Pão de Aveia e Mel

Esse pão é uma delícia, além de ser saudável também! A receita é do livrinho da máquina de fazer pão que eu usei apenas para bater e crescer a massa, pois assei no forno convencional na forma de bolo inglês. Quem não tem a máquina dá para fazer tranquilamente, mamãe fez na casa dela (sem máquina) e ficou ótimo.

– O “copo” citado nos ingredientes acima tem 220ml

Para quem vai fazer na máquina é só colocar os ingredientes na ordem acima, escolher o ciclo integral, esperar bater e crescer. Após esse processo é retirar a massa da máquina, enrolar ou colocar na forma e levar para assar. Fiz um na forma de bolo inglês (esse da foto) e um menor enrolado.

Quem vai fazer da maneira convencional é a mesma coisa. Misture os ingredientes (que devem estar em temperatura ambiente), deixe a massa crescer até dobrar de volume, modele os os pães, deixe descansar por mais 40 minutos e leve para assar.

Dica: para a massa crescer bem, ligue seu forno por 15 segundos na temperatura máxima, desligue e coloque a massa coberta com um pano (ou os pães já enrolados) para crescer dentro dele. Cêis tão ligados que massa não curte tomar vento né? Quanto mais abafado melhor!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

24 Comentários

  1. Eu fiz e ficou muito gostoso! Só acrescentei mais 1 colher de mel, pois 2 achei muito pouco!

    http://www.amabilymuller.com.br

  2. Tati, não consegui esperar a sua resposta sobre se tem ou não ovo, e fiz ele ontem mesmo assim. Ele ficou saboroso, porém não cresceu muito. Ficou meio que um baguete. Deram dois de uns 15 cm mais ou menos. Ficou fofinho por dentro e casquinha por fora. Ficou bem legal, gostei do resultado. E o meu esposo tb!
    Da proxima vou colocar nas forminhas de pão, pra ver se cresce mais pra cima hehehe, Obrigada por compartilhar conosco, eu aprovei muito esse pão!

  3. Tati, é isso mesmo? nao tem ovo? Que lindoo seu pão. Quero muito testar essa receita, meu marido só come pão integral, quero muito fazer!

  4. Greice disse:

    Que lindo o seu pão! Eu tenho essa mesma panificadora e todos os meus pães com farinha branca ficam excelentes! Agora todos os que eu já testei com farinha integral ficaram horríveis, super massudos!! Por que será? Alguma ideia!

  5. Giórgia disse:

    Tati! O meu pão tá no forno agora! É o primeiro pão que faço na vida! =) Muita emoção!…rs…fiz sem máquina mesmo, na cara e na coragem..rs..só fiquei com uma dúvida: posso aumentar a quantidade de mel? Você saberia me dizer se ia interferir em algo além do sabor?

    PS: Amo o Panela!

    Beijo!

    http://www.dicasmulher.blogspot.com.br

  6. Jade, é uma farinha que vem com fermento.
    Eu fiz com a comum mesmo.
    Bjs

  7. chococate disse:

    Olá Tati!!
    Vou experimentar esse pão com certeza!! Maravilhoso!!
    Para Janaina: Faço essa receita e fica perfeito:
    Medidas da máquina da britania: 4 copos rasos de farinha de trigo (faltando um dedinho para completar o copo); quebro um ovo no copo e completo com leite e depois adiciono mais 1/3 de copo de leite; 2 colheres de sopa de margarina culinária ou manteiga normal; 2 colheres de sopa de açucar; 1 e 1/2 colher de café de sal; 2 colheres de café de fermento seco para pão. Coloco primeiros os ingredientes líquidos, depois a farinha e por último cavo um buraquinho na farinha e coloco o fermento. Uso ciclo sanduiche com casca clara. Tiro sempre 15 minutos antes de completar o ciclo. Espero que dê certo!! Qualquer coisa me escreve: [email protected]. Beijão

  8. Janayna disse:

    VALEU, VOU TENTAR DE – NO – VO, rsrsrsrsr
    Te mando a foto e obg a dica do açúcar da minhamaquinadepao

  9. Jade Magave disse:

    Moro na Hungria e ainda não descobri o equivalente aqui ao Trigo ESpecial? Posso usar o comum?

  10. Hummm que de lícia deve ter ficado. Vou testar na minha máquina. E se puder ajudar Janayna, coloque um pouco mais de açúcar na sua receita que seu pão ficará mais moreninho… Bjos

  11. Janayna: vixe, como vou te ajudar? Só fiz 2 receitas e ambas deram certinho. Minha sugestão principal: leia o manual de cabo a rabo e tem umas dicas tipo colocar os ingredientes em temperatura ambiente e na ordem que a receita recomenda. O fermento é sempre o último, não deve ter contato com a água.
    Infelizmente não sei mais como ajudar… boa sorte!

  12. Janayna disse:

    Oi Tatiana
    Me ajuda a usar a máquina de pão, rsrsrssr
    comprei uma ontem , já fiz 2 receitas e eles não ficaram legal(1 foi o francês e o outro foi o doce), não cresceram bem, ficaram sem cor, sei lá,não acertei ainda,…….help.

  13. Valeu a dica cacau, vou tentar na próxima!
    Bjs

  14. Cacau disse:

    Esse pão é mesmo uma delícia. Em casa como não gosto de usar margarina substituo o copo de água por iogurte natural (1 copo de iogurte + 1/3 do copo de água morninha) e uma colher de azeite de oliva. Fica bem macio e não fica gosto do azeite.

    E sobre a dúvida da Carol Prince, no começo eu assava bastante o pão na máquina, até que enjoei do formato. Mas a máquina assa perfeitamente. Pra falar a verdade eu demorei a acertar o ponto no forno … tive que reaprender, uma vez que a máquina faz isso com perfeição 😉

    Um beijão e obrigada por compartilhar!

  15. Tania disse:

    Uma fotografia lindissima, de um pão que deve fiar bastante apetitoso. Nos dias de chuva, em casa.. e o pão quentinh.. hmm 😀 Bom domingo *

  16. Este pão de aveia está fantástico, parabéns!
    Beijinhos,
    Feliz ano 2012
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

  17. Está com uma cara optima!!! =)

    Amamos opções light!! 😉

    Visite meu cantinho em http://missaoemforma.blogspot.com/

    Obrigada e um bom final de semana!=)

  18. Carol, eu só fiz 2 pães até hoje usando a máquina, e esse segundo eu não assei nela. Não tenho grande conhecimento de causa mas gostei bastante e ouvi boas recomendações.
    Bjs

  19. Carol Prince disse:

    Tati, o pão fica diferente assadi no forno e na máquina?

    To pensando em comprar uma!

    Beijos!

  20. Tatiana,
    A receita que eu tenho é diferente na aparência o pão fica escuro, a sua parece mais simples.
    Bom final de semana,
    Vânia

  21. Paulinha disse:

    Adoro as receitas light! Vou tentar fazer sem maquina.
    Bjs

Deixe uma resposta