in

Todo mundo ama Arroz

arroz soltinho

Ei, pessoal! Vamos falar sobre uma paixão nacional aqui no Brasil: o arroz soltinho nosso de cada dia! Isso mesmo, parece que não conseguimos viver sem ele. Seja no almoço, no jantar, no churrasco ou até mesmo no café da manhã, o arroz está sempre presente na mesa dos brasileiros.

Mas qual é a história por trás dessa obsessão pelo arroz? Bem, a verdade é que o arroz é um alimento versátil e barato, que pode ser combinado com praticamente tudo. Ele é a base para diversos pratos brasileiros, como o famoso arroz com feijão, o arroz carreteiro, o arroz de pato e muitos outros.

Além disso, o arroz é um alimento que nos acompanha desde criança, afinal quem nunca comeu um bolinho de arroz quando era criança, né? Ou um arroz doce no São João? E para os adultos, um sushi ou um carreteiro, afinal é certo que todos amamos arroz.

Mas não é só isso, o arroz também é um alimento nutritivo e saudável. Ele é rico em carboidratos, que nos dão energia para o dia a dia, e em fibras, que ajudam a regular o intestino, além do que o arroz é uma ótima fonte de vitaminas e minerais, como a vitamina B1 e o ferro.

Fazer arroz é uma tarefa simples, mas que exige alguns cuidados para que o resultado fique perfeito. Aqui está uma receita básica para fazer arroz branco soltinho:

Vamos aprender a fazer um arroz soltinho?

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Lave o arroz em água corrente até que a água saia transparente. Isso ajuda a remover o excesso de amido e evita que o arroz fique empapado. Tem gente que acha essa etapa importante, tem gente que não acha, eu penso que o processo de lavagem ajuda a eliminar possíveis impurezas que possam estar presentes no arroz, como poeira ou insetos, mas confesso que nunca lavo.
  2. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e adicione o arroz. Refogue então por alguns minutos até que o arroz comece a dourar.
  3. Adicione a água quente e o sal. Misture bem e deixe a água ferver.
  4. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 18 a 20 minutos, ou então, até que a água tenha secado completamente.
  5. Desligue o fogo e deixe o arroz descansar por mais 5 minutos mas com a panela tampada.
  6. Abra a panela e solte o arroz com um garfo. Está pronto!

Dica: se quiser um arroz mais saboroso, você pode adicionar temperos como cebola, alho, tomate ou pimentão no momento do refogado, mas se preferir um arroz mais soltinho, adicione um pouco mais de água e reduza o tempo de cozimento.

Sugestões

Mas no fim das contas, não importa se você é do Sul, do Norte, do Nordeste ou do Centro-Oeste, o arroz é uma paixão nacional que une todos os brasileiros. Então, se você ainda não experimentou um bom arroz com feijão ou um arroz carreteiro, está na hora de se render a essa delícia e entender por que o arroz é um dos alimentos mais amados do Brasil.

Vou deixar aqui então o meu vídeo sobre arroz integral com todas as dicas e truques e claro, sobre uma das minhas sobremesas favoritas, o arroz doce, e para quem esta precisando fazer no Micro-ondas, vai a dica.

Se você gostou deste post, deixe seu comentário contando como você faz e quais receitas a sua família mais gosta, se fizer e publicar nas redes sociais não deixe de me marcar e volte sempre que por aqui a novidade é diária, mas é para voltar hein? Beijocas

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

cheesecake

Como Fazer CheeseCake

tipos de macarrão

Tipos de macarrão e suas diferenças