in ,

Carne de Panela com Legumes

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Quando ouço a expressão “comida caseira” logo me vem à cabeça o trio perfeito: arroz + feijão + carne de panela. Tem comida mais reconfortante do que essa?

Para fazer essa carninha com legumes eu refogo já na panela de pressão uma boa quantidade de cebola num tiquinho de óleo, acrescento a carne em cubos temperada na véspera (aqui usei paleta), quando estiver quase dourada somo uns dois dentes de alho picado (se colocar antes da carne pode queimar e amargar).

Somo coisa de dois dedinhos de uma xícara de água e tampo a panela. Depois que pegar pressão deixo mais uns 15 minutos (mas isso depende do quanto a carne é mais macia e da quantidade).

Depois de sair toda a pressão, abro a panela, somo alguns legumes, aqui foi batata, cenoura e vagem, tempero mais um “cadim“, no caso, usei os temperinhos que trouxe de Buenos Aires (um que leva sal, pimenta, alho, tomilho e salsa), acrescento uma xícara de água (poderia ser caldo de carne). Tampo novamente a panela e depois que pegar pressão deixo mais uns 10 minutos.

Fácil né?

Se você não tiver prática com panela de pressão, pode cozinhar os legumes fora da pressão (vai levar uns 25 minutos). Com arroz e feijão do dia é uma delícia mas fiz só um arroz integral (7 grãos + soja) porque tô pegando leve depois da “orgia” de Buenos Aires.

Para ver em vídeo esta receita com todos os detalhes, é só apertar o play

Aproveite que vai fazer e compartilhe com seus amigos e no grupo da família, e quando todo mundo estiver te elogiando não esquece de postar e me marcar pois eu adoro saber que as minhas receitas estão levando alegria por ai. Me marca!

Deixe seu comentário com qualquer dúvida pois eu fico de olho e te respondo rapidão!

Beijos e até o próximo

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

15 Comments

  1. poxa tatiana, valeu msm, da proxima vez vou tentar com fogo baixo e com pedaços maiores; pois pus pedaços bem pequenos…
    acho que vai dar certo 🙂
    Bjs
    ps: te dou noticias assim que fizer novamente.
    Luciana

  2. Lu vou te contar uma coisa: eu já queimei umas 100 carnes de panela até acertar.
    Corte pedaços grandes, porque reduz mais de 50%, fogo sempre o mais baixo possível e é melhor abrir a panela de tempos em tempos até pegar o jeito. Se não estiver boa, é só voltar pro fogo.
    Bjs

  3. Ola Tatiana, sou nova na cozinha e ando acompanhando seu site a alguns dias, ja fiz algumas receitas que deram super certo.
    Hoje tentei fazer essa carne e assim que deu 10 minutos que a carne estava na pressao senti cheiro de queimado dae desliguei o fogo, qdo abri a panela ainda tinha agua mas o fundo estava preto, queimado e a carne ficou toda queimada tbm, principalmente a parte que estava virada pra panela.
    Sera que aconteceu isso porque deixei em fogo alto, ou entao porque minha panela nao anti aderente, ou sera por outro motivo?
    Se voce puder me dar um help, jah agradeço desde agora.
    Obrigada
    Luciana

  4. Tati, você já experimentou usar um caldo de carne de sabor, tipo aqueles de "costela" "picanha" em carne assim? Queria saber se fica bom, e se fica mesmo com o gosto dessas carnes…

    Bjos, Jú

  5. Adoooooro carne de panela! Pra mim é receita de mãe total! A minha ainda faz muito, eu quase não faço carne de panela de pressão, mas agora fiquei com saudade.
    Ficou lindo o colorido dos legumes!
    Beijos,
    Fabi

Já era Bom, Agora é MUITO Bom!

Chai (de saquinho) com Leite