Palitinhos de Chocolate

Já aviso que não importa quantos palitinhos você faça, não vai sobrar nem cheiro, porque é MUITO bom!!! Inclusive essa massinha, que eu fui adaptando de outras receitas aqui do blog, é perfeita para fazer biscoitinhos de qualquer formato. Para quem não pode consumir açúcar, basta usar aquele adoçante em pó para uso culinário na mesma proporção do açúcar que dá certinho (já testei) e tb dá para usar chocolate diet.

Eu fiz uma receita pequena, que renderam cerca de 40 palitinhos de 6 centímetros de comprimento. Se quiser fazer palitos maiores ou quantidade maior pode dobrar a receita.

Para a massa misture:

  • 50g de manteiga sem sal gelada (1/4 de tablete). Tire da geladeira por 15 minutos antes de usar.
  • 120g de farinha (cerca de 1 xícara).
  • 2 colheres (sopa) cheias de amido de milho (Maizena).
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha.
  • 1/4 xícara de açúcar.
  • 1 pitada de sal.

Misture tudo com as mãos até virar uma farofa, mesmo que a manteiga esteja gelada o calor das mãos vai fazer com que ela derreta e se misture aos outros ingredientes. Se necessário vá acrescentando água até desgrudar das mãos (usei só 1 colher, mas se precisar coloque mais).


Massa pronta é hora de modelar. Para isso retire um pedaços da massa, faça cobrinhas e corte no tamanho desejado. É importante que os palitinhos sejam finos, da espessura de um lápis, porque no forno eles vão dar uma “engordadinha”.Coloque em uma assadeira (não precisa untar), usei papel manteiga, mas nem precisa.Dica: sempre que for assar biscoitinhos o ideal é uma assadeira rasa, para o calor circular melhor, se você não tiver, pode usar a assadeira com a boca para baixo e usar o fundo dela para assar, como eu fiz.

Leve ao forno preaquecido em 200º e preste MUITa atenção, a cada 3 minutinhos dê uma espiadinha, pode abrir o forno que não vai estragar nada, quando o fundo dos biscoitinhos estiverem dourados, retire do forno e deixe esfriar. O ponto de sair do forno é esse:

Depois de frio, banhe no chocolate e leve para gelar. Eu usei um chocolate hidrogenado que seca rápido, até fora da geladeira, mas se você tiver experiência em trabalhar com chocolate, faça com o tradicional ao leite ou meio amargo que fica mais gostoso.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes