<

Hamburger de Soja

Eu não sou profunda conhecedora da proteína de soja, mas pesquisei em muitos blogs e sites de culinária / gastronomia e algumas experiências deram certo, então vou passando aos poucos as receitas para vocês.

Com a proteína texturizada de soja fina (tem aquela que parece uns cubos de carne e uma menor que é a fina) a gente consegue fazer a maioria das receitas que levam carne moída e dá para se chegar a um sabor muito próximo dela. 
Então vamos começar com o básico: carninha moída refogada.


Ingredientes:
– 1 xícara de proteína texturizada de soja (fina) hidratada como já expliquei  AQUI
– 1 tomate sem semente picado
– 1/2 cebola (pequena) picada
– 1 dente grande de alho picado
– 2 colheres (sopa) de salsinha picada
– 5 azeitonas verdes picadas (opcional, mas eu adoro)
– 4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
– 4 colheres (sopa) de água
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1/2 envelope de caldo de carne em pó
– Pimenta do reino
– sal (se achar necessário)

Refogue a cebola no azeite até ficar transparente, some o alho e antes que ele fique dourado junte o tomate e as azeitonas. Acrescente a proteína de soja e misture bem. Regue com o shoyu e polvilhe o caldo de carne. Junte as 4 colheres (sopa) de água, misture bem e tampe a panela por 2 minutos (fogo baixo).
Polvilhe a pimenta do reino e a salsinha picada e se achar necessário corrija o sal.

Essa receita é base para qualquer outra que use carne moída, por exemplo para o molho a bolonhesa, eu sugiro juntar 2 xícaras de molho de tomate (quando não faço molho de tomates frescos eu uso aquele Pomarola 100% natural de sachê. Para esta quantidade, junte 1 sachê).

Para o hamburger espere a carne esfriar e junte 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 ovo pequeno.  O ideal é colocar tudo no processador e fazer uma massa bem homogênea, mas eu não faço porque assim fica com mais cara de hamburger. Somente misturo, mas antes que vocês digam “fiz o hamburger e despedaçou todo na hora de fritar” prestem atenção na dica:

Pegue uma frigideira antiaderente e unte com azeite ou óleo. Modele os hamburgeres na própria frigideira, leve para o fogo e espere criar uma casquinha. Vire com ajuda e uma espátula e mantenha em fogo bem baixo com a frigideira tampada. Se você for rebelde e não fizer exatamente assim vai virar farofa de hamburguer ok?

Não aconselho a congelar essa massa, já fiz e não ficou legal. Como rende apenas 6 hamburgeres guarde a “massa” na geladeira em pote fechado que dura 3 dias.
Eu achei delicioso! Com um queijinho derretido e uma rodela de tomate é só correr pro abraço!

33 comentários abaixo sobre Hamburger de Soja

  • Avatar marina disse:

    fiz hoje, ficaram perfeitos!!! <3

  • Avatar Juliana disse:

    Alguém sabe se dá pra fazer de tabuleiro, como as vezes se faz com a massa de hambúrguer ou almôndega feito com carne? Abs

  • Avatar Nath Elyza disse:

    Ficou uma delícia! Adorei as dicas, principalmente a do final, ele não esfarelou. Tem que ter bastante cuidado pq a massa antes de grelhar fica bem molinha, mas depois de grelhar fica ótima! Obrigada por compartilhar sua experiência, amei a receita.

  • Avatar Daiane disse:

    Parecem bem apetitosos!
    Sempre faço hambúrguer de cenoura e para dar ficar bem certinho sem quebrar. Eu moldo eles,coloco em uma travessa e deixo na geladeira até firmar por 10 minutos + – e depois frito normalmente.
    Vou fazer assim quando fizer.
    Obrigado pela receita!

  • Avatar Raphael Arkhangels disse:

    um monte de mimimi no post, mas não vi em nenhum ponto da matéria ela dizendo que seria hambúrguer vegetariano, ela apenas disse que seria uma receita com soja. Parabéns pela receita, muito boa, continuem assim.

  • Avatar Osama disse:

    Caldo de carne?
    WTF?
    Não sei se você sabe, mas, conforme as pessoas já comentaram, normalmente, quem come PVT são pessoas vegetarianas e vegetarianos não comem carne, nem mesmo caldo de carne.
    Eu adoro e faço vários outros pratos de PVT, mas essa de caldo de carne não combina.
    Mas, apesar disso, foi a melhor receita de hambúrguer de PVT que encontrei até agora. As demais parecem “furadas”.

    • Avatar Sara brandao disse:

      E qurm diase q é receita vegetariana, é sim uma receita de soja e ponto.
      Predte mais atencao!!!

  • Avatar jhlj disse:

    TOMARA que ng sirva essa receita ao pé da letra prum vegetariano! Eu iria ficar mto brava se me dessem um hambúrguer de soja com caldo de carne.

  • Avatar Duh Urie disse:

    OBAA SOJA!
    Eu sou realmente uma fã da culinária vegetariana, até poque no centro de sorocaba, pra mim, os melhores restaurantes são os vegetarianos, afinal eles sabem trabalhar muito bem com os temperos e, além disso, não tive que desembolsar uma fortuna por uma bela refeição.
    Não sei se você já foi ao restaurante vegetariano da rua da penha (tem dois), eu os recomendo meesmo, experimente que não irá se arrepender.
    Beijos.

  • Ficou ótimo, Tati! Ainda mais que não fui rebelde e fiz IGUALZINHO vc disse! rsrs Valeu!

  • Avatar Gabi disse:

    Conheci agora o site e tou adorando as receitas, principalmente as vegetarianas.
    Só uma dica, vegetariano não come caldo de carne em pó 🙂

  • adorei… ficou mto bom… pra ñ despedaçar eu coloquei embrulhado no plastico filme e congele, ficou mais fácil de fritar.. bjs

    • Avatar Regina disse:

      Olá,eu faço hamburguer de soja ha muitos anos, é sempre empanei,fica mais fácil é gostoso e também coloco sementes às vezes gergelim,ou chia, linhaça, castanhas trituradas etc.
      Regina

  • Avatar Diana disse:

    Olá..eu de novo! Agora vira e mexe faço esta receita. Ontem fiz novamente, mas dessa vez com caldo de costela, sem shoyu e com a soja granulada, ao invés de fina. GENTEM!!!! Ficou igualzinho a boi ralado! AMAZING! AMAZING! AMAZING! Vou enganar a família toda! Ninguém saberá que não é carne!!! KKKKKKKKKKKK

  • Avatar Diana disse:

    Como não posso e não quero comer carne, resolvi fazer sua receita. Deu super certo, ficou hiper gostoso (comi mais do que devia, rsrs). Acrescentei à receita ervilha em lata e pimentão amarelo picado, e coloquei um cubo do caldo de carne, ao invés da metade. Agora vou tentar fazer o hambúrguer, que no mercado tá pela hora da morte de tão caro! Bjs!

  • Avatar Dani disse:

    Tati,

    Sou vegetariana, e uso PVT como coringa… rsrs! Vendo o comentário da Maura, lembrei de dizer: eu faço os hambúrgueres usando sempre farinha de rosca. Além de dar liga melhor, fica mais gostoso, na minha opinião. Não dá interferência da farinha de trigo, sabe? Essa seria mais uma opção ao biscoito triturado de q ela falou…

    Um beijo!

  • Dani, não sei dizer porque meu grill foi doado por falta de uso e não testei.
    Mas é bem delicado viu…sei não…
    Bjs

  • Avatar Dani Coelho disse:

    Tati, dá p/ fazer esses hambugueres no grill? Ou só na frigideira?
    Beijos!

  • Avatar Chris Ribeiro disse:

    Humm, adoro!
    Toda semana aqui em casa, promovo a segunda-feira sem carne, então a proteína de soja é figurinha fácil no menu.
    Aguardo ansiosa por suas maravilhosas receitas.
    O hambúrguer já tá na lista pra próxima segunda!Rs
    Obrigada!
    Beijos

  • Tati vou fazer depois te conto!

  • Avatar Vicentina disse:

    Ficaram muito lindos, e são mesmo uma delícia.
    Bjs

  • Avatar Nane Cabral disse:

    Tati, adoro hambúrguer de soja, muitas vezes já compro pronto congelado, hj achamos nos supermercados, mas fazer tb é ótimo, pq podemos acrescentar os nossos temperos preferidos. Bjos, Nane http://www.vovoqueensinou.blogspot.com

  • Avatar Dani Coelho disse:

    Adorei a receita… Vou fazer.
    Fiz esse fim de semana almondega de soja, ficou gostosa, mas senti que faltou algo.
    Beijos!

  • Esqueçendo o nome e doque é feito, tem uma cara bem boa, vou tentar!!!
    Bj

  • Avatar Fla disse:

    Ai que delícia Tati.
    Eu sou super adepta da proteína de soja, adoro!
    Beijos

  • Avatar Beta disse:

    Tati, vou testar qualquer dia! Nos lugares que comi, não estava bom ai fiquei traumatizada! rs bjs

  • Maura vou tentar da próxima vez porque o sabor desse hamburger é ótimo, mas é realmente delicado, difícil de dar liga!
    Boa dica! Se vc fizer e der certo me avisa!
    Bjs

  • Tati eu costumo fazer essa carne de soja, apesar de só eu gostar por aqui, quero testar novas receitas prá levar prá família, eu pergunto será que com bolachas de água e sal triturada não daria mais liga, porque depois que aprendi a fazer umas almôndegas do Jamie Oliver desse jeito meus bolinhos de carne ficaram mais fáceis de modelar, mas com a carne de soja não sei, o que vc acha?? bjs
    Maura

  • Adoro soja! O marido também come desde a infância então em casa ela sempre aparece no cardápio. Mas é isso mesmo q vc disse, a pst é quase igual a carne moída, dá pra fazer praticamente todas as receitas com ela.
    Seu hambúrguer ficou muito apetitoso!
    Beijos

  • Avatar Dani Hoffmam disse:

    Eu não sou fã de soja, mas esse hamburguer ficou com uma cara tão boa que me deu vontadw de comer!

    bjs
    Dani
    http://kitutando.blogspot.com/

  • Deve ficar muito bom esse hamburguer, como eu não gosto muito de soja é uma ótima maneira de consumir ele né! Adorei a receita Tati, um grande beijo kilida!

  • Avatar Anônimo disse:

    Tati, é o hamburger de soja mais parecido com o original que eu já vi. Obrigada pela receita.
    Laura

  • hum que delicia ..amo essa carninha de soja e essa sua dica é tudo de bom obrigado por compartilhar
    bjus