Panceta (ou pancetta) é a barriga do porco, é o bacon sem estar defumado. Mas essa denominação muda conforme a região. O resultado final depende antes de qualquer coisa de comprar uma peça bonita, que seja bem carnuda. Quando eu encontro não penso duas vezes. Vocês não imaginam o sabor disso depois de assada! Geralmente ela vem em forma de manta, mas eu já comprei em pedaços. Como congelei em porções, não olhei na embalagem orginal qual era o peso, mas aqui tinha 6 pedaços grandes, mais que suficientes para 2 pessoas.
Eu temperei no dia anterior ao preparo com:
- 1 colher (sopa) de alho triturado;
- 1 colher (sopa) de melado de cana (pode ser mel);
- Suco de 1 limão (estava bem suculento);
- 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu);
- 1/2 colher (sopa) de páprica picante;
- 1 colher (sopa) de azeite;
- Sal e pimenta do reino (à gosto).
Coloquei a carne em um saco de celofane próprio para ir ao forno, joguei os temperos dentro, misturei bem e deixei na geladeira.
Um truque na hora de preparar carnes que estão na geladeira é tirar meia hora antes para não ir gelada para o forno ou panela, senão ela perde líquidos e fica seca.
Deixei no forno em 220ºC por 35 minutos, depois tirei do saquinho e deixe mais uns 30 minutos até o couro de cima ficar bem dourado. Sorte não ter feito uns 3 quilos senão eu comeria tudo!
Também já fiz panceta na brasa (na churrasqueira) com um temperinho mais simples, mas não menos gostoso, veja aqui http://www.panelaterapia.com/2012/09/panceta-na-brasa.html
Fiz essa panceta igualzinha à receita. Ficou divina!! Eu que não gosto de carne de porco, amei.!!
Já passou algumas vezes no esse ingrediente no Masterchef. Hoje no mercado encontrei uma peça linda. Comprei claro !!! E acho que encontrei a eleita certa. Vou fazer w depois digo se ficou bom. Valeu Tati!!!
Essa receita é simplesmente INCRÍVEL !!!
Em casa, amamos !!!
Poderia por gentileza passar como temperar bisteca de porco para assar na grelha, ou na churrasqueira com carvão. São mais ou menos 06 kg.
Pode temperar usando essa mesma receita de tempero, mas faça umas 6 vezes essa quantidade.
Oi Tati. Gostei muito desta receita, estou planejando fazê-la para poder abrir um vinho rosé que tenho guardado. Gostaria que me indicasse algum acompanhamento e uma sobremesa para esta receita. Um abraço. Adoro seu blog!
Victória é meio complicado indicar comida sem conhecer a pessoa porque a chance de errar é grande já que paladar é algo muito peculiar. Mas acompanhamento pode ser salada, legumes assados, um creme de milho, um purê… e sobremesa tem uma infinidade de possibilidades já que não precisa combinar. Tenho certeza que fuçando aí no blog vc vai achar o que procura. Boa sorte!!
Pra quem tiver dificuldade em encontrar o assa fácil, sugiro assar envolto em papel de alumínio e , depois da metade do tempo ou um pouco mais, tirar do alumínio e deixar pegar a cor.
Estou fazendo pela segunda vez e pelo jeito essa receita entrou na lista das preferidas aqui de casa.
Oi!! Eu só encontrei a pancetta enrroladinha, tem problema preparar ela assim??
Verifique apenas se ela é apenas a barriga enrolada porque algumas são defumadas e condimentadas, mas de qualquer forma são deliciosas
O Cintia, este saco vc acha em qualquer supermercado, é aquele de do Meu frango assado de uma marca famosa ai
Se eu não tiver esse saquinho de selofane, como posso fazer?
Aí complica, porque ela diretamente no forno fica meio dura. Tem gente que dá uma cozinhada antes e depois assa, mas nunca testei.
Cobre com papel alumínio!
gente ficou demais de bom
Tô fazendo a pacenta agora e o meu forno da pulando rsrsrsrs é normal????
Normalmente não fica pulando não, mas pode ser o couro pururucando 🙂
Meu Deus do céu!
Delícia! Muito convidativa a foto do post. Adoro barriga de porco! Parabéns pelo blog, bacana demais!
http://www.expressocanela.com.br
Hummmm que fome me deu agora…eu super quero provar =) beijos
chega a dar água na boca,!!
ArrasoArrasou como sempre Tati..bjs