in , , ,

Risoto Básico

Eu já fiz várias receitas de risoto aqui no blog! É um prato único, fácil de fazer e muito saboroso. Porém, se você resolver servir acompanhado de uma carne mais elaborada, ou que seja acompanhada de legumes por exemplo, o risoto simples é o mais indicado para não “brigar” com os outros sabores.

Essa receita  também serve como uma “base”, pois acrescentando outros ingredientes pode se fazer milhares de risotos com ela. Para os iniciantes na cozinha é um bom prato para impressionar.

Ingredientes:
1/2 cebola picada
3 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de arroz arbório
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
3 xícara(s) (chá) de água fervente com 2 tablete(s) de caldo de legumes dissolvidos (ou a mesma quantidade de caldo caseiro)
1/2 xícara de parmesão ralado
Pimenta do reino (prefiro usar a pimenta branca)
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga

Coloque a água para ferver e dissolva nela os tabletes de caldo de legumes. Depois que ferver, desligue e mantenha a panela com água ao lado da panela em que fará o risoto. Mas claro, se usar caldo caseiro é mais saudável e mais gostoso.

Aqueça o azeite e refogue a cebola em fogo baixo até ficar transparente. Junte o arroz e misture bem. Some o vinho branco, mexa e mantenha no fogo baixo até que ele quase seque.

Pegue uma concha do caldo de legumes e junte ao arroz. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo, quando estiver quase secando, repita a operação (sempre em fogo baixo), até que o arroz fique macio.

Desligue o fogo, junte o parmesão, a manteiga e polvilhe um pouco de pimenta. Gosto de servir regado com um bom azeite e polvilhado com orégano e/ou tomilho.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 2 Média: 4.5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

30 Comments

Notícias do tomate II

A Iniciação