáceis de amassar. Inclusive, as com casca amarronzada são perfeitas para isso. No entanto, as verdes ou pouco maduras não dão a mesma doçura e umidade ao bolo.

Preparação dos ingredientes

Certifique-se de que todos os ingredientes estejam à temperatura ambiente antes de começar a preparação. Então, isso inclui manteiga, ovos e leite. Afinal, quando frios, eles podem prejudicar a textura do bolo, fazendo com que ele não cresça.

Bolo de Banana Fácil
Esse bolo de banana é perfeito para servir em diversas ocasiões. Imagem do Freepik.

Medidas precisas

Use xícaras e colheres medidoras para garantir que as proporções dos ingredientes estejam corretas. Isso porque, elas são essenciais para a textura e sabor do bolo de banana fácil.

Mistura da massa

Ao misturar a massa, primeiro bata os ingredientes líquidos até ter uma mistura homogênea. Em seguida, coloque os elementos secos e mexa de forma suave para evitar que a massa fique pesada.

Fermento em pó

Adicione o fermento em pó por último e mexa com delicadeza. Assim, misturar demais pode fazer com que ele perca seu efeito. Então, isso vai deixar o seu bolo denso e pesado.

Caso seja um amante dessa fruta, não deixe de conferir os outros posts do blog. Dessa forma, para começar, veja a receita de banoffee de banana.

A novidade é que tem vídeo da receita de Bolo de Banana Fofinho, daqueles bem rapidinhos que ensinam perfeitamente como fazer, tem todos os detalhes e sem enrolação, então bora assistir?

Aproveite e se do Panelaterapia é importante para nós e para você que não vai perder nenhuma novidade, é só clicar: http://bit.ly/youtubepanela.

Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário, se fizer e postar não esquece de marcar o panelaterapia, mas é para marcar mesmo!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 7 Média: 4.1]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

58 Comments

Como fazer um bom bolo salgado de frango?

Como fazer um bom bolo salgado de frango?

Como fazer um doce de leite caseiro?

Como fazer um doce de leite caseiro?