in ,

Conheças as 5 melhores receitas de risoto

Conheças as 5 melhores receitas de risoto

As cinco melhores receitas de risoto são fáceis de fazer, possuem um sabor único e podem encantar os paladares mais exigentes. Desse modo, se é isso que você procura para realizar um almoço inesquecível, conheça cada uma delas. 

Quais são as melhores receitas de risoto? 

As melhores receitas de risoto são as de bacon, salmão, camarão, legumes e presunto de parma. Isso porque, elas conseguem ser clássicas e fáceis de fazer. Assim, se tornam perfeitas para quem ama o prato.

Para conseguir executar de forma perfeita, você deve sempre apostar em ingredientes frescos e seguir com precisão a quantidade informada. 

Inclusive, vale citar que todas elas levam duas xícaras de arroz arbóreo cru. Então, agora que você já sabe a base do salmão com risoto de limão-siciliano, veja como fazer.

Conheças as 5 melhores receitas de risoto
Após finalizadas as receitas de risoto, escolha um bom vinho para acompanhar as refeições. Imagem de Stefan Schauberger no Unsplash

1 – Risoto de bacon

Para fazer o risoto de bacon, você vai precisar de 30 gramas de manteiga e uma cebola média cortada em cubos. Além disso, será preciso investir em outros ingredientes, como:

  • 250 ml de vinho branco;
  • 150 gramas de bacon picado em cubos;
  • 1 caldo de legumes;
  • 1 litro de água quente;
  • 60 gramas de queijo parmesão ralado.

Para deixá-la ainda mais saborosa, você pode adicionar uma colher de requeijão e 60 gramas de queijo provolone. 

Quanto ao sal, ele sempre será conforme o seu gosto para todas as receitas. Inclusive, vale citar que nessa, como há queijo salgado é bom ir testando aos poucos.

2 – Risoto de salmão

Para preparar o risoto de salmão, separe seis filés da proteína e o suco de meio limão-siciliano. 

Mas, caso não tenha, você pode substituí-lo pelo clássico taiti. Além disso, separe 60 gramas de manteiga.

3 – Risoto de camarão

O primeiro passo para preparar o risoto de tomate confit com camarões é reservar 500 gramas deste fruto-do-mar fresco e limpo. 

Em relação ao tamanho, ele será conforme o seu gosto. Mas, vale citar que os menores pegam sabor com mais facilidade. Além disso, será preciso:

  • 1 cebola grande picada em cubos;
  • 1 receita de tomatinho confit sem a pele;
  • 5 gramas de cheiro verde;
  • 100 ml de vinho branco;
  • 1 litro e meio de água quente;
  • 250 gramas de queijo parmesão ralado;
  • salsa para polvilhar. 

O fruto-do-mar pode ser substituído pelo polvo. Desse modo, a entrega será parecida e você terá algo que se adequa ainda mais ao seu gosto. Inclusive, caso queira deixá-lo ainda mais cremoso, insira uma colher de requeijão. 

Conheças as 5 melhores receitas de risoto
As receitas de risoto podem conter salmão, bacon ou legumes. Imagem de Stefan Schauberger no Unsplash

4 – Risoto de legumes

O risoto de mignon com vegetais ou legumes leva um talo de alho-poró picado, 400g de filé mignon temperado cortado em cubos e um caldo industrializado.

Adicione também uma abobrinha em cubos e uma cenoura picada. Além disso, você pode adicionar 60 gramas de queijo parmesão ralado. 

5 – Risoto com presunto de parma

A versão de presunto de parma segue a mesma estrutura do preparo com bacon. Ou seja, na prática, só haverá a troca do embutido e ele não vai precisar ser refogado. Assim, há a opção de servi-lo cru ou grelhá-lo no forno. 

Conheças as 5 melhores receitas de risoto
As receitas de risoto de legumes conseguem ser simples e saborosas. Imagem de Luna Hu no Unsplash

Como fazer todas as receitas de risoto?

Apesar de levar ingredientes diferentes, a forma de preparar todas as receitas de risoto é padrão. Desse modo, você terá que começar sempre refogando a proteína e os legumes com a manteiga. 

Depois disso, será preciso:

  1. Reservar o que foi refogado;
  2. Na mesma panela, adicionar o arroz e o vinho;
  3. Refogar tudo por dois minutos;
  4. Dissolver o caldo na água já aquecida;
  5. Mexer até que o arroz fique macio.

O último passo será despejar o arroz no prato e acionar a proteína ou legume por cima. Além disso, caso a sua receita leve queijo, lembre-se de misturá-lo ainda na panela de forma delicada. 

Ao executar qualquer uma das receitas, você vai conseguir degustar pratos com sabores únicos, que combinam muito bem com um vinho tinto seco. Desse modo, eles são ótimos para vários tipos de jantares refinados.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

sacole

Sacolé, Geladinho, Chup-chup…

sorvete de manga

Sorvete Caseiro de Manga