Eu nunca tinha feito quebra-queixo na vida. Não sei se esse é um doce comum em todas as regiões do Brasil, mas no interior de São Paulo, pelo menos quando eu era criança, ele era muito encontrado, hoje não vejo com tanta frequência.
O meu tem algumas peculiaridades, a primeira é que fiz tudo intuitivamente, então coloquei pouco açúcar e muito coco, o que pro meu gosto foi mais um acerto do que um erro, mas se você gostar dele mais puxa-puxa coloque mais açúcar.
Primeiro leve ao fogo o açúcar, a água e o suco de limão e deixe formar uma calda dourada, mas não muito escura, só dourada mesmo. Usei 12 colheres de açúcar, 40ml de água e 2 colheres (sopa) de suco de limão. Deixe chegar neste ponto:
Em seguida adicione o coco ralado. Usei coco fresco, mais ou menos 1 xícara e 1/2 (aproximadamente a metade de um coco). O coco vai soltar um pouco de água, mantenha em fogo baixo, deixe ferver bastante. Agora você deve deixar no fogo até ficar com essa cor característica de quebra-queixo que é um laranja quase marrom, mas cuidado, se o açúcar queimar fica amargo. Por isso é importante usar uma panela de fundo grosso.
Quando chegar na cor laranja você adiciona mais 40ml de água em temperatura ambiente. Ele vai desgrudar do fundo e é essa água que vai fazer ele ficar puxa-puxa quando seca, senão ficaria duro igual um vidro. Mantenha mais uns minutinhos no fogo até a água secar.
Espalhe manteiga ou margarina em um recipiente, coloque o quebra-queixo, deixe esfriar fora da geladeira e depois é só ir cortando os pedacinhos. Pense num doce maravilhoso!!!
13 Comments