in , ,

Aprenda a fazer um saboroso strogonoff de frango fácil e rápido

Aprenda a fazer um saboroso strogonoff de frango fácil e rápido

O strogonoff de frango é um prato que ganhou o paladar das pessoas ao redor do mundo. Sua combinação de frango macio, molho cremoso e temperos torna-o uma escolha clássica para as refeições caseiras, bem como as festivas. Leia mais sobre essa iguaria a seguir.

Qual é a origem do strogonoff de frango?

A origem do strogonoff de frango é um tópico de debate e controvérsia na culinária, pois há várias histórias e versões sobre de onde ele veio. 

Algumas pessoas acreditam que o prato tenha sido criado no século XIX na Rússia e seu nome, aliás, deriva de “Stroganov”, uma família nobre russa. Lá, ele era feito com carne bovina, cogumelos, creme de leite e, por fim, servido com arroz soltinho ou batatas.

Strogonoff de Frango: aprenda a preparar
O strogonoff de frango é uma iguaria russo-brasileira. Imagem de chandlervid85 no Freepik

A versão de frango, por outro lado, é uma adaptação que se tornou popular no Brasil. Essa combinação comum no país, de fato, foi introduzida e adaptada ao paladar brasileiro.

Além disso, é uma iguaria consumida em muitos outros países, cada um com suas próprias variações. De modo geral, então, é uma manifestação das influências internacionais na culinária brasileira.

Qual é a receita básica para fazer um strogonoff de frango?

A receita básica de strogonoff de frango conta com peito de frango e creme de leite, itens que você acha facilmente nos mercados, uma vez que se trata de um prato simples. Enquanto o modo de preparo, exige uma certa destreza, mas também não é difícil. 

Confira a seguir os materiais que você vai precisar para preparar essa saborosa iguaria e como preparar o prato para aquele almoço em família.

Ingredientes

Os ingredientes para o preparo da receita de strogonoff podem variar conforme os gostos de quem cozinha. No entanto, os mais comuns são:

  • 500g de peito de frango, cortado em tiras ou cubos;
  • 1 cebola média, picada;
  • 2 dentes de alho, picados;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 colher de sopa de óleo de cozinha;
  • 1 lata de creme de leite (300g);
  • 2 colheres de sopa de ketchup;
  • 1 colher de sopa de mostarda;
  • 100g de cogumelos (opcional);
  • sal e pimenta a gosto.
Aprenda a fazer um saboroso strogonoff de frango fácil e rápido
O Strogonoff de Frango não exige ingredientes difíceis. Imagem de senivpetro no Freepik.

Modo de preparo

Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e metade da manteiga em fogo médio. Depois, adicione a cebola picada e o alho, refogue até que fiquem dourados. Ponha o frango e, assim, cozinhe até que esteja completamente cozido. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Caso use cogumelos, ponha-os para cozinhar por mais alguns minutos. Em seguida, bote o ketchup e a mostarda à mistura de frango, mexa bem. Abaixe o fogo e jogue o creme de leite, enquanto mexe suavemente até que a mistura fique bem encorpada.

Cozinhe por mais alguns minutos em fogo baixo, mas evite ferver para não talhar o creme de leite. Por fim, inclua o restante da manteiga para dar um toque de cremosidade extra.

Aprenda a fazer um saboroso strogonoff de frango fácil e rápido
O Strogonoff de Frango é um ótimo prato para o almoço em família. Imagem de Drazen Zigic no Freepik.

Como cortar o frango para o strogonoff?

Para fazer o strogonoff, corte o peito de frango em tiras finas ou cubos pequenos, pois, assim, pode cozinhar de maneira uniforme e tornar o prato mais agradável de comer.

Como servir o strogonoff de frango?

Para servir o strogonoff de frango, coloque-o em um prato e sirva imediatamente. Na maioria das vezes, acompanha arroz branco, mas também pode ser servido com batata palha, massa ou pão. Decore com salsinha picada para um toque de cor e frescor.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 5 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

7 Comments

batata gratinada

Batata Gratinada aos Três Queijos

Como fazer bolo de lata de milho no liquidificador?

Como fazer bolo de lata de milho no liquidificador?