in ,

Laranjinha Kinkan em Calda

Para quem não conhece essa variedade de laranja, ela é bem miudinha, cerca de 5 cm de diâmetro. Acho um pouco amarga para consumir como fruta (tem que ame), mas na forma de compota, geleia ou em calda fica muito boa. Essa receita é tradicional na casa da minha mãe porque ela tem um pé na casa dela.

Para esta receita, lave bem 2 kg de laranjinhas, em seguida corte-as ao meio e retire as sementes (mantenha a casca). Leve ao fogo com 1 kg de açúcar refinado (pode ser cristal também) e 1 litro de água. Tampe e deixe ferver. Quando levantar fervura abaixe o fogo e mantenha tampada, abrindo de vez em quando para mexer. Se secar demais a água, vá pingando aos poucos, pois o ideal é formar uma calda. Fica pronta em cerca de 40 minutos.

A calda deve engrossar e as laranjinhas quando cozidas vão ficando meio transparentes. A melhor maneira de saber se está no ponto é provando. Se a laranja estiver macia pode desligar o fogo.O ideal é usar uma panela funda e manter tampada para cozinhar mais rápido e não evaporar tanto a água. Fica um doce lindo e perfumado!

Boa semana para vocês, porque a minha vai ser uma correria sem fim!!!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

23 Comments

Ovo “Frito” sem Óleo

Portal Super Culinária