in ,

Carne Moída com Batata

Depois da comilança do Natal eu precisava de algo o mais simples possível! Tipo arroz + feijão +  carne moída com batata + salada de tomate. Tem coisa mais versátil na cozinha do que carne moída? Vira molho bolonhesa, quibe, almondega, rocambole de carne, hambúrguer… olha quanta coisa!

Aqui em casa o marido gosta mesmo é dela ensopadinha com batata e embora seja uma receita bem básica eu vou passar porque eu sei que tem muita gente por aqui que está começando na cozinha e curte o trivial.
Então anota aí:
400g de carne moída (usei patinho);
1/2 cebola picada;
5 azeitonas verdes picadas;
3 dentes de alho (grades) picados;
4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
2 colheres (sopa) de molho inglês;
1 envelope de caldo de carne em pó;
2 batatas picadas em cubos médios;
3 colheres (sopa) de vinagre branco;
Sal, pimenta do reino e salsinha o quanto baste.
Comece colocando um litro de água para ferver e reserve.
Refogue no azeite ou óleo a cebola, em seguida o alho e por fim a carne. Mexa bem até que ela fique bem soltinha e todo o sangue desapareça. Junte o shoyu, o molho inglês, o vinagre e o caldo de carne. Misture bem para incorporar os sabores. Some as azeitonas e as batatas. Junte um pouco de água fervente, não precisa cobrir tudo. Tampe a panela e a medida em que a água for secando, vá adicionando mais aos poucos até cozinhar as batatas. Por fim, acerte o sal se achar necessário, polvilhe pimenta do reino e salsinha de acordo com o seu gosto. 
* Para fazer o molho bolonhesa, você refoga a carne da mesma maneira, só não acrescenta as batatas e ao fim junta um sache de molho pronto, ou 1 lata de tomates pelados, ou 10 tomates sem pele e sem semente batidos no liquidificador (nesse caso será preciso deixar mais tempo no fogo para apurar e corrigir o tempero no fim).
Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

27 Comments

Que Venha 2012

Cardápio Prático Para o Ano Novo