in ,

Sonho de Bisnaguinha

Quando a Flávia, mãe da Julinha, minha afilhada disse que comeu um sonho delicioso feito com bisnaguinha (aquelas de pacote que a gente compra no supermercado) minha vontade era sair correndo da pizzaria e ir para casa fazer hahahaha.

Gente que maravilha de receita!!! Não fica devendo nada para o sonho tradicional e você pula aquela etapa de ter que preparar a massa, sovar, deixar crescer, etc, etc.


Primeiro você faz o creme que vai no meio para ele ficar esfriando enquanto prepara o resto. Confira os ingredientes (dá para rechear umas 20 unidades):

  • 3 gemas
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 350 ml de leite
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou margarina
  • 2 colheres (café) de essência de baunilha

Misture as gemas (de preferência sem a pelinha) com o amido de milho e um pouco do leite (só para ajudar a dissolver o amido). Misture bem e reserve. Um fouet (batedor de arame) ajuda muito nesta etapa.

Leve ao fogo o restante do leite, o açúcar e a manteiga. Quando levantar fervura desligue e junte a mistura de gemas, mexa bem. Agora acenda novamente o fogo baixo e mexa até engrossar. Fora do fogo acrescente a baunilha.

Deixe esfriar (geladeira ou freezer) para a próxima etapa.

Com o creme frio, frite as bisnaguinhas uma a uma. Devido ao formato ela tem a tendência a ficar rodopiando no óleo e vc precisará de uma escumadeira para conseguir afundá-la e fritar por igual, por isso tem que ser uma a uma. O óleo não pode estar muito quente senão ela fica pretinha rapidamente.


Escorra as bisnaguinhas em papel toalha e passe no açúcar de confeiteiro (pode ser o comum também).Corte ao meio e recheie com o creme!

Antes que vocês comecem a perguntar se pode ser assada, feita na airfryer, etc eu já adianto: vai virar uma torrada que não vai se parecer em nada com sonho, então se você quer uma receita light é melhor encontrar outra, essa não é a adequada. É tipo assar coxinha, manja? Prefiro comer 1 coxinha no ano mas que ela seja frita do que comer uma assada todo dia, mas é minha opinião apenas OK.

E gente, isso é bom demais!!!!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

35 Comments

    • Deve ter ficado sem gosto pq vc colocou pouco açúcar, e pouco essência de baunilha, coloca um pouco mais no creme q da o ponto gostoso, mas a ideia da receita é fazer o creme mais suave pq vc vai mergulhar a bisnaga no açúcar… bjs

  1. Eu faço com recheio de doce de leite. Coloco a lata de leite condensado fechada em água na panela de pressão e deixo por 30 / 40 minutos. Espero esfriar e recheio as bisnaguinhas fritas.

  2. Fiz essa receita com o pão de ovos da Panco (Egg Sponge), ficou muito bom!
    Na verdade era para esse pão virar hambúrguer, compraram errado e esse pão é doce, aí lembrei dessa receita e para não estragar fiz os sonhos, deu super certo!!!

  3. Tati obrigada pela receita a minha família amou, já fiz umas três vezes e o pessoal em casa gostou tanto que perguntou se não dava pra fazer maior, aí tive a idéia de fritar o pão para hambúrguer e não é que ficou igual ao de padaria. O pessoal já quer que faça de novo kkk.

  4. Cozinhar não é meu ponto positivo. Dispenso muito tempo, me enrolo todo e fico preocupado com a opinião de quem vai comer. Porém, as coisas estão mudando depois que descobri Panelaterapia. Receitas práticas, rápidas, ingredientes fáceis de encontrar e a aprovação é geral. Esse sonho de bisnaguinha tem um sabor incrível e me trouxe lembranças da minha infância. Confesso que gosto mais do canal no YouTube e ver o passo-a-passo. Você é genial, admirável e está de parabéns pelo seu trabalho. Estou sempre de olho pra não perder um lance.

  5. Fiz e achei a receita delícia. Gostaria de parabeniza-la pelo blog e agradecer pelo carinho e dedicação em fazer tudo isso.
    Confesso q não sou uma cozinheira de mão cheia mas seu blog me inspirou a experimentar e fazer um caderninho com essas receitas, que deram certo e que foram aprovadas, para deixar com todo amor e uma lembrança agradável e gostosa a minhas filhas no futuro. Obrigada

  6. Que ideia maravilhosa, Tati! Ótima ideia para um café da manhã superespecial e fácil de dia dos namorados. ♥ Moro no RS e aqui encontramos, às vezes, sonho de goiabada. É maravilhoso também. Beijos.

  7. Tati, você é espetacular, e esse comentário da coxinha foi de arrasar, idem, prefiro uma frita por ano, adoro sonho, e essa vou testar com certeza. Ah, comprei seu livro, e estou em um relacionamento sério com ele, kkkk.. Ah, e também sou de Sorocaba, mas moro em Sampa. Bjs

  8. Tatiana, é muita maldade essa receita! Depois que li não tem como não fazer!!! Correndo pro mercado comprar bisnaguinhas! kkkkkk Mas acho que farei com doce de leite, que é meu sonho preferido! 😉

  9. Gente que coisa maravilhosa…ideia de genio! Nos que moramos fora do Brasil é tão dificil comer coisas simples da nossa terra…agora depois dessa dica…facilitou a vida…rsrsrs. Otimo trabalho Tatiana!

  10. Adorei, Tati! Uma ótima sugestão! E manjei totalmente esse lance de assar e quem nunca cometeu uma gulodice que atire a primeira pedra! E vamos combinar, essas gulodices são as melhores! rs

    Bjs e bom dia! =)

  11. Eu amo sonho! Mas aqui em Minas ele não é tão popular e claro que tem a versao doce de leite ne? Neste caso o unico trabalho é fritar a bisnaguinhas rsrsrs

  12. Estou ba-ban-do!
    Por aqui a gente sempre acha sonhos com doce de leite também – já tô mirabolando ideias pra experimentar!
    Ah! Fiz o cuzcuz ontem a noite e foi um sucesso!
    Como sempre, vc arrasando né, Tati!?
    Parabéns pelo trabalho – Me inspira!
    Bj ♥

Cuscuz de Camarão

Espaguete Alho e Óleo