in ,

Costelinha de Porco na Panela de Pressão

Você pode fazer costelinha de porco de muitas maneiras diferentes, mas esta é muito prática, rápida e fica maravilhosa! Geralmente no forno, se você não tiver muita prática ela pode ficar seca, essa fica suculenta! A cebola carameliza na pressão e dá uma cor e um sabor sensacional.

Comece temperando 1 quilo de costelinha em pedaços com pelo menos 2 horas de antecedência. Para o tempero (marinada) misture:

– 2 colheres (sopa) de shoyu;
– 2 colheres (sopa) azeite;
– 1 colher (sopa) de colorífico ou colorau (ou páprica);
– 1 colher (chá) de sal;
– 1 colher (sopa) de mostarda;
– 1 colher (chá) de alho triturado;
– Pimenta-do-reino a gosto;
– 2 colheres (sopa) de água.

Eu coloco as costelinhas em um saco plástico, jogo o tempero dentro e deixo na geladeira.

costelinha-como-fazer

Na hora de preparar fatio 2 cebolas grandes e forro o fundo da panela de pressão. Em cima das cebolas coloco as costelinhas, tampo a panela e ligo o fogo. Não precisa colocar água e nem refogar. A cebola e a costelinhas soltarão muita água. Assim que pegar pressão abaixe o fogo, conte 15 minutos e desligue. Deixe a pressão sair normalmente.

Quando abrir a panela a costelinha estará cozida porém sem muita cor. Agora vem a parte importante. Ferva 500ml de água (vc nao vai usar tudo). Coloque a panela em fogo baixo destampada e vá adicionando água aos poucos e refogando a costelinha. Quando a água secar, você coloca mais um pouco.

A água vai despregando a “borra” da cebola e da carne que está no fundo da panela e dá uma cor e sabor deliciosos. Quando a cor estiver bonita prove um pedaço, se estiver macia e bem cozida está pronta. Fica com um sabor incrível!

costelinha-receita

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 7 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

101 Comments

  1. Fiz conforme orientado. Só no final que achei que as costelinhas ainda não estavam macias. Coloquei um pouco de água de deixei por mais 10 minutos na pressão. Após finalizei como a receita. Ficaram muito boooooaaaasssss.
    Meu pessoal adorou.

  2. A minha carne soltou muita água. Então deixei o molho apurar na panela de pressão aberta. Quando ele ficou mais grosso peguei um pouco e misturei com meia xicara de açúcar e caramelizei com umas cebolas. Ficou muito bom.

  3. A minha não deu certo fiz como manda o passo a passo e no final quando abri a panela tinha muita água.
    Mais dei meu jeito e ficou maravilhosa só não entendi o porquê que ficou toda aquela agua

  4. Costelinha divina! Melhor que já fiz!! Minha filha amou!! Todas as receitas da Tati são maravilhosas!!

    • Fiz tudo como pediu mas ficou uma carne meio branco ,mas o sabor o cheiro ficou ótimo

  5. Ficou muito bom!!!! Excelente dica!!!!!
    Como adoro diversificar, coloquei meia banda de limão taiti antes de cozinhar na panela de pressão. Ficou top top master!!!

  6. oi Tati adorei essa receita fuz hoje no almoco e foi um sucesso! Parabens.
    A unica coisa que fiz foi adicionar o molho ingles para dar mais cor.
    um abracao att Paty

  7. Estou de volta. Acabamos de comer. Foi um dos melhores q já comi. Minhas filhas elogiaram muito. Está de parabens e obrigado

  8. Amei, hoje foi no dia de preguiça e nada melhor que essa receita♡.
    De acompanhamento estou fazendo um arroz e pensei que colocar uma mandioca na hora de pegar uma cor, espero que fique bom,bjo!

  9. Que receita maravilhosa. Nem deu tempo deixa duas horas no tempero descansando deixei só 15 minutinho, mas ficou uma delicia….

  10. Duas observações:
    1 – A minha costelinha estava um pouco gorda
    2 – Deixei em fogo alto o tempo todo
    Então, quando abri, já estava bastante cozida, mas com muita gordura…
    Portanto, ficou boa, mas impossível de descartar o óleo para fritá-la um pouco…
    Ficou muito bom. É uma receita tranquila, mas vou usar costelinha mais magra e colocar em fogo baixo da próxima vez….
    Muito obrigado.

  11. Por favor, mande a receita de costelinha de porco na panela de pressão. Não estou visualizando os ingredientes. Obrigada

  12. Oi, Tatiana. Por desemprego estou em casa e minha esposa trabalhando. Com suas receitas, tenho surpreendido minha amada! Agora, o que era pra ser crise, se tornou prazer! Ela adorou a costelinha!
    Valeu!

  13. Estou fazendo hoje pela segunda vez. A primeira deu muito certo e ficou uma delícia. Adoro suas receitas. Todas dão muito certo!
    🙂

  14. Bom diaaa! Hoje resolvi fazer a costelinha. A expectativa é muito grande. Ao final, darei a nota para mim mesmo, uma vez que a receita recomendada já é por si só nota 10! Rápida, simples e fácil de fazer. Parabéns Tatiana!

  15. Cheguei do mercado e já vim aqui correndo para procurar uma receita.
    Vou fazer hj… tenho ctz que ficara fantástico.

    Amo suas receitas…

  16. Te seguindo de Portugal e embora “prendada” na cozinha, fiz essa receita e todo mundo adorou. Adoro minha panela de pressão e já fiz algumas receitas suas. Obrigatório continuar, muito obrigada!!

  17. Tati, muito obrigada por suas receitas! Eu fiz e ficou muuito bom, coloquei sálvia tbm. Meu marido q não gosta muito de carne de porco, amou!

    • Depende muito da cebola, da qualidade da carne, etc. Mas quando isso acontece é só vc reduzir essa água mantendo a panela em fogo baixo e destampada, como fiz na receita, mas como a minha ficou sem água eu precisei adicionar mais, no caso vc nao precisa.

  18. Oi! Fiz hj com carré. Ficou bom demais! E nem ficou ressecado. Bjs e obrigada pelas ótimas sugestões

  19. Fui no supermercado e só encontrei “páprica picante” e “páprica doce”. A da receita é outro tipo? Obrigado!

  20. Deu água na boca… Quando cozinho carne suína, coloco curry fica fantástico!!!! Combina muito!!!! Parabéns… Seu blog é ótimo!!!

  21. Tati, você sabe se na panela elétrica tenho que diminuir a quantidade de água? Pq a elétrica acaba que não frita na mesma intensidade que uma panela de pressão comum..
    Ah, suas receitas são deliciosas!

    • Tati,voltei para dizer que ficou maravilhosa,foi a melhor costelinha que já comi até hoje,parabéns.Só não precisei usar a água que você disse,a minha juntou água.Indico o seu blog para todas as minhas amigas.

  22. Tati eu fiz e ficou maravilhosaaa… a melhor que ja comi. Fica incrivel, nem tem como descrever. Adoro seu trabalho estou sempre fazendo suas receitas. Bjs

  23. Tati, fiz essa costelinha antes de ontem e meu marido não para de dizer que foi a melhor comida que já fiz!! 🙂 O bom é que é super prática é fácil de fazer, oba, oba, oba! As minhas cebolas soltaram muuuuita água, então nem precisei colocar mais água depois. Amamos!! Ô delícia!! Bjs

  24. Faço essa receita de fprma diferente. Qndo ela cozinha, eu transfiro para a forma e levo ao forno para dourar. O q fica no fundo da panela eu forro a costelinha e levo ao forno. Fica perfeita!

  25. Oi Tati, sou sua fãn viu!!! adoro suas receitas e ja fiz algumas que vc posta aqui! grande beijo! Haaa vou fazer essa da costelinha tbm…

  26. Tati, obrigada por compartilhar receitas tão gostosas e práticas! Você facilita a vida de muita gente. Eu adoro suas receitas, quando quero preparar algo, venho direto para cá por que sei que vou achar uma receita deliciosa, fácil e bem explicada!

  27. Adoro as receitas que vejo são maravilhosas vou agora experimentar a de costelinha na panela de pressão obrigado pelas dicas

  28. Tati, você já deve ter recebido milhares de comentários como esse, mas preciso falar: suas receitas mudaram minha vida. Finalmente me encontrei na cozinha. Qualquer receita fica maravilhosa!!! Além de serem muito bem escritas e fáceis de seguir. Parabéns!

    • Oi Lu, eu trabalho bastante para ter esses comentários como recompensa! São eles que me dão motivação para continuar! Obrigada viu? Fico muito feliz em saber que as receitas te ajudam de alguma forma!

    • Fiz hoje para o jantar… ficou deliciosa… nem precisou de agua… e nao usei colorau… pois nao tinha… mas nem fez falta… ficou douradinha… com o caldo cremoso.

frango-gratinado

Frango ao Catupiry®

Polenta com Molho de Carne