in , ,

Polenta Cremosa com Costelinha

Para fazer esta receita eu temperei as costelinhas de porco um dia antes com o suco de 1 limão, sal, pimenta  do reino e muito alho triturado. 
Na hora do preparo eu deixei um canecão de água fervendo ao lado da panela (vocês já vão entender o porquê).

Refoguei uma cebola grande picada em azeite até ficar quase transparente, juntei os pedaços da costelinhas e fui dourando lentamente. Quando começou a pegar cor, eu somei 4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu), 2 colheres (sopa) de molho inglês, 2 colheres (sopa) de caldo de carne (usei o líquido industrializado, mas você pode usar 1 tablete ou 1 sachê se for em pó) e deixei pegar sabor. Quando começava a “pegar” no fundo da panela eu pingava um pouco daquela água fervendo, mexia e tampava a panela. Repeti essa operação umas 3 vezes até a carne ficar cozida e macia. Na última vez, coloquei um pouco mais de água e deixei apurar só uns minutinhos. Retirei as costelinhas de dentro do molho e reservei.
Completei o molho com um pouco mais de água até totalizar cerca de 1L, misturei 2/3 copo americano de fubá com 1/2 copo de água e juntei ao molho, mexendo até engrossar. Juntei um pouco mais de sal, pimenta e 3 colheres (sopa) de parmesão ralado.
Aqueci 100ml de molho barbecue (usei o industrializado da Hunt’s), juntei 1 colher (sopa) de mel e envolvi as costelinhas. Servi sobre a polenta! Uma indecência!
Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

14 Comments

  1. Hummmm… delícia… vou fazer amanhã… só que ao invés da polenta vou fazer canjiquinha… pedido do filhão… Abraço! Já comentei que achei o máximo uma seção de livros e filmes… agora descobri uma de divagações… mto bacana!
    Natal feliz pra vc. Que 2012 nos proporcione mais momentos de encontro e amizade.
    Abraço!

  2. Menina… que água na bocaaaa!!!

    Nossa! Costelinha de porco e polenta… fala se não é uma combinação dos deuses!!!

    Bjus

  3. Ei, Tatiana:

    Você salvou a hora, estava procurando que nem doido uma receita de polenta diferente pra fazer amanhã, e vc me vem com essta preciosidade! Bjo na alma!!

    Marcelo Baptista

Calda ou Molho de Frutas Vermelhas

Salada Especial de Agrião Orgânico