in ,

Bolo de baunilha com gotinhas de chocolate: aprenda a fazer

Bolo de baunilha com gotinhas de chocolate: aprenda a fazer

O bolo de baunilha tem um sabor único e, por isso, ganhou paladares ao redor do mundo. Quando é feito com gotas de chocolate, então, traz uma combinação suave e quase que irresistível. Assim, leia o texto a seguir e saiba como preparar essa receita na sua casa.

Como fazer bolo de baunilha com gotas de chocolate?

Fazer um bolo de baunilha com gotas de chocolate pode parecer difícil, mas com a receita certa e algumas dicas, você pode criar uma sobremesa deliciosa.

Antes de tudo, tenha certeza de que tem todos os ingredientes à mão e garanta que sejam de qualidade, para, assim, não afetar no sabor da massa.

Veja abaixo todos os itens que você vai precisar para preparar, bem como o passo a passo completo e alguns truques para dar um toque a mais no sabor final.

Bolo de baunilha com gotinhas de chocolate: aprenda a fazer
O bolo de baunilha com gotinhas de chocolate é fácil de fazer. Imagem de chandlervid85 no Freepik.

Ingredientes

Os ingredientes são aqueles comuns usados na maioria das massas de bolo, uma vez que o único extra são as gotinhas de chocolate. A lista inclui:

  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 1 xícara de manteiga em temperatura ambiente;
  • 1 e 1/2 xícaras de açúcar;
  • 4 ovos;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 e 1/2 xícaras de gotas de chocolate de qualidade.

Sinta-se à vontade para ajustar as quantidades de gotas de chocolate de acordo com suas preferências Agora, siga para o passo a passo da preparação.

Modo de preparo

Antes de tudo, pré-aqueça o forno a 180 °C e unte a forma que vai usar para assar o bolo. O próximo passo, então, é bater a manteiga e o açúcar em uma tigela grande até obter uma mistura leve e cremosa.

Adicione os ovos um de cada vez sem parar de bater e, depois, a essência de baunilha bem distribuída. Inclua aos poucos os ingredientes secos (farinha, sal, fermento) à mistura úmida e despeje o leite para dar liga.

Bolo de baunilha com gotinhas de chocolate: aprenda a fazer
O preparo do bolo de baunilha com gotas de chocolate requer ingredientes de qualidade. Imagem do Freepik.

Em seguida, jogue as gotas de chocolate e misture tudo de forma suave com uma espátula macia.

Por fim, despeje a massa na forma untada e leve ao forno pré-aquecido. Asse por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.

Dicas e truques para aprimorar o sabor

Embora a receita já garanta um sabor único, há algumas dicas e truques que podem trazer um toque a mais para o bolo de baunilha com gotas de chocolate. Veja:

  • use extrato de baunilha puro ou sementes da vagem para um aroma mais intenso;
  • nozes picadas podem trazer uma textura crocante;
  • dê um toque cítrico com raspas de limão ou laranja para realçar os sabores;
  • evite o overmixing para garantir uma textura leve e macia.
Bolo de baunilha com gotinhas de chocolate: aprenda a fazer
O bolo de baunilha com gotas de chocolate é uma sobremesa saborosa. Imagem de chandlervid85 no Freepik.

Por que escolher bolo de baunilha com gotas de chocolate?

Escolher o bolo de baunilha com gotas de chocolate é optar por uma experiência de sabor única e equilibrada, visto que essa junção pode enriquecer a sua sobremesa para a ceia, por exemplo.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

26 Comments

Leave a Reply
  1. Fiz hoje e ficou uma delícia! Deu certinho, mesmo faltando um ovo (só tinha 2 em casa). Ao invés de usar as gotas, coloquei pedaços de chocolate amargo picado! Obrigada por compartilhar a receita!!

    • Oi Camila, ferva o leite da receita com as sementinhas de 1 fava (pode até deixar a fava dentro tb depois vc tira). Deixa esfriar até ficar morno e pode usar na receita.

  2. Estou fazendo…. chocolate raladinho. (Barra)e meia ch.de uvas passas brca, umedecida meia hora antes,com caldo de laranja.(ja serviu de essência)meia laranja. As

  3. Olá Tatiana, essa receita vc usou toda as medidas com a xícara de 240 ml? Fiquei confusa quando escreveu alguns ingredientes como xícara de chá. A xícara de chá não é menor que 240ml?
    Obrigada.

  4. Muito bom, testei deixar o chocolate picado na geladeira e deu certo, não desceu tudo para o fundo da forma. E essa massa fica muito fofinha. Obrigada Tati por compartilhar suas receitas com a gente, eu adoro o blog.

  5. Bolo muito bonito! Minha filha e eu acabamos de fazer. Está no forno. Amanhã tem bazar de doces e salgados na escola dela e escolhemos dois bolos daqui para enviar. Esse e o bolo de milho. Se eu conseguir, tiro fotos para mostrar!!! Abs

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bolo de Natal

Bolo Especial de Natal

Panqueca americana: confira os ingredientes dessa receita o seu modo de preparo simples

Panqueca americana: confira os ingredientes dessa receita e o seu modo de preparo simples