Pão de Queijo de Frigideira

Essa semana eu tô toda trabalhada no pão de queijo! Recebi duas receitas por e-mail que fiquei doida para fazer. Uma da Flávia que mora em Dubai (que em breve vou publicar no Panela do leitor) e outra da Jéssica, de Campinas, que é a receita de hoje.

O gosto é igual ao do pão de queijo tradicional, porém depois que sai da frigideira ele murcha e fica tipo uma panquequinha. Dá para fazer maior e usar como um pão (tipo pão sírio) ou rechear. Adorei! Eu comi assim, simples mesmo! Delícia e bem fácil de fazer ó:

Ingredientes
1 e 1/2 xícara de polvilho azedo
1 colher (sopa) leite em pó
50 g queijo ralado (meia cura ou parmesão)
1 colher (café) cheia de sal
1 colher (café)  de fermento em pó
1 ovo
100 ml de água em temperatura ambiente.

Misture os ingredientes secos: polvilho, leite em pó, queijo, sal e fermento. Bata o ovo com um garfo e misture a água. Adicione os líquidos aos seco e misture bem.

Aqueça uma frigideira antiaderente e com uma colher vá “pingando” a massa para fazer os discos ou coloque uma quantidade maior para fazer apenas um. Não é necessário untar. Mantenha em fogo baixo e vire quando o lado que estiver em contato com a frigideira dourar.

Rende bastante, umas 18 unidades (fiz 3 de cada vez na mesma frigideira).

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

81 Comentários

  1. Maria Luiza disse:

    Muito bom! Gratidão por compartilhar esta receita conosco!

  2. Ana disse:

    Acabei de fazer e ficou uma delícia. Só não ficou tão bonitinhos como os seus… rsrs… Precisei colocar um pouco mais de água.

  3. Já fiz várias vezes. Aprovadíssimo!

  4. solange disse:

    Oi…to doida pra fazer hj rsss mas to sem o leite em pó.
    Posso substituir por leite líquido.?
    Se sim qual a quantidade? ???

  5. Liu Oliveira disse:

    há algum tempo encontrei esta receita que me chamou a atenção e separei.. Hoje, último café da manhã com meu filho, queria algo especial, uma novidade pra dar um toque na refeição, que o fizesse se lembrar de casa com saudade de sentar junto, ler a Palavra, Orar e se deliciar com algo novo … Eu preparei o PÃO de QUEIJO de frigideira… ele amou e bocês precisavam vê-lo saboreando cada mordida.. tudo que meu coração pedia… uma despedida saborosa para a memória afetiva de meu filho, que foi pra universidade mas retorna brevemente! Já estou com saudades e terei muitas oportunidades de, em parceria com PANELATERAPIA, demonstrar para minha familia meu grande amor!!! Grata por compartilhar comigo essa arte muito prazerosa

  6. Cinthia disse:

    Nota 10. Acabamos de fazer. Bjs

  7. Cinthia disse:

    Bom dia Fátima. Vc pode se possivel, por favor, me enviar a sua de liquidificador? Os meus filhos sempre estragam as minhas frigideiras anti aderente…rsrs… já agradeço. Um abraço!

  8. Aprovada esta receita nota 10 gostei muito e o mais importante prática e saborosa, parabéns………..

  9. Ficou uma delícia. Acrescentei bacon vegetal e ficou ótimo. Queria saber quantas calorias tem! Obrigada.

  10. Lia Pizzello disse:

    Aqui em cass fez sucesso, todos amaram!!!

  11. […] Nota: Se deixar a massa repousar uns 15 a 20 minutos ficará mais consistente o que permitirá obter panquecas mais altas e fofas. Contudo, se a utilizar de imediato e as panquecas ficarem mais finas não influenciará no resultado final ou seja o sabor permanecerá o mesmo.A receita foi adaptada daqui. […]

  12. Amei a ideia, pensei e fazer alguns recheios e por por cima, como canapés, e servir na festa junina que fazemos todo ano na minha família, acho que vão gostar!

  13. Ivanilde disse:

    No lugar da agua coloquei requeijão ficou muito bom

  14. Karin disse:

    Diferenças entre polvilho doce e azedo.
    Fabricação do doce: ralar mandioca, separar a farinha de mandioca da goma (água+polvilho), decantar a goma separando líquido do polvilho, secar polvilho ao sol.
    Fabricação do azedo: mesmo processo até a fase de separação da farinha e da goma. Neste ponto a goma fica dentro de água fermentando por certo período até atingir grau de acidez de 5%.
    Na preparação de pães, biscoitos: o polvilho azedo tem a propriedade de se expandir (como se fosse composto de fermento), e deixa os alimentos com textura mais crespa. Exemplo de alimento feito com o polvilho azedo: o biscoito de polvilho que parece feito de bolhas. Já os alimentos feitos com o polvilho doce não crescem tanto, ficam com uma textura mais lisa e macia, e podem ficar com cor mais escura.
    Não sei de diferença no sabor, algumas pessoas podem perceber esta diferença. Espero ter ajudado a esclarecer as diferenças.

  15. Tati disse:

    Fiz a receita na omeleteira e ficou perfeito!
    Aqui o registro: https://instagram.com/p/1ZG1VHvfdS/?taken-by=tatibpereira

  16. mai disse:

    Tati posso fazer com o polvilho doce?Prefiro o polvilho doce para pão de queijo o azedo tem gosto forte e acho que o pão de queijo fica seco.Aqui em Minas não ficamos sem pão de queijo no freezer é bom demais quero testar esse de frigideira.

  17. Tati! Qual o tamanho da xícara usada? Acabei de fazer com medida de 240ml e a água não foi suficiente, tive que dobrar!! Ai amoleceu e ficou bom mas talvez se a xícara usada fosse menor o gosto de queijo ficaria mais acentuado!

  18. Aline Munhos disse:

    Oi Tati! Que receita perfeita!!! Fiz no final de semana com o meu marido e ele adorou!!! Fica realmente muito bom, fomos fazendo e comendo. Maridão ainda deu várias ideias que colocamos em prática na hora de fazer. Fizemos a massa com queijo provolone, fica bem saboroso… recomendo! E conforme íamos colocando as colheradas na frigideira, acrescentamos molho de pimenta, em alguns, ervas finas em outros, cebola desidratada, ketchup, mostarda e assim criamos vários sabores para o pão de queijo. E o resultado? Impressionou e muito, fica muitíssimo gostoso!!! Valeu pela receita Tati, obrigada por compartilhar conosco!!! Bjsss

  19. Adorei vou fazer hoje hehe

  20. Katarina disse:

    Acabei de fazer, uma delicia!
    Posso guardar a massa na geladeira até amanha de manhã?

  21. ah não me conformo!fiz td certinho inclusive acrescentando mais agua pra dar um ponto melhor mas ficou horrível!cru e esfarelando por dentro!!!mesmo a massa ter ficado igual de panqueca depois de pronto ficou mto ruim..joguei tudo fora.. :/

  22. Paty Blum disse:

    Parece muito apetitoso… pena que leva lactose… eu não posso comer… 🙁

  23. ju thomaz disse:

    Eu não muito(nada) chegada em cozinhar,assar,etc. Mas essa receita vou,com certeza, tentar fazer. Muito legal teu blog!

  24. divas disse:

    Eu fiz adorei substitui o leite em pó por leite desnatado e fiquei feliz pq a muito tempo não comia pão de queijo por causa do Oleo super pratico! amei

  25. Perfeito e muito gostoso…

  26. Gi disse:

    Fiz hoje e gostei. Tive que por um pingo a mais de água pq estava muito dura a massa. Ficou 10. Fiz com queijo ralado de pacotinho mesmo.

  27. Dena disse:

    Deve ser bom também pra quem não pode comer glúten…aí faz um disco maior que serve como base pra pizza. Depois de pronta na frigideira, é só colocar a cobertura e derreter no forno.

  28. Fabiane disse:

    Vou comprar os ingredientes agora e tentar fazer no fim de semana para o namorido Huuuuummmm!

  29. Rita disse:

    Pode ser feito com aquele queijo ralado de saquinho?

  30. Unknown disse:

    Tati. meninaaaaaaaaa.. tõ 'viciada' no seu blog..genteeeeeeeeeee!!
    Descobri hoje por acaso.. e não consigo me desgrudar da cozinha e do blog
    já fiz 3 receitas: Saionese verde(almoço), Sorvete tipo danoninho e essa agora de Pão de Queijo..Affffffffff.. assim vou engordarrr.. TUDO DELÍCIA E FACINHO-FACINHO DE FAZER..Só tem que 'planejar': 01(uma) receita por dia, senão não dá vontade de fazer mais NADA… e logo eu que odéio cozinhaaaaaa!!.. Minha mãe se souber vai dizer q foi a 'praga' q ela me rogou!!..hahahahahaaaaaaaaaaaaaa.. Estou AMANDOOO!!
    Muitíssimo grata Tati!!.. Vou continuar na sua 'cola' pra impressionar meus amigos e amigas!!.l. bj grandeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.. Deus te abençoe, Tati!!

  31. Ola Fiz o Pao de queijo e quer saber? Amei rs
    fiz algumas mudanças, coloquei 3 fatias de mussarela ralada grosseiramente, e coloquei 30 ml de agua a mais porque achei que tinha ficado bem firme a massa, deu bem certo os paezinhos precatinhas de queijo haha. Delicia delicia para um hora que vc esta com pressa e quer para ontem o lanche da manha ou da tarde. Obg pelas receitas flor. bjO

  32. Vou fazer, amo pão de queijo, de tudo quanto é jeito rsrsrs

  33. C Fagundes disse:

    Muito bom!!!! Fácil e rápido de fazer…

  34. Débora disse:

    Êeeeee deu certo!!

  35. Agora minha dieta foi pro ralo!!! Gente eu sou louca por pão de queijo, mas tinha parado de comprar a versão congelada pq muitas marcas ainda usam gordura hidrogenada na receita, e pra quem não sabe gordura hidrogenada = gordura trans!
    Mas essa receita é facílima e deliciosa, dá pra colocar a quantidade de queijo que mais te agradar!! AMEI!!
    Pra quem estava na dúvida sobre substituir o leite em pó pelo líquido eu fiz conforme a Tati sugeriu aí em cima, troquei a água por leite líquido em temperatura ambiente e ficou ótimo!

  36. Rafaella disse:

    adorei, fiz e super aprovei!

  37. Fatima disse:

    Muito prática! Parece um pouco com uma receita de pão de queijo de liquidificador que eu tenho…e que se coloca em forminhas. Eu amo pão de queijo de todo jeito, o único problema é que onde moro não temos o queijo de minas curado e, ou eu compro congelado ou faço esse de liquidificador. Obrigada, vou experimentar!

  38. Diva disse:

    boa noite
    estou precisando de receita de biscoito de nata tenho um potinho cheiinho desde de já obrigada

  39. Achei que ficou mt bom!!

  40. adorei receita… pratica e deliciosa!

  41. Adoro pão de queijo borrachudo 😀

  42. Ana Cris disse:

    Eu fiz! Deu tudo certo, ficou delicioso, mesmo borrachudo e frio (no dia seguinte)!
    Ana

  43. Eu disse:

    To fazendo agora… Ficou delicia demais!!! Assim como a Thassila tive que colocar mais agua, coloquei mais 50 ml ai deu certinho!!!!

  44. Tati… Fiz a receita!
    Mas não sei se fiz errado, mas com esse 100ml de água ela fica dura a massa ainda!
    Daí coloquei mais 1 xícara de água… dai ficou molinho igual panqueca.
    Daí quando sai da frigideira, ta crocantinho delicia, e depois… quando esfria ele fica MUITO borracha! daí… fiquei na duvida! rs do que é que eu fiz de errado!
    mas mesmo assim todo mundo aprovou! só gostaria de acertar mais na proxima vez!

    • Depende do tamanho da xícara de chá que vc usou. Mas vc fez ccerto, colocou mais água. Borrachudo fica mesmo, até o pão de queijo tradicional fica.
      Bjs

    • Então usei xícara medidora normal!
      a textura é de panqueca então mesmo né?
      Pra mim deu o dobro de água pra ficar molinho.
      Então… mas achei que fica um pouco mais borrachudo que o normal… tem que ir fazendo e comendo igual tapioca! rs

  45. Cap. Ahab disse:

    Sensacional essa receita… pão de queijo que lembra uma panqueca? é lógico que tive que testar.. ficou show! valeu pela receita, beijos!

  46. Unknown disse:

    Oi! Fiz! E deu certo! Maridão aprovou! Como tbm não tinha leite em pó, coloquei uns 90ml de água e uns 10ml de leite. Deu super certo! Ótimo pra fazer quando você que comer alguma coisa e não sabe o que!

    Beijos!

  47. Pati disse:

    Tati, não ficou borrachudo não??
    beijos
    Pati

  48. Ana Claudia disse:

    Ideia super original.
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

  49. Que interessane…e a cara está ótima,pretendo fazer. Bjs Trícia.

  50. Ana Paula disse:

    ahh, vi uma receita dessa essa semana e fiquei pensando se fazia ou não… agora você me convenceu! rsrs
    Bjos!

  51. Vi receita no programa Mulheres, da TV Gazeta. É mega fácil e parece deliciosa!

  52. Mafaldinha disse:

    Ficou com aspeto delicioso, com uma manteiguinha dentro deve ser de comer e chorar por mais. boa dica de pequeno almoço para domingo.. bjooo

  53. Patrícia disse:

    sou chefe escoteira, e a gente faz essa receita, leva os pós misturados prontos em um saquinho, e no acampamento adiciona o ovo e a água. Fica muito bom!!!!

  54. Ana Cris disse:

    Fala sério… Vou fazer JÁ!!!

  55. Addicted disse:

    Adorei a receita 🙂
    beijinhos e bom fim de semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

  56. Oi Tati, tudo bem?
    Adorei a receita.
    Sera que posso trocar o polvilho azedo pelo doce?
    Bjos.

  57. Carol Costa disse:

    Como boa mineira que sou, amo pão de queijo… Mas meu forno é muito ruim e nunca cresce… Vou tentar fazer esse!
    Menina, seu blog é tudo de bom! Já fiz algumas receitas e todas foram aprovadas!

  58. senarose disse:

    Huuum, que ótima variação, vou experimentar.

  59. o leite em pó não pode ser substituído pelo leite mesmo e diminuído um pouco a quantidade de água?

  60. Cris Yazbek disse:

    Tati… sem óleo nem manteiga, nadica nessa massa?

  61. Lara disse:

    Tati, tem alguma outra coisa pra substituir o leite em pó?

  62. Que diferente… gostei…