in

Pão sem Sovar

pão caseiro

Quem tem preguiça de sovar pão, então se prepara para agradecer porque esse pão caseiro vai te alegrar o dia porque ele não precisa sovar!!!⁣⁣

O Pão sem sova

Se você não conhece, saiba que existem receitas de pão que não exigem o odiado processo de sova da massa, esses tipos de pão são conhecidos como “pão sem sova” ou “pão de fermentação rápida“.

A ideia dessas receitas é procurar simplificar o processo de preparação do pão eliminando então a etapa mais odiada por todos. A de amassar a massa por longos períodos.

Geralmente, os pães sem sova tem no modo de fazer momentos de mistura e de descanso da massa, aproveitando assim uma fermentação mais longa o que promove o desenvolvimento do sabor e da textura da massa.

Essa fermentação prolongada geralmente compensa a falta da sova tradicional, permitindo assim que a massa se desenvolva lentamente atingindo a consistência esperada.

pão sem sovar

Entendendo o processo lento

A fórmula básica de pão sem sova segue os seguintes passos:

  1. Mistura de Ingredientes que combina farinha, água, fermento, sal e outros ingredientes conforme a receita.
  2. Mistura Leve, os ingredientes são mexidos para virar uma massa apenas o suficiente para que os ingredientes se incorporem.
  3. Descanso e Fermentação, este é o momento chave em que a massa é coberta e descansa por um período que pode variar de algumas horas a uma noite inteira na geladeira.
  4. Modelagem e Segundo Descanso são essenciais após o período de descanso e fermentação pois a massa é modelada conforme desejada e novamente entra em descanso antes de assar.
  5. Assamento é idêntico ao processo tradicional, seguindo o pão para o forno conforme as instruções da receita.

Essas receitas se tornaram populares para aqueles que buscam métodos mais simples e rápidos de fazer pão em casa e também para quem tem pouco tempo disponível ou está começando a se aventurar na fabricação de pães.

A Minha Receita de Pão sem sova

Já antecipo que eu adoro receitas sem sova, fiz várias como o Pão de Abobrinha e até um Especial de Pães Caseiros, então já saiba que se essa receita não for a que você procura, aqui tem outras sugestões muito boas, então vamos à receita!

Ingredientes:⁣

– 360ml de Leite;⁣
– 2 col. (sopa) manteiga ou margarina sem sal;⁣
– 2 ovos;⁣
– 3 xic. (chá) farinha de trigo sem fermento;⁣
– 2 col. (sopa) açúcar;⁣
– 1 col. (sobremesa) de sal;⁣
– 1 col. (sopa) fermento biológico seco;⁣

Modo de Fazer

Aqueça o leite com a manteiga até que ela derreta, mas se ficar quente demais, espere esfriar para usar na receita. Mas atenção, tem que estar morno, se colocar muito quente estraga o fermento.⁣ Junte todos os ingredientes secos e faça uma cova no meio. e acrescente o ovo e os líquidos. Misture tudo.

Fica uma massa mole, feito as massas de bolo.⁣

Coloque essa massa para descansar por 30 minutos em local abafado, então depois de 30 minutos a massa vai dar uma leve crescida. Assim que você achar que cresceu bem, coloque em uma forma untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha. Uso a forma de bolo inglês, a minha mede 10 X 24cm, mas poderia ser um pouco maior, já que ele cresce muito acima dela.⁣

Preaqueça o forno 180ºC por 5 a 10 minutinhos então coloque a massa para assar. O tempo vai variar conforme a marca do forno, mas em geral é de 30 a 45 minutos (fique de olho e só abra o forno após 30 minutos para o pão não murchar).⁣

Mais idéias para o seu pão sem sovar

Se você quer experimentar outras receitas de pão sem sovar, te indico o pão de massa mole ou a minha playlist só com receitas testadas de pão caseiro, então deixo esse vídeo para te convidar a entrar no nosso canal:

Se você gostou não esquece de comentar, mas também compartilha com os amigos e se postar, não deixe de me marcar que eu adoro ver como ficou, faz e me conta!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

6 Comments

nhoque

Receita de Nhoque de Batata

Receita de almôndega

Receita de Almôndegas