in , ,

Bolo de Cenoura com Brigadeiro

O bolo de cenoura com brigadeiro é uma das receitas mais populares e saborosas, sem dúvida. Veja, então, como fazer essa sobremesa deliciosa, a qual é a favorita de muitos brasileiros.

Como fazer bolo de cenoura com brigadeiro?

Já rolou receita de bolo de cenoura com outros tipos de cobertura por aqui, mas esse, além de delicioso é bem fácil de fazer!

E vamos combinar que cobertura de brigadeiro mole é muito amô nessa vida néh? Essa massa também é show de bola! Se vc nunca acertou fazer bolo de cenoura, tenta esse, combinado?

Para a massa do bolo é só bater no liquidificador ou mixer:

  • 1 cenoura grande sem casca picada;
  • 4 ovos;
  • 150 ml de óleo.

Após bater bem, em outro recipiente (porque é uma massa densa e seu “liqui” não vai dar conta de bater), junte:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Leve a massa para assar em forno preaquecido em 200°C por cerca de 35 minutos (esse tempo pode variar absurdamente dependendo da marca do forno, então faça o teste do palito).

Para a cobertura

Leve ao fogo 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (uso sempre o Dois Frades da Nestlé).

Assim que ferver, mexa mais um pouquinho e desligue. Acrescentei ainda 1 colher (sopa) de creme de leite depois que desliguei o fogo, para deixar mais mole, mas é opcional.

Quer ver uma versão desse bolo com aquela outra cobertura durinha? Assista:

Quais são os segredos para um bolo de cenoura com brigadeiro perfeito?

Para um bolo de cenoura com brigadeiro perfeito, você deve usar cenouras frescas e se atentar ao ponto da massa. Além disso, é crucial que o chocolate seja de qualidade. Veja essas e outras dicas nos tópicos a seguir.

Cenoura fresca

Prefira as cenouras frescas e suculentas, em vez de enlatadas. Rale-as finamente para que, assim, se misturem bem na massa e deem sabor ao bolo.

Ponto da massa

O ponto da massa é crucial, por isso, não a deixe muito líquida e nem muito densa. Deve ser firme o suficiente, então, para sustentar a cenoura ralada.

Chocolate de qualidade

Para fazer o brigadeiro de sobremesa, use um chocolate de boa qualidade, pois isso faz toda a diferença no sabor final. Aliás, você pode escolher entre as seguinte opções:

  • barra;
  • achocolatado em pó;
  • mini discos para cobertura.

Tempo e temperatura

Asse o bolo em temperatura média e por tempo suficiente para ficar cozido por dentro e dourado por fora. Além disso, evite abrir o forno nos primeiros 30 minutos.

Cobertura na medida certa

Não exagere na quantidade de brigadeiro na cobertura, pois se não pode ficar muito doce. Deve ser suficiente para dar sabor, mas sem sobrecarregar o bolo.

Como decorar o bolo de cenoura com brigadeiro?

Decore seu bolo de cenoura com brigadeiro com raspas de chocolate sobre a cobertura, pois isso adiciona textura e dá um toque de elegância.

Além disso, você pode aderir ao topo do bolo chocolates coloridos, como, por exemplo, mini M&Ms ou confeitos, assim, cria um visual divertido e atrativo para as crianças.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 15 Média: 3.5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

173 Comments

Dicas para fazer um bom salgado de forno

Dicas para fazer um bom salgado de forno

Aprenda a fazer torta de frango de liquidificador

Aprenda a fazer torta de frango de liquidificador