in ,

Creme Chinês

Eu já conhecia esse doce mas não sabia que tinha esse nome. Duas leitoras perguntaram esses dias pelo tal do Creme Chinês e eu fui pesquisar do que se tratava. Descobri que é aquele doce de creminho branco + gelatina + espuminha, sabe qual? Eu só não entendi por que tem esse nome (se souber comenta)!
Vamos à receita:

Prepare uma gelatina da sua preferência (usei de morango), conforme a embalagem e deixe esfriar em temperatura ambiente. Enquanto isso prepare o creme.

Bata no liquidificador ou mixer:
– 1 lata de leite condensado
– 600 ml de leite
– 2 colheres (sopa) cheias de amido de milho
– 3 gemas (vamos usar as claras depois)
– 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Bata tudo e leve ao fogo mexendo até ferver e engrossar. Coloque em um refratário ou em potinhos individuais e leve para gelar.

Bata as 3 claras em neve, junte 6 colheres de açúcar e bata mais um pouco. Acrescente a gelatina, e novamente bata um pouco mais. Vai ficar um líquido espumoso bem ralo. Coloque essa mistura sobre o creme e leve para gelar. Uma parte da gelatina vai se separar da clara em neve e ficará com 3 camadas. Se você tem problemas com clara de ovo, saiba que se o ovo for bem fresquinho e se você lavar bem as mãos depois de pegar na casca não terá problema.
Docinho delícinha viu? Faz aí!

 

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

59 Comments

  1. Tati
    Sempre fico com medo de fazer sobremesa com claras cruas. Você tem algum cuidado especial em função da contaminação por salmonela?
    Beijossss

  2. Essa base é creme belga sim! Uma delícia mesmo..essa espuminha eu costumo fazer diferente. Mas essa gostei bastante pq acabo utizando as claras! Muito bom.
    Vou fazer.

  3. Eu conhecia com esse nome mesmo , mas toda vez q eu falava ninguém conhecia! Foi o primeiro doce que fiz quando comecei a namorar, fiz um caderno de receitas pra pegar o namorado pelo estômago, rsrsrs

  4. Olá Tatiana, adoro suas receitas. Essa receita eh conheço como montanha russa. Minha irmã faz muito, por cima da espuminha ela coloca raspas de limão.
    Dá um toque todo especial. Abraços!

  5. Oi, sou da Paraíba, tenho apenas 17 anos e faço a maioria de suas receitas, você é uma inspiração pra mim, e acabei de fazer essa delicia e deu muito certo! Adoro seu blog, pelo menos uma vez ao dia passo aqui, beijos!

  6. Faço um outro bem simples (sem o creme branco) que só leva gelatina e iogurte natural e 1 colher de açúcar!
    Preparo a gelatina de morango normal, depois bato no liquidificador com 1 pote de iogurte natural e 1 colher de açúcar (pra compensar o iogurte). Depois é só levar na geladeira. Fica o creme igualzinho o desta receita: uma gelatina consistente na parte de baixo e o creme aerado na parte de cima!
    SAUDÁVEL!

  7. Sabes que minha sogra me ensinou a fazer esse doce… mas com o nome de "Chico Balanceado"… rsrsrsrs… e aqui por Santa Catarina, ou melhor, Floripa… é assim que se chama! Beijos.. e delícia de receita!

  8. Oi Tati, tudo bem ? Adoro esse doce ! Eu o conheço por Creme Belga (mas tanto faz o nome, né ? rss). O legal é que é bem fácil de fazer e fica super gostoso. O seu está lindo ! Beijocas

  9. Adoro Creme Chinês, minha mãe fazia desde criança, continuo fazendo ele e tenho no meu caderninho de receitas, mais uma coisa que achei bacana e que nunca fiz foi bater os ingredientes no liquidicador antes e as vezes o danado queria "empelotar", ótima dica!!!! aquela espuminha da clara em neve em cima qdo junta com aquele creme tudibom…hhmmmmm…deu até agua na boca…!!!

    beijo
    Leni

  10. Oi Tati,
    lá em casa fazemos esta sobremesa há anos, e ela se chama "Sobremesa da Léo", porque foi a Léo, uma pessoa que trabalha na família há muito tempo, que apresentou o doce para nós…nunca soube que se chamava Creme Chinês.
    Eu adoro: é simples de fazer, e muito saborosa!

  11. Olá, ficou lindo.
    Com o creme de leite batido junto com as claras, fica com o nome de Creme Belga, eu para modificar um pouco utilizei no creme amarelo (leite condensado), ao invés de leite, o kefir. Ficou maravilhoso!!!

  12. Cresci comendo essa sobremesa, que em casa se chama "creme cor de rosa" rs… Mas olha como são as coisas, naquela época (há uns 30 anos) não nos preocupávamos em comer clara crua, ninguém morreu..rs, mas hj já penso nisso tb. O problema é que se mudamos os ingredientes a sobremesa fica "descaracterizada", já nao terá o mesmo gostinho da infância 🙂
    Bjs

  13. Ai, meu Deus! Eu tô me acabando de felicidade aqui!!!!!
    Dia desses vc postou a receita de gelado de abacaxi. Eu gostei por achar simples e fiz em casa. Daí veio a grata e emocionante surpresa: quando dei a primeira colherada senti um gostinho de infância fantástico!
    Pude me lembrar que minha fazia esse doce quando eu era criança. A memória do paladar foi incrível!
    O doce acabou no mesmo dia. E no outro dia tive que fazer de novo! rsrsrs
    Agora, vejo mais um doce de minha infância. Mas esse lembrei só de olhar! É claro que vou fazer… e relembrar um pouquinho mais de minha infância e dos docinhos que minha mãe fazia pra mim rs
    Obrigada por esse resgate!
    bjs

  14. Tati, nossa!

    Eu tenho esse receita no meu caderno há mais de 20 anos.

    Quando vim para a Alemanha e quis fazê-la foi meio complicado porque os alemaes nao sao chegados a uma gelatina…ai nunca mais fiz. Mas eu acho delicioso.

    Olha, achei um link no you tube e pensei no teu blog. É o bolo da Barbie, conhece?

    http://www.youtube.com/watch?v=CzIvnb0gMLg

    Uma graca para quem tem menina como eu, rs.

    Abracos

  15. Hummmmm
    Bom dia Tati..
    Nada como começar o dia com uma receitinha linda assim.
    Deve mesmo ficar um arraso, porque só tem ingredientes delícia..
    E o mais legal é que dá pra fazer na cor que preferir..
    Adorei a dica..

    Um beijo carinhoso e um dia especial viu?

  16. O seu pote quadrado é lindo, mas não gostei dessa clara em neve crua não.

    Trocaria a clara em neve por, quem sabe, creme de leite, batido no liquidificador para ficar com os buraquinhos.

    O fato é, já tem gelatina, né? Já vai endurecer quando esfriar, não precisa ser clara em neve crua =X

    Mas eu sou chata e fresca com ovo cru

    • Tati eu fiquei com uma dúvida em relação a essa clara de neve crua, pois estou querendo fazer pra levar na festinha da escola da minha filha. Será que não tem risco de fazer mal pros pequenos ou o pior, alguma contaminação por Salmonella?

      Obrigada

    • Hellen Melo, antes de sair divulgando informação errada por aí, pesquise o mínimo.
      Salmonella não é transmitida pela gema crua, ela é transmitida pela contaminação do OVO. Não importa se é na gema ou clara, se o ovo está contaminado, a bactéria vai estar tanto na gema como na clara. A bactéria não vai escolher o lugar mais legal pra ela ficar. Gema crua ou mole só quer dizer q o ovo está mal cozido. Para matar as cepas da salmonella o ovo tem q estar muito bem cozido, por completo.
      Usar claras cruas podem SIM transmitir salmonella. Quem estiver com medo, compre clara de ovos pasteurizadas q vende em caixinha, nos supermercados ou lojas especializadas em produtos culinários.
      #ficaadica

Escalopes de Filé Suíno à Margherita

Arroz Biro Biro