in ,

Bolo de Laranja com Calda

Bolo de laranja aqui em casa faz sucesso. Eu sempre faço a mesma receita, que é aquela que bate a laranja com casca e tudo (veja aqui a receita). Desde que eu dei a receita desse bolo aqui no blog muita gente faz e comenta dizendo que amou e outras reclamam que o bolo amargou. Eu não sei dizer porque o bolo de vocês amarga, mas tenho algumas hipóteses:

  • Vocês não cortaram a laranja do jeito que eu ensinei (veja lá no post da receita), tem que tirar a parte branca do meio.
  • Vocês usaram mesmo uma laranja muito ácida, nesse caso tente a laranja Bahia que é mais suave e tem menos semente.
  • Vocês bateram sementes junto. Não pode, tem que tirar todas as sementes.
  • #Mimimi de paladar fresco hahahaha.

Bom, agora que a questão do amargor foi transposta vamos à receita. Eu fiz duas formas menores, mas você pode usar a de buraco no meio ou retangular, etc.

Por favor não me perguntem o tamanho das minhas formas porque eu não faço ideia. Prometo um dia medir todas elas e ser uma blogueira mais organizada, mas esses detalhes me dão uma preguiça infinita! A regra é que a massa crua tem que passar um pouco da metade da forma. Faça assim que tá tudo lindo!
 A cobertura é açúcar de confeiteiro e suco de laranja. Usei 1/2 xícara de açúcar e fui colocando aos poucos o suco até ficar umas caldinha. É fora do fogo viu gente? Só misturar mesmo.

Coloque sobre o bolo ainda quente que ajuda o açúcar a derreter e penetrar no bolo. Por cima umas raspinhas de casca de laranja e você tem o bolo mais perfumado e fofinho do mundo!Para saber se pode substituir isso ou aquilo na receita leia este post AQUI.

 

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

42 Comments

  1. Oi Tati já fiz várias vezes esse bolo, inclusive substitui essa mesma receita colocando mexerica (direto da roça) e ficou uma delícia!!

  2. amei a receita bolo molhadinho e fofinho, s tive problema que quando tirei ele abaixou, que sera que aconteceu? mas comemos mesmo assim, receita top!!

  3. Tati super adoro suas receitas, são ótimas e sempre dão certo na primeira. Parabéns e obrigada por compartilhar essas delícias. Bjos

  4. Tati,
    eu não quero saber tamanho de forma coisa nenhuma, faço na que couber 😛 . Na real quero saber que forno maravilhoso é esse, conte aqui so pra mim, eu to in love por ele, e olha q vi apenas uma parte.
    To aguardando e indo fazer o bolo..e espero que na volta já me diga…rssss

    bjo grande

  5. Tati ..fiz o bolo pela segunda vez…bem o gosto amargo é mesmo da laranja…tirei a parte branca ….valeu a pena foi devorada em menos de 1 hra…delicioso…obrigada mais uma vez…seu site é uma mais valia para ns que estamos fora …bjim…

  6. Tati
    Em qual momento exatamente se deve colocar a calda? Logo que o bolo sai do forno já assado quentinho,
    Ou momentos antes da finalização
    do bolo (o bolo QUASE PRONTO)

  7. Esta receita do bolo veio no caderno de receitas da minha tia avó Ida. Ela tirava também as duas "tampas" da laranja e eliminava meticulosamente todas as sementes que houvessem em qualquer dos tipos de laranja que usasse. Segredo maior… Amor, muito amor ao preparar o bolo.

  8. Só em olhar para os seus bolos, já fico morrendo de vontade de provar um pouco.
    Nunca fiz bolo de laranja, mas gostei de saber dos cuidados que temos que ter.
    Adoro o seu blog e venho por aqui diariamente.
    Bjs e até amanhã.

  9. Que delíciaaa!!! Adoro bolo de laranja! Aqui também faço com a casca, depois vou ver se a sua receita é diferente da minha!!
    Agora para tudo!!! Que prato lindo de morrer é esse?? Amei

    Beijos

Cantinho Especial em Arraial

Torta de Atum Fácil e Rápida