in ,

Como fazer bolo pão de ló?

Como fazer bolo pão de ló?

O bolo pão de ló é famoso pela sua textura e sabor inigualável. No entanto, muitas pessoas acreditam que essa receita é complexa. Então, confira aqui tudo o que você precisa saber para fazer esse prato de maneira prática e simples.

Como fazer bolo pão de ló?

Para fazer essa receita você vai precisar de ingredientes simples como a farinha de trigo e o fermento. Além disso, o método de preparo não exige nada muito complexo.

Uma curiosidade que muitos não sabem é que esse prato é originário da culinária portuguesa. Então, ele conquistou paladares ao redor do mundo e é uma base excelente para diversos tipos de sobremesas.

Como fazer bolo pão de ló?
Esse prato é muito prático de fazer no dia a dia. Imagem do site Receitas Nestlé

Ingredientes

Para a receita de bolo pão de ló, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de farinha de trigo peneirada;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • essência de baunilha a gosto (opcional).

Método de preparo

Agora que você tem todos os elementos em mãos, é hora de seguir o método de preparo. Portanto, siga o passo a passo abaixo.

Prepare os ingredientes

Separe as claras das gemas dos ovos. Além disso, certifique-se de que os ovos estão em temperatura ambiente. Afinal, isso facilita a incorporação de ar, essencial para a leveza do bolo.

Bata as claras

Em uma batedeira, bata as claras com uma pitada de sal até obter picos firmes. Assim, esse passo é importante, pois a incorporação de ar nas claras deixará o bolo pão de ló fofinho.

Adicione as gemas e o açúcar

Com a batedeira em velocidade média, adicione as gemas uma a uma. Então, bata bem após cada adição. Isso ajudará a manter a mistura areada e leve.

Ainda batendo, adicione o açúcar aos poucos. No entanto, não pare até obter uma mistura clara e fofa. Basta prestar atenção ao ponto certo, o resto a batedeira faz por você.

Adicione a farinha e a baunilha

Peneire a farinha e o fermento juntos e adicione à mistura de ovos e açúcar. Mas, faça isso com cuidado, usando uma espátula. Além disso, prefira movimentos de baixo para cima para não perder a aeração da massa.

Caso goste, coloque algumas gotas de essência de baunilha. Dessa forma, isso vai dar um aroma especial ao seu bolo pão de ló fofo.

Asse o bolo

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Em seguida, unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Despeje a massa de bolo pão de ló na forma e leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos.

Respeite o tempo, ou tire o bolo quando ele estiver dourado. Ainda mais, insira um palito no centro e, se ele sair limpo, está pronto.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar na forma por alguns minutos antes de desenformar. Uma dica é colocar ele em uma grade para esfriar por completo.

Como fazer bolo pão de ló?
Você pode servir esse bolo com vários acompanhamentos. Imagem do site CyberCook

Com o que servir o bolo pão de ló?

O bolo pão de ló simples é muito versátil, então, dá para servi-lo até sozinho. No entanto, confira algumas opções que vão torná-lo ainda mais saboroso.

Recheado e coberto

Use o bolo como base para bolos recheados. Assim, creme de confeiteiro, chantilly, ganache de chocolate, geleias e frutas frescas são ótimas opções de recheio. 

Cubra com a mesma cobertura ou com uma calda de sua preferência. Essa é uma maneira de deixar o bolo ainda mais incrível, tanto em aparência quanto em sabor.

Bolo de festa

Decore com glacê real, pasta americana ou frutas frescas. Dessa forma, você transforma o bolo pão de ló de liquidificador em algo perfeito para aniversários ou casamentos.

Acompanhamentos

Sirva o bolo com sorvete, creme de leite, uma xícara de chá ou café. Esses são acompanhamentos deliciosos, que costumam agradar à maioria das pessoas.

Vale a pena mesmo fazer bolo pão de ló?

Vale a pena fazer essa receita. Inclusive, muitas pessoas gostam de preparar um bolo pão de ló chocolate ou de outros sabores. Afinal, como você já percebeu, esse prato é muito versátil.

Dá para combinar vários recheios e coberturas. Com isso, ele fica perfeito para ser servido em inúmeras ocasiões. Ainda mais, confira outras vantagens dessa receita.

Facilidade no preparo

Essa é uma receita simples e rápida de preparar. Assim, com poucos ingredientes e passos, você faz um bolo delicioso.

Bolo leve ao paladar

Esse bolo se destaca por ser leve e esponjoso. Portanto, é uma opção menos pesada e calórica do que outros tipos de alimentos com massas mais densas e gordurosas.

Sabor sem igual

Ele tem um sabor clássico e elegante que agrada a todos. Dessa forma, é uma escolha segura para festas e eventos, pois combina com diversos tipos de sobremesas e bebidas.

No mais, não deixe de fazer o bolo pão de ló na sua casa. Por fim, explore mais receitas em nosso site, como a que te ensina a fazer um bolo de cenoura com chocolate perfeito.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Receita do bolo pega marido

Receita do bolo pega marido

Como fazer bauru de forno?

Como fazer bauru de forno?