in ,

Coxinha de Frango com Catupiry

coxinha

Daí que num dos meus devaneios gastronômicos me dei conta de que nunca fiz coxinha na vida! Fiz várias vezes bolinha de queijo, e como é uma receita muito semelhante, me senti preparada para botar a mão na massa rumo às minhas primeiras coxinhas, então mandei bala. Posso ser sincera? AHAZEI!!! Ficaram incríveis!!!

Comecei pelo recheio:

  • 500g de peito de frango (usei sem osso);
  • 1 cebola cortada grosseiramente;
  • 3 dentes de alho picados grosseiramente;
  • 1 envelope de caldo de galinha em pó (pode ser tablete);
  • 3 colheres (sopa) de shoyu;
  • 2 colheres de molho de tomate (pronto);
  • 1 colher (sopa) de mostarda;
  • Pimenta do reino à gosto.

Coloque tudo isso na panela de pressão, então adicione água até cobrir o frango e leve para cozinhar. Após pegar pressão, deixe 20 minutos. Desligue o fogo mas deixe a pressão sair naturalmente.

Coe a água e reserve (pois usaremos na massa da coxinha).

Desfie o frango. Essa quantidade dá para umas 200 coxinhas hahahaha…. Use o necessário, o restante você utiliza para outros pratos ou congela por até 3 meses.

Atenção nestes passos

Para não desperdiçar, eu peguei apenas 1 xícara do frango desfiado então misturei com 2 colheres (sopa) generosas de catupiry (o de verdade tá?) e 1 colher (sopa) de salsinha picada. Acertei o sal e polvilhei pimenta mas exagerei e essa quantidade deu para rechear 15 coxinhas. Você pode preparar mais recheio conforme sua necessidade.

Como modelei

Agora a massa:

  • 500ml do caldo do cozimento do frango;
  • 50 gramas de manteiga sem sal;
  • 1 colher (café) de sal;
  • 250g de farinha de trigo.

Leve ao fogo o caldo do cozimento do frango (atenção nisso porque esse é o segredo), a manteiga e o sal. Quando ferver e a manteiga derreter completamente, abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo, então com uma colher grande vá mexendo até desgrudar do fundo.

* Vai engrossar na hora. Ficará meio empelotada, mas à medida em que você for mexendo vai ficando bem lisinha. Mas tenha calma que o segredo é ir mexendo a massa em fogo bem baixo por bastante tempo, para ela cozinhar bem e não ficar com gosto de farinha crua. Quando você conseguir retirar um pedacinho dessa massa e fazer uma bolinha sem grudar nas mãos, está no ponto.

Vire a massa sobre uma superfície lisa, deixe esfriar, mas não deixe a massa no mesmo lugar por muito tempo porque vai formar vapor embaixo dela e isso deixa a massa mole. Vá trocando de lugar, então quando estiver morna e der para manusear, sove por alguns minutos. Apenas misture a massa com as mãos para ela ficar bem lisinha. Faça bolinhas porque ajuda a padronizar, as coxinhas ficam do mesmo tamanho depois.

Abra a bolinha achatando-a na palma da mão, coloque uma bolinha de recheio no centro e vá dobrando a beirada da massa sobre ele para dar o formato, parece difícil, mas é só treinar.

Tem mais coxinha para você!

Para quem não tem muita experiência na modelagem, fiz um vídeo bem explicadinho, vejam:

Depois de todas as coxinhas modeladas, passe na água gelada e na farinha de rosca. Isso mesmo, nada de ovo. Só faço empanado assim e acho mais leve e sequinho.Frite em óleo quente e bom apetite!!! Essa quantidade de massa faz de 40 a 50 coxinhas um pouco maiores que as miudinhas de festa.

Minha Coxinha

Essa massa serve para bolinha de queijo, rissole, etc.

Congelei a massa para fazer um teste. Soube que se você deixar a massa esfriar completamente e enrolar em plástico filme, pode congelar por até 3 meses. Para descongelar é só deixar em temperatura ambiente.

Então já que você está aqui, eu fiz um vídeo todo especial explicando passo-a-passo como fazer não só a massa como modelar e fritar para que você nunca mais erre na hora de fazer essa delícia!

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

81 Comments

  1. Gosto muito das suas receitas, aliás, se aprendi fazer alguma até hoje foi por causa do seu blog, pois nunca tinha nenhuma receita, então nem preciso dizer o quanto eu acho bom, mas, o que gosto mesmo nele, é seu jeito irreverente de tratar os assuntos e comentários, Vou tentar fazer essa receita, e com a certeza que vai ser ótima.

  2. Adorei a massa,ficou deliciosa…porem acho que minha massa ficou um pouco mole,o que eu errei?e rendeu 28 coxinhas,é isso?

  3. Fiz e ficaram deliciosas!!!
    Excelente receita!!
    Usei manteiga com sal na massa e não coloquei mais sal. Deu certo!
    Também fiz um recheio de camarão com cream cheese e ficou perfeito!!

  4. Perfeita essa receita!!!
    Mas eu troquei a agua pelo leite. Ficou uma massa leve, macia e nao encharca. Sucesso aqui em casa. Obrigada!!!:)
    Ahh.. E realmente, modelar na primeira vez é dificil…

  5. Fiz deliciosa,Tati adorei o tempero e como prepara o frango desfiado,gostaria de saber se você usa sempre esse tempero para fazer frango desfiado para outras receitas.

  6. Adoro fazer salgadinhos e deixar no freezer,só que vou fazer bolinhas não consigo modelar,adorei o tempero do frango desfiado e o preparo na panela de pressão,o frango desfiado fica muito mais gostoso com o caldo de galinha em pó só faço com ele também,Tati esse tempero do frango desfiado você usa só nessa receita ou em todas as receitas que utilizem frango desfiado?Parece ser delicioso.

  7. Fiz as coxinhas e ficaram otémas!! No mesmo dia fiz as esfihas q tem aqui tb..Sou recem casada e todas as receitas eu copio daqui..Maridão aprovou e o bebê tb…rs..

    Muito obrigada!!

  8. Ahhhhhhhhh! EU FIZ COXINHA !!!!! Nunca achei q seria possivel, mas foi! Obrigada Tatiana por toda a sua dedicacao. Vc nao tem ideia do tanto q me ajuda com suas receitas….Muito obrigada. Um beijo!

    Obs: o recheio da minha foi ovo de codorna…mas vale dizer q foi coxinha né?

  9. Olá Tati…. essa receita de coxinha é pura crueldade!!! rsrs posso tirar uma dúvida? Sei que fritura é muito mais gostoso…. mas será que fica bom se fizer essas coxinhas naquelas fritadeiras que não usa óleo (tipo AirFryer)? alguém já testou? eu não tenho a maquinha e queria comprar, mas quero fazer outras coisas, fora a tal batata frita…. rsrs beijos Ale

  10. Oii
    Dá pra fazer com farinha de arroz sim, utilizando essa mesma receita. Só que nesse caso, usa menos, aproximadamente 200g. E é possível congelar frita, depois de fria. Congela aberto e depois ensaca. Quando for descongelar, só colocar no forno que fica como frita. ADOREI.

    • Nossa, nunca testei. Teoricamente sim, o problema que pode acontecer é a água tirar um pouco do tempero, mas é possível adicionar tempero à farinha de rosca. De qualquer forma, se vc testar, por favor me diga se deu certo.
      Abs

    • Essa semana não vou conseguir testar, pois começo em um emprego novo amanhã e deve ser tudo muito corrido nesses primeiros dias, mas assim que conseguir mando notícias e até fotos do resultado… se for bom é claro! 😀

  11. Tati eu sempre fazia coxinha com esta mesma massa que vc ensina.Mas eu nao sabia modelar,so fazia bolinhas.Com este video com certeza agora eu vou aprender.Muito obrigada.por ensinar tanta coisa boa,sou fa de seu blog.Um grande abraco e Bjs.

  12. Adorei pq tenho intolerância ao leite e nao gosto de passar no ovo. Vou fazer sem catupiry. Vou experimentar fazer na fritalight .Obrigada e bjs

    • Oi Tati, tudo bem? Adorei a sua receita. Quanto ao leite eu já fiz uma vez e eu particularmente não gosto, porque deixa um gosto meio adocicado no resultado final. o que não me agrada muito, mas cada um tem gosto diferente né? E em relação ao empanar em água, sem ovo. um dia passou no programa Bem Estar justamente sobre esse assunto: O ovo é mais indicado para empanar legumes, já que eles possuem grande quantidade de água. O ovo funciona como barreira no alimento para impedir que a água saia e o óleo entre. Já quanto a carnes e produtos com pouca água, o ovo não é necessário, e serviria apenas para aumentar a quantidade de calorias do produto. Amo seu blog. Um grande beijo!

    • Oi Patrícia!
      A minha receita tbém é com leite e ketchup. Soa 'doce' mas não acho q fique não… talvez pq tbém a minha receita não vá só farinha de trigo, mas um meio a meio de farinho de trigo + farinha de milho.
      Tati, vou postar aqui, caso queria uma outra 'opinião' (super metida eu… hahahaha). Essa receita é duma ex vizinha, uma cozinheira de mão cheia!
      2 copos de caldo de galinha (a água q cozinhou os peitos do recheio com 1 cubo de caldo de galinha); 2 copos de leite; 2 colh (s) manteiga; 1 colh (s) katchup; 1 colh (s) mostarda. Ferver tudo e add 2 xic far trigo + 1 1/2 xic far de milho.
      O processo é igualzinho ao da tua explicação Tati: vai embolar tudo, dá uma vontade de chorar, mas depois que desgruda e sova, fica uma massa fofa e lisa. A farinha de milho ela me explicou que deixa a coxinha mais 'sequinha' depois de fritar. Se é verdade não sei, pq nunca fiz sem, mas fica super sequinha mesmo.
      Desculpa usar o espaço Tati,é só uma segunda opinião, embora vou testar a tua essa semana mesmo!
      Beijos

    • Oi fiz com leite ao invés de água e disolvi um caldo knor antes de por a farinha ficou perfeito, nunca comi uma coxinha tão saborosa, tbm não passei na água gelada fui direto pra farinha de rosca.

#DoidaParaTestar

Salada de Beterraba com Maionese de Limão