Arroz Doce Brûlée

Essa receita começa com um arroz doce que de tão cremoso parece uma mousse! Mentalize um doce que parece uma nuvem! Sensacional! Para reproduzi-lo  você vai aquecer 1,5 litros de leite. Assim que ferver, desligue o fogo.
Em uma panela, de preferência de fundo grosso, adicione 1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli, 1 xícara do leite que você ferveu, 1 pau de canela (grande), casquinha de meio limão (não é ralada é tirada na faca, como se estivesse descascando o limão, vira uma espiral), 2 cravos da índia e 4 colheres (sopa) de açúcar.


Mantenha em fogo baixo mexendo sem parar, é o mesmo procedimento do risotto. Você vai mexendo até o leite ir secando, quando reduzir bem, adicione outra xícara do leite fervido, e vai repetindo este procedimento até o arroz estar totalmente cozido. Tenha paciência porque leva de 30 a 45 minutos (mais ou menos).
arroz_doce_

Quando o arroz estiver cozido (experimente), provavelmente irá sobrar 1 xícara do leite fervido. Desligue o fogo, retire a canela, a casca do limão e os cravos,  adicione essa xícara de leite que sobrou e 1/2 caixinha (ou lata) de leite condensado. Misture, tampe a panela e deixe descansar por 15 minutos.Coloque em um recipiente e leve à geladeira. Está prontinho para ser consumido. Se quiser, pode polvilhar canela.

Para fazer a casquinha que dá a característica Brûlée, basta polvilhar açúcar e usar o maçarico. Sem dúvida a melhor receita de arroz doce que já fiz! Ai ai, eu acho que tem sabor de nuvem!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes