in , ,

Rosbife

Rosbife, ou em inglês “roast beef ” nada mais é do que uma carne assada que fica bem passada nas bordas e com o centro mal passado. Outra característica do Rosbife é que as fatias devem ser cortadas o mais fino possível. Como não tenho cortador de frios o marido se empenha na amolação da faca e vai assim mesmo.

Para fazer o Rosbife escolha uma carne que tenha a mesma espessura do início ao fim. Pode ser filé mignon, lagarto, ou outra carne, desde que tenha formato uniforme. Ele pode ser degustado frio em sanduíches ou quente com molho de sua preferência.

Ingredientes:
Eu usei um lagarto de 1/2kg (porque aqui somos só 2 pessoas). Fiz uma marinada com 1 cálice vinho tinto, 2 dentes de alho espremidos, 1 colher de sopa de mostarda, 4 colheres de sopa de molho de soja (shoyu), sal e pimenta do reino moída na hora. Deixei descansar por 4 horas (você pode temperar à sua maneira).

Preparo:
Tire o lagarto da geladeira e deixe por 20 minutos em temperatura ambiente.
Ligue o forno em 200º para ir esquentando enquanto você “sela” a carne no fogão.

Aqueça azeite (usei azeite de alho frito da Borges) ou manteiga (ou ambos) o suficiente para cobrir o fundo da panela. É importante usar uma panela de fundo grosso para não grudar ou queimar. Coloque a carne na panela e deixe semi tampada. Vá virando até que todos os lados estejam bem passados (pode até dar uma queimadinha de leve). Esse processo leva cerca de 10 minutos para dourar todos os lados da carne.

Retire a carne da panela e leve ao forno. No meu forno 20 minutos fica no ponto que eu gosto (levemente rosado), o ponto que o marido gosta é “boi berrando”, então deixei somente 12 minutos.
Retire do forno e deixe a carne esfriar para conseguir cortá-la bem fina. Se fizer um dia antes e deixar na geladeira será muito mais fácil.

Dica para a galera “light”: Filé Mignon fica mais gostoso, mais lagarto é mais barato e muito mais magro e também fica muito bom! Experimentem fazer um sanduba com alface e creme azedo (creme de ricota com suco de limão e sal). Fica delicioso!!!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

26 Comments

Mousse de Limão Siciliano com Chocolate Branco

Capeletti Caseiro