in , ,

Cozido à minha moda

Essa foi a estréia da minha Le Creuset. Achei que ela faria muito bem uma comida de “mãe”. Realmente ficou deliciosa!

Para essa receita eu usei:
– 2 peças de filé mignon suíno temperados na véspera com vinho tinto, sal, pimenta, alecrim e molho de soja);
– ½ gomo de calabresa em rodelas;
– 8 a 10 batatas aperitivo (aquelas miudinhas);
– 1 cenoura grande em rodelas;
– 1 cebola grande em pétalas ou 5 chalotas (aquelas miudinhas);
500 ml de caldo de legumes (usei o Knorr de potinho porque queria provar).

Cozinhe em água fervente as batatas com casca e as cenouras, não deixe amolecerem demais (reserve).
Aqueça uma panela com azeite e doure a carne. Acrescente as cebolas, quando elas estiverem macias, retire a carne e reserve. Na panela em que está a cebola, acrescente a calabresa e depois as batatas. Mantenha em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam dourados.

Adicione uma concha de caldo de legumes (que deve estar aquecido). Quando a água começar a secar repita a operação, e proceda dessa maneira até que a batata esteja totalmente cozida. Agora fatie o filé e junte à mistura e na seqüência a cenoura, cubra com caldo de legumes e deixe ferver por alguns minutos. Polvilhe salsinha.
Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

12 Comments

  1. Que cozidão "bão" amiga! O fato de eu estar com mta fome nesse momento faz ele ainda mais apetitoso!!hauahuaha.. A panela é o máximo!!
    Bjao

  2. Delícia pura essa receita. E a panela fez jus ao prometido entao? Coisa boa! Fico feliz por ti. Adoro essas batatinhas queridas pequeninas. Bjs

  3. Parece delicioso! Mas ainda melhor é estrear uma panela nova né?!! E você tem toda razão, uma panela assim com este potencial é perfeita para uma "comida de mãe". Aproveite muuuito sua panela Tati!
    Bjão,
    Fabi

  4. Humm Tati que delícia!!!!!
    Amo cozidos!!!!
    Pra mim esse tipo de comida é a personificação do que andam divulgando como "Confort food" ou comida que traz conforto e que nada mais é que aquela comida caseira de mãe, gostosa e acolhedora que todo mundo gosta e que agora inventaram que está na moda, qdo na verdade nunca saiu do nosso prato!
    Com um arrozinho hein, perfeito!!!!!
    Bjocas

  5. naquela mesma 'Creusa' que eu fiz brigadeiro, eram feitos cozidos de carnes tão, mas tão perfumados que eu ficava com vontade – e na época, eu não comia carne.

    boas lembranças da panela, hahaha.

    e eu adoro as batatas e as cenouras desses guizados. hoje em dia eu como carne, mas eu sempre prefiro os legumes…
    =***

Creme de Mandioquinha e Batatas com Tampa de Massa Folhada

Brigadeiro de Copinho