in ,

Como fazer um doce de leite caseiro?

Como fazer um doce de leite caseiro?

O doce de leite caseiro é uma iguaria muito famosa no Brasil. Afinal, ele é feito por meio de ingredientes simples, mas tem um sabor indescritível. Dessa forma, veja como fazer essa receita do modo mais prático possível.

Como fazer doce de leite caseiro?

Para fazer doce de leite caseiro, você não precisa de muito, mas leite integral é imprescindível. Além disso, vale lembrar que essa receita é uma maneira de reviver tradições.

Isso sem contar que é uma forma de garantir um produto de qualidade, sem aditivos químicos.

Ingredientes

Para fazer doce de leite caseiro, você vai precisar de:

  • 2 litros de leite integral;
  • 600 gramas de açúcar;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 pitada de sal.

Métodos de preparo

Existem diversas maneiras de preparar esse doce. Assim, elas variam no tempo e na técnica usada. Então, aqui você vai conferir o método tradicional, que garante um sabor autêntico e uma textura cremosa.

Início do processo

Em uma panela grande de fundo grosso, coloque o leite, o açúcar e a pitada de sal. Dessa forma, leve ao fogo médio e mexa até que o açúcar se dissolva por completo.

Adição do bicarbonato de sódio

Adicione a colher de chá de bicarbonato de sódio e continue mexendo. Já que, esse ingrediente ajuda a prevenir a formação de cristais de açúcar. Com isso, garante-se um doce de leite liso e cremoso.

Como fazer um doce de leite caseiro?
Um doce simples, mas com um sabor surpreendente. Imagem de Freepik.

Cozimento

Ao se perguntar como fazer esse preparo, saiba que o cozimento é essencial. Portanto, reduza o fogo para baixo e cozinhe a mistura, mexendo o tempo todo. 

Esse processo pode levar de 1 a 2 horas. Então, durante o cozimento, a mistura vai escurecer e engrossar de modo gradual. No entanto, é importante mexer sempre para evitar que o doce grude no fundo da panela e queime.

Ponto certo

O ponto do doce de leite varia conforme a preferência. Para um doce mais pastoso, retire do fogo quando alcançar uma cor dourada clara e uma consistência ainda fluida. 

Caso prefira algo mais firme, cozinhe até que a mistura esteja mais espessa e de cor caramelo. Então, perceba que a receita de doce de leite caseiro pode se adaptar ao seu gosto.

Resfriamento

Após alcançar o ponto desejado, retire a panela do fogo e deixe esfriar. Assim, o doce de leite vai continuar a engrossar à medida que resfria.

Como fazer um doce de leite caseiro?
O doce de leite cai bem com torradas. Imagem do Freepik

Quais cuidados tomar na hora de fazer doce de leite caseiro?

Para fazer um doce de leite caseiro de corte você não precisa se preocupar muito. No entanto, alguns detalhes não podem ser negligenciados, veja só:

  • use uma panela de fundo grosso;
  • mexa o doce o tempo inteiro;
  • controle bem a temperatura;
  • cuidado para não perder o ponto do doce.

Por que fazer doce de leite caseiro?

O doce de leite caseiro é uma receita é simples e leva apenas alguns minutos. Além disso, fazer esse doce em casa te garante algo mais saudável do que os produtos industrializados. 

Você pode servir ele como sobremesa em diversas ocasiões. Dessa forma, seguindo essa linha, confira também a receita de cheesecake de doce de leite.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

bolo banana

Bolo de Banana Fácil

pão de Queijo

Pão de Queijo de Tapioca