Focaccia

Focaccia com Alecrim e Sal Grosso

Focaccia é um pão rústico Italiano que pode ser servido na versão clássica, como esta que eu preparei ou com cobertura, tipo uma pizza com molho, queijo, etc.
Esse mais simples aqui em casa gostamos de consumir como aperitivo, molhando no azeite, ou fatiar e servir com patês e pastinhas, é muito gostoso. Bora colocar a mão na massa meu povo?

Ingredientes:
140ml de água
1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo para pães (granulado)
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1/4 xícara (chá) de azeite para a massa e mais um fio para regar por cima.
250g de farinha de trigo.

* Rende um pão pequeno, o refratário onde foi assado tem 24cm X 18cm, se preferir pode dobrar a receita.

Primeiro misture o açúcar, o fermento a água morna e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (que vc retira da quantidade total indicada). Deixe descansar por 10 minutos.

Agora junte o azeite e o sal e vá adicionando a farinha aos poucos. O ponto correto da massa é levemente pegajosa. Deixe a massa crescer coberta com um pano por 20 minutos, mas se onde vc mora não estiver quente o suficiente esse tempo pode dobrar.

Unte a forma com azeite, ajeite a massa no fundo e deixe descansar novamente por 15 minutos. Faça furinhos usando a ponta dos dedos, espete um raminho de alecrim em cada orifício, salpique sal grosso e regue com azeite. Leve ao forno preaquecido em 200º por aproximadamente 35 minutos, ou até dourar a superfície.

Se você quiser ver o ponto correto da massa, a aparência quando sai do forno, a textura por dentro, e minimizar as chances de erro é só apertar o play que o vídeo é rapidinho: