in ,

Galette de Banana e Maçã e Leite Condensado

Eu adoro esse aspecto rústico da Galette! Fica escandalosamente boa se servida com sorvete de creme, mas dessa vez me contive com o leite condensado derramado displicentemente por cima.
Receita fácil, mas que faz aquela presença!

Para a massa:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
3 colheres de sopa de açúcar;
1 pitadinha de sal;
2/3 xícara de manteiga sem sal gelada em cubinhos;
4 colheres de sopa de água gelada.
Misture os secos, some a manteiga em cubinhos e amasse com a ponta dos dedos até virar uma farofinha. Adicione a água gelada e amasse rapidamente para homogeneizar. Não sove demais a massa, só o suficiente para ficar uniforme. Envolva a massa em filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos.
Após o tempo de descanso da massa, abra-a com um rolo, sem se preocupar muito com o formato, mas tente deixar arredondada.
No recheio usei os ingredientes na seguinte ordem:
1 colher de creme de ricota (Tirolez);
Leite condensado;
Maçã fatiada com casca;
Açúcar e canela;
Banana em rodelas;
Mais açúcar e canela;
Leite condensado.
Por fim, faça dobras na massa, mantendo o recheio no centro. Leve ao forno pré-aquecido até dourar (cerca de 35 minutos). A receita pedia para pincelar gema de ovo, mas não usei. Liguei o grill do fogão por 8 minutos para dourar por cima. Posso dizer que é a minha torta doce preferida (pelo menos no momento)!
Tatiana Romano

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

42 Comments

  1. Oi, Tati!!! Acabei de fazer essa lindeza, mas a minha não ficou como a sua. Tive que abrir a massa com os dedos, porque não abriu com o rolo (estava grudando); quando coloquei para assar, o recheio escorreu. Que tristeza!!! Na sua opinião, o que pode ter dado errado??? Obrigada!! Beijos! fcD

  2. Tati, a minha ficou MUITO feia, acho que coloquei recheio de mais e meio que vazou o líquido de dentro…
    Mas vou te contar que ficou uma DELÍCIA!!!
    Foi motivo de piada aqui em casa, como era para ficar a receita e como ficou hehehehe.
    O que importa mesmo é o sabor né não?! E assim aproveitar as bananas que estavam ficando passadas…
    Beijos!

  3. Hmmmm, fiz outro dia e ficou maravilhosa!! A massa é mesmo frágil, achei que era porque tinha adicionado mais água que a receita e até por isso acabei deixando pra fazer no dia seguinte, ficou muito crocante!!! Com certeza vou fazer de novo 🙂

  4. Ficou realmente mto bom! Uma delícia. Recomendo de verdade. Só acrescento o cuidado de abrir a massa na forma em que ela vai ficar mesmo, pq a massinha é bem frágil.
    Obrigada pela receita!

  5. Acabei de colocar a primeira (dobrei a receita) no forno. Esiquei a massinha direto na fôrma em que assei…peguei uma forma grande (em relação ao tamanho da massa) e abri nela mesma, assim ñ corria o risco de quebrar como relatou a colega do comentário acima. Acho que vai ficar uma belezura! Fiz com margarina light, açúcar light e dispensei o lt condensado. Se der certo, na próxima vou trocar metade da farinha normal por farinha integral…vai ser sucesso!!

    Teu blog é incrível! Parabéns =D

  6. Tati! Resolvi pôr em prática hoje. Neste exato momento está na geladeira…só me parece um pouco mole…depois conto como ficou.

  7. Oi Tati, fiz essa receita, mas acho que errei em alguma coisa… a massa ficou muito mole e quando fui colovar na forma acabou quebrando. Mesmo assim coloquei no forno. O sabor da massa é muito bom e o recheio também ficou delicioso, pena que a aparencia não foi das melhores. Como sobrou muito creme de ricota, vou tentar fazer de novo! Se conseguir te mando uma fotinho!

    Beijos

  8. Oi Tati, fiz a galette e ficou muito bom, só que usei só maça, açucar, canela e passas, mas mesmo assim ficou muito bomm, adoro suas receitas, são muito gostosas e práticas. Beijos! Sucesso sempre!

  9. Tati do céu!!!!!!!
    Que delicia …daí é só fazer um café pra combinar com esse frio do cane aqui em Curitiba..rsrsrs

    bjs querida…sucesso!

  10. Oi Tatiana.

    Quero primeiro parabeniza-la pelo blog. Fico com agua na boca cada vez que entro por aqui, não sou muito de cozinhar mas gosto de ver suas receitas e ler os textos que voce escreve..rs
    Sabe que essa torta meu marido faz uma bem parecida, mas tudo a olho e da sua maneira. Mesmo assim ela fica deliciosaaaaa.

    Um beijo desde Barcelona- Espanha

    Katia

  11. Olá Gabriela
    Que bom que gostou do Blog!
    Infelizmente não poderei ajudá-la pois não conheço essa técnica. Eu tb congelo os caldos e tb não acho que o sabor fica igual ao fresco.
    Eu acabo recorrendo aos caldos em pó sem gordura por pura preguiça!
    Se você conseguir informações sobre desidratar os caldos compartilhe aqui que é uma coisa muito interessante!
    Bjs

  12. Olá!

    Em primeiro lugar, parabéns ao blog! Conheci-o ontem e já desbravei quase todas as páginas anteriores! Adorei mesmo!

    Gostaria de aproveitar o espaço, embora este seja um post sobre doces, de tirar uma dúvida que há tempos me acerca:

    existe algum meio de secar caldos (de carne, de frango…)? Já ouvi dizer sobre isso, mas nunca encontrei informações certas.. Minha vida é muito corrida e não é sempre que posso parar para fazer um caldo para usar em uma receita e não gosto dos industriais… e a tática de congelá-los em forminhas de gelo comigo não funciona, me parecem que ficam aguados…

    obrigada pela atenção e desculpe o possível uso indevido do espaço!

  13. Oi amiga, que receita maravilhosa, adorei, eu amo essa danada de fruta e td que é feito com banana, com certeza tem minha aprovação.

    Tati, passei também para lhe informar qe hoje seu blog foi o sorteado no culinaria dos amigos e uma de suas receitas foi selecionada e postada la. passa la amiga e confere.Parabens por fazer parte de daquele nosso espaço.

    Beijinhos e um lindo dia para voce.

  14. Nossa que receita maravilhosa esta, adoro banana, vou tentar fazer algum dia destes.
    Adorei conhecer seu blog e passei mais de 1 hora lendo suas receitas, adorei a receita de café cremoso e do mousse de morango, vou tentar fazer estes dias.
    Assinei seu feed e também sou seguidora do seu blog, não quero perder nenhuma receita hehehe.
    Sucessos!! Beijos

  15. Bom dia… acabei de te "descobrir" pelo twitter e vim conhecer seu blog… de cara me deparo com isso????? Que pecadoooooooo!!!!! Adorei ao quadrado… bjsss e parabéns!!!!!

  16. Menina, que coisa mais gostosa!
    Tô com umas maças dando sopa aqui em casa e já vou correr para comprar as bananas.
    Deve ser uma delícia!

    Bjs!

  17. Flá, esses tempos atrás todos os blogs que eu sigo sumiram e tive que adicionar tudo de novo. Então a medida que as pessoas iam comentando eu ia lembrando e incluindo. Tem vários que ainda não incluí, mas já estou te linkando!!!

    Quanto ao creme de leite de soja eu não usei ainda mas acho que pode substituir o creme de leite comum em qualquer receita!

    Eliana – Bjs!

  18. Oi Tati, que coisa mais interessante nunca vi essa receita deve ser muito boa mesmo vou tentar fazer depois te conto,como sua mãe diz, eeeta menina novidadeira! amei!!!!
    Bjim pro cê e um dia lindo!!
    Eliana tcm

  19. Bom dia!
    Isso é lindo ainda bem que meu pecado é chocolate rs…até hoje eu não fiz aquela sua receita de um bolo de chocolate maravilhoso.
    Tati vc já experimentou creme de leite de soja?Vc teria alguma receita que vai creme de leite para eu me aventurar com esse creme de leite rs…Comprei para experimentar esse creme !
    bjão

Talheres Divertidos

Bruschettas de Tomates Frescos, Parma e Alho Negro