in , ,

Como fazer bolinho de chuva?

bolinho-de-chuva

O bolinho de chuva é uma receita simples e deliciosa que você pode degustar a qualquer hora do dia e em todo lugar. Afinal, o quitute não deixa a desejar em nada quando é bem feito, então conheça mais sobre essa iguaria popular brasileira.

O que é o bolinho de chuva?

O bolinho de chuva nada mais é do que um dos quitutes mais famosos e tradicionais da culinária do Brasil, além de muito delicioso. A princípio, o seu consumo é muito comum em datas especiais, como as festas juninas.

Essa receita de bolo de chuva trata-se de porções pequenas de bolas de massa frita que, em geral, envolvem camadas de açúcar e canela.

Ou seja, é simples de preparar e qualquer pessoa pode fazer na sua casa, basta contar com os ingredientes certos.

Uma curiosidade sobre esse bolinho é que ele é capaz de despertar a memória afetiva. Afinal, fez parte da infância muitos brasileiros quando eram crianças, sendo um doce presente em festas, aniversários e épocas juninas.

A receita em si é bem simples de preparar, todavia, há quem goste de adicionar outros itens para deixá-la ainda mais saborosa.

No entanto, isso é algo que vai depender da preferência pessoal de cada um, pois nem todo mundo aprecia os mesmos ingredientes.

Como fazer bolinho de chuva?
O bolinho de chuva é um quitute tradicional da culinária brasileira. Imagem do Freepik

Como fazer bolinho de chuva redondo?

Muita gente me pergunta como faz para o bolinho de chuva ficar redondinho. O que dá o formato é a maneira como você coloca ele no óleo quente.

Se a massa está mais firme, com mais farinha você consegue. Assim, usando duas colheres, empurre um montinho para dentro do óleo que acaba ficando bem redondinho.

Se a massa estiver mais mole, por outro lado, quando você “pingá-la” no óleo, formará alguns “fios” que ficarão presos à colher e ele fica meio disforme.

Os meus ficam no meio-termo. Já que, não gosto de colocar muita farinha, gosto dele mais macio, então, ficam umas “perninhas”, o que eu particularmente gosto, acho lúdico encontrar formatos de bichinhos.

Mas, chega de papo furado e bora aprender a receita:

  • 1 ovo;
  • 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó (fermento comum de bolo).

É só misturar tudo até formar uma massinha e com o auxílio de 2 colheres ir pingando no óleo quente.

Depois é só retirar do óleo e polvilhar açúcar com canela (ou só açúcar se preferir). Se vc quiser ver como faço os meus bolinhos é só apertar o play.

Se quiser se inscrever no nosso canal de vídeos é uma maneira de dizer que você aprecia e valoriza nosso conteúdo. Não custa nadinha, só um clique

Quais são as variações do bolinho de chuva?

A partir do bolinho de chuva há muitas outras variações que são igualmente saborosas, como o sonho.

Em síntese, esse quitute tem uma textura mais leve, bem como fofa, que vem com recheio de creme de leite, geleia, entre outros.

Também é possível adicionar outros itens culinários a sua receita, por exemplo, o açúcar mascavo, coco ralado, cardamomo e mais especiarias.

Além disso, você pode misturar a massa que irá fritar com ingredientes como:

  • pedaços de maçã;
  • cacau em pó;
  • purê de abóbora;
  • raspas de limão;
  • aveia.

Isso tudo dará um sabor especial para a sua receita de bolinho frito e que pode deixar o seu paladar bem aguçado. No entanto, é importante frisar que tudo vai depender do seu gosto pessoal.

Quais são os acompanhamentos ideais para o bolinho de chuva?

A receita do bolinho de chuva é versátil e eles podem ser servidos junto de uma vasta opção de bebidas e complementos que realçam seu sabor. Por exemplo, veja a seguir o que pode cair muito bem com a iguaria.

Como servir esse bolinho?

Você pode servir o bolinho com vários acompanhamentos, como um simples chá ou café, bem como sucos de sua preferência. Além disso, adicionar frutas frescas é uma boa forma de degustar o seu quitute.

Bebidas quentes

O amargor do café contrasta de forma perfeita com a doçura dos bolinhos de chuva, o que ajuda a criar uma combinação irresistível. Da mesma forma, ele também combina com chás de ervas, como:

  • camomila;
  • endro;
  • hortelã.

Isso porque, essas bebidas oferecem uma sensação de conforto e harmonia quando saboreados junto aos bolinhos.

Chocolate quente

Em dias mais frios, o chocolate quente é a escolha ideal para acompanhar os bolinhos, pois adicionam uma camada extra de sabor, que completa a massa dos bolos. Contudo, os intolerantes a lactose devem ter cuidado ao consumir essa mistura.

Leite condensado ou doce de leite

Para um toque ainda mais doce, você pode mergulhar os bolinhos em leite condensado ou doce de leite, para um sabor simplesmente divino. Assim, é possível fazer uma combinação de doces perfeita.

Como fazer bolinho de chuva?
O bolinho de chuva pode ser servido com café e chás ou com algo doce, como chocolate quente e leite condensado, por exemplo. Imagem de Freepik

Por que fazer bolinho de chuva em casa?

Os ingredientes do bolinho de chuva são básicos e estão, em geral, presentes na maioria das cozinhas. Isso porque, a farinha, ovos, açúcar, leite e fermento são tudo que você precisa.

Além disso, em média, o preparo dos bolinhos leva cerca de 30 minutos, desde a mistura dos ingredientes até a fritura.

Este doce simples traz consigo uma sensação de conforto e nostalgia, o que pode te fazer lembrar dos cuidados familiares e dos dias tranquilos da infância.

Saboreie com pessoas próximas

Reunir a família para saborear bolinhos de chuva é uma excelente maneira de fortalecer os laços e criar memórias duradouras. Da mesma forma, em encontros informais, eles são uma escolha prática e deliciosa que agrada a todos.

Por fim, as crianças adoram ajudar no preparo e, claro, comer os bolinhos quentinhos, o que torna a experiência divertida e educativa.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 20 Média: 3.6]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

116 Comments

Veja como fazer pão sem glúten

Veja como fazer pão sem glúten

Aprenda a fazer doce de buriti

Aprenda a fazer doce de buriti